SóProvas


ID
3772345
Banca
Quadrix
Órgão
COREN - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O  ministro  da  Ciência  e  Tecnologia,  Marcos  Pontes,  afirmou, no dia 28 de março de 2019, que o acordo do Brasil  com os Estados Unidos sobre a base militar de Alcântara (MA)  não ameaça a soberania nacional.  

Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Tomando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

Comunidades quilombolas que residem em áreas próximas a Alcântara mostraram‐se, desde o princípio, favoráveis ao acordo com os Estados Unidos e à necessária expansão da área a ser utilizada pelo Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Alternativas
Comentários
  • GAB: ERRADO

  • Comunidades quilombolas que residem em áreas próximas a Alcântara mostraram‐se preocupada com a presença do americanos na regiao fonte :G1

  • Comunidades quilombolas que residem em áreas próximas a Alcântara mostraram‐se preocupada com a presença dos americanos na região. Fonte: G1

  • Embora não seja muito conhecido, até porque pouco divulgado, na região de Alcântara, no Maranhão, há mais de 150 comunidades quilombolas. E, desde 1983, quando foi instalada na região a base aérea de Alcântara, muitas famílias veem ameaçadas a sua posse de terras e suas casas. 
    À época da construção, sob o argumento de garantir a segurança das pessoas durante o lançamento de foguetes, 312 famílias foram remanejadas de seus territórios tradicionais. Era vigente o governo autoritário do general João Baptista Figueiredo, último presidente da Ditadura Militar brasileira — de 1964 a 1985 . Nenhuma indenização foi dada a essas comunidades. 
    A assinatura do acordo com os EUA para utilização da base para lançamento de foguetes em muito preocupa as comunidades . A cessão aos EUA gera um cenário de incertezas.
    A agente de saúde Luzia Silva Diniz , de 64 anos, é da comunidade quilombola de Marudá, uma das desapropriadas na década de 1980. Ela se define como “filha legítima da área que desapropriaram" e, conclui: “acho que se eles [Estados Unidos] invadirem aqui Alcântara, e tomarem posse, nós vamos viver uma situação, talvez pior, do que a que a gente já viveu" (Mayara Paixão. Brasil de Fato- uma visão popular do Brasil e do Mundo . 19/03/2019) 
    Pelo acima exposto é possível concluir que a afirmativa está incorreta. 

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • esse centro espacial mais parece com um novo elefante branco elencado pelo governo.