SóProvas


ID
3772696
Banca
Quadrix
Órgão
COREN - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo Jair Bolsonaro leiloou hoje, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), doze aeroportos, divididos em três regiões: Nordeste; Centro‐Oeste; e Sudeste. No total, a concessão dos terminais por trinta anos arrecadou R$ 2,377 bilhões em outorgas para os cofres públicos. Foi o primeiro leilão da gestão Bolsonaro.

Internet: <https://economia.uol.com.br>  (com adaptações).


A respeito do assunto em tela e de temas correlatos, julgue o item.

Na região Nordeste, o governo federal promoveu a concessão de aeroportos em capitais e cidades do interior.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A segunda e a terceira rodada de concessões de aeroportos no Brasil previam a participação da Infraero. A partir da quarta, os investimentos foram 100% alocados ao capital privado. No último edital, a opção foi por conceder aeroportos em blocos, de forma que o grupo que arrematasse um grande aeroporto também ficaria responsável pela administração de outros pequenos terminais, normalmente de cidades do interior.

    FONTE: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/deu-certo/aeroportos-concedidos-atendem-melhor-os-passageiros/

  • No Brasil, o atual governo federal leiloou na Bolsa de Valores de São Paulo, 12 aeroportos, divididos em três regiões. . A intenção da presidente da Infraero, Martha Seiller, é leiloar todos os aeroportos grandes e lucrativos, e continuar na gestão de aeroportos regionais até se tornarem rentáveis. Assim como o governo havia previsto, houve grande interesse de empresas estrangeiras no leilão de privatização de aeroportos, que foram organizados em blocos. 
    Esta forma de leilão – em bloco – permite que aeroportos menos lucrativos também sejam privatizados. Cada bloco engloba aeroportos de grande movimentação e possibilidade de grandes lucros e aqueles que são menores e, mais interioranos. No bloco Nordeste, por exemplo, foram privatizados os aeroportos de Campina Grande e Juazeiro do Norte, ao lado daqueles das capitais Aracaju, Recife, Maceió e João Pessoa. 
    As informações para a correta resposta são de fácil acesso na mídia digital e impressa, particularmente aquela dedicada a assuntos relacionados direta ou indiretamente com economia. Especial destaque deve ser dado à publicação Valor Econômico.
    Pelo exposto é possível entender que a afirmativa está correta 
    RESPOSTA: CERTO
  • No Brasil, o atual governo federal leiloou na Bolsa de Valores de São Paulo, 12 aeroportos, divididos em três regiões. . A intenção da presidente da Infraero, Martha Seiller, é leiloar todos os aeroportos grandes e lucrativos, e continuar na gestão de aeroportos regionais até se tornarem rentáveis. 
    Assim como o governo havia previsto, houve grande interesse de empresas estrangeiras no leilão de privatização de aeroportos, que foram organizados em blocos. Esta forma de leilão – em bloco – permite que aeroportos menos lucrativos também sejam privatizados. Cada bloco engloba aeroportos de grande movimentação e possibilidade de grandes lucros e aqueles que são menores e, mais interioranos.
    No bloco Nordeste, por exemplo, foram privatizados os aeroportos de Campina Grande e Juazeiro do Norte, ao lado daqueles das capitais Aracaju, Recife, Maceió e João Pessoa. As informações para a correta resposta são de fácil acesso na mídia digital e impressa, particularmente aquela dedicada a assuntos relacionados direta ou indiretamente com economia. Especial destaque deve ser dado à publicação Valor Econômico 
    Pelo exposto é possível entender que a afirmativa está correta 

    RESPOSTA: CERTO
  • O Bloco Nordeste, formado pelos aeroportos de Recife/PE, Maceió/AL, João Pessoa/PB, Aracaju/SE, Campina Grande/PB e Juazeiro do Norte/CE, foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado na B3 em 15/3/2018.

    fonte: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes/aeroportos-concedidos/bloco-nordeste#:~:text=O%20Bloco%20Nordeste%2C%20formado%20pelos,em%2015%2F3%2F2018.