-
Primeiramente, não se frustre por não ter acertado esse tipo de questão, caso você tenha errado. A Quadrix é uma banca subjetiva, nunca sabemos o que ela quer na questão, então se você, como eu, estuda para outras bancas, como por exemplo, Vunesp, se errou não fique ''batendo sorvete na testa'', pois isso não quer dizer que você não sabe o conteúdo de lógica. Tentei resolver porque sou teimosa, mas nem sei se a resolução é essa kkk.
❌Gabarito(E)
x ϵ A → x ϵ C⋂D
Supondo que x seja igual a 1:
Se 1 pertence ao conjunto A então 1 pertence a interseção de C e D.
A = { 1,.....}
C = { 1,.....}
D = { 1,....}
x ϵ B → x ϵ C⋃D
Se 1 pertence ao conjunto B então 1 pertence a união(junção dos elementos) de C e D.
B = { 1,...}
C = { 1,.....}
D = { 1,....}
C U D = { 1,........}
_____________
Julgando a assertiva:
Se B está contido em A, então C está contido em D.
Julguei como errada pois não sabemos a quantidade de elementos de cada conjunto, então não posso afirmar que o conjunto B está contido em A, nem C estar contido em D. Poderia afirmar que B contém elemento de A, pois 1 está presente em A e em B, e poderia afirmar que C contém elemento de D, no caso, o 1 também.
-
Bom, sabemos que se C e D estiverem unidos, logo o que seria a suposta interseção C⋂D também estaria dentro do grupo C⋃D. O que não sabemos é se C é maior que D ou vice-versa. Logo não podemos afirmar que um está contido em outro.
Exemplo:
C: (1, 2, 3, 4, 5, X, ...)
D: (1, 5, X, ...)
A: (X, 5, 6, ...)
B: (X, 5, ...)
C⋂D = (5, X, ...)
C⋃D = (1, 2, 3, 4, 5, X, ...)
Percebam que C⋂D pertence a C⋃D, todavia não sabemos quantos elementos há em cada grupo, portanto não podemos afirmar que Se B está contido em A, então C está contido em D.
Caso façamos uma representação gráfica do grupo C⋂D contido em C⋃D, ela ficaria parecida com o "olho de sauron" em o senhor dos anéis, pois a união do grupo C com o grupo D formaria um novo grupo mais amplo, abrangendo inclusive os elementos representantes de suas interseções.
Gab. Errado
-
-
Complementando, também podemos fazer pelo conectivo lógico.
Se B está contido em A (V) , então C está contido em D (F)
V -> F = F
-
errado porque não há como garantir que é o C que está contido em D. Pode ser o contrário ( o D contido em C)
-
http://sketchtoy.com/69989515