-
✅ Gabarito: ERRADO
✓ Esclarecemos, à pedido da parte interessada, que o processo que se trata o presente documento foi encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento.
➥ INCORRETO. Crase usada incorretamente antes do substantivo masculino, a crase é a junção da preposição "a" + artigo definido "a" ou "as". O substantivo não é acompanhando por nenhum desses artigos, o correto é somente o uso da preposição "a" (=a pedido).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
nao teria que ter um "de que se trata" tambem na correção? ou é assim memo?
-
Também acho que além da crase tem erro no uso de "que". Será que não seria mais correto (que o processo do qual se trata)?
-
pedido é palavra masculina, logo não recebe crase.
-
Esta questão exige do candidato
conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência
oficial.
O trecho apresentado nesta
questão possui 2 erros:
- O 1º diz respeito ao emprego da crase em "à pedido". Sendo a contração mais comum a da preposição 'a' com o artigo definido
feminino 'a', nunca ocorre crase antes de um substantivo masculino. Sendo assim, a crase não pode ser empregada antes de 'pedido', por ser um substantivo
masculino e, portanto, a vogal 'a' na expressão 'a pedido' é unicamente uma preposição.
- O 2º erro é referente à ausência de preposição na construção "o
processo que se trata o presente documento". Tendo em vista que o trecho "que se trata o presente documento" é complemento do substantivo "processo", temos um caso de complemento nominal e esse deve ser introduzido obrigatoriamente por preposição.
Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Esclarecemos, a pedido da parte interessada, que o
processo de que se trata o presente documento foi
encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização
para análise e pronunciamento.
Gabarito:
ERRADO
-
Não há crase.
-
Gab.: E
Tratar -> sentido de versar/ser a razão/temática é transitivo indireto
Esclarecemos, à pedido da parte interessada (não temos crase antes de palavras masculinas, excetua quando for à moda/à maneira, ex.: Bacalhau à Gomes de Sá), que o processo que se trata (de que versa - então, temos a anteposição da preposição 'de' ao pronome 'que') o presente documento foi encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento.
-
Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.
O trecho apresentado nesta questão possui 2 erros:
- O 1º diz respeito ao emprego da crase em "à pedido". Sendo a contração mais comum a da preposição 'a' com o artigo definido feminino 'a', nunca ocorre crase antes de um substantivo masculino. Sendo assim, a crase não pode ser empregada antes de 'pedido', por ser um substantivo masculino e, portanto, a vogal 'a' na expressão 'a pedido' é unicamente uma preposição.
- O 2º erro é referente à ausência de preposição na construção "o processo que se trata o presente documento". Tendo em vista que o trecho "que se trata o presente documento" é complemento do substantivo "processo", temos um caso de complemento nominal e esse deve ser introduzido obrigatoriamente por preposição.
Diante do exposto, o texto estaria correto se redigido assim: Esclarecemos, a pedido da parte interessada, que o processo de que se trata o presente documento foi encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento.
Gabarito: ERRADO
-
O PEDIDO = PALAVRA MASCULINA NAO VAI CRASE. A PEDIDO.
que o processo de que se trata (quem trata trata DE - OBJETO INDIRETO EXIGINDO ASSIM A PREPOSIÇÃO (DE)
QUE O PROCESSO DE QUE SE TRATA. PREPOSICAO ANTEPONDO O PRONOME RELATIVO QUE.
Preposição antes de pronome relativo
Qual frase está correta?
1) Levei as flores que ela gosta.
2) Levei as flores de que ela gosta
Resposta: Levei as flores de que ela gosta
Quando há pronome relativo, observa-se o verbo à direita e verifica-se se este exige preposição. Se sim, coloca-se a preposição antes do pronome relativo
-
Se você passou da palavra PEDIDO, pule do barco pra ver o assunto crase.
-
Nem passei da crase.
-
No trecho: "que o processo que se trata o presente documento", também temos uma correção a ser feita, veja abaixo:
O substantivo "processo", exige complemento nominal que deve ser introduzido obrigatoriamente por preposição (de).
Portanto, temos como expressão redigida corretamente, assim: Esclarecemos, a pedido da parte interessada,
que o processo de que se trata o presente documento foi encaminhado para a Comissão de
Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento.
-
a crase está bem louca ali kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Esclarecemos, à pedido da parte interessada, que o processo que se trata o presente documento foi encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento. Resposta: Errado.
Devemos analisar o contexto da questão, principalmente, as vírgulas empregadas... Crase é a fusão da preposição "a" + artigo definido "a". Percebam que entre vírgulas não há termo regente que exija a preposição "a"! Logo, não podemos aplicar a crase na oração.
-
MInha opinião sobre a questão:
... que o processo de que se trata o presente documento foi encaminhado...
o que é pronome relativo, o sujeito da oração é o presente documento, o verbo tratar com sentido de versar sobre exige a preposição de, então a frase logo seria o presente documento trata do processo. Acredito que esse se nem deveria estar aí.
... que o processo de que trata o presente documento foi encaminhado...
-
Gabarito Errado
"Esclarecemos, à pedido da parte interessada, que o processo que se trata o presente documento foi encaminhado para a Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento."
- Nunca ocorre crase antes de um substantivo masculino (no caso, a palavra "pedido");
- "o processo que se trata o presente documento" → o trecho "que se trata o presente documento" é complemento do substantivo "processo", temos um caso de complemento nominal e deve ser introduzido obrigatoriamente por preposição. Logo, o correto seria: "o processo de que se trata o presente documento"
-
Esclarecemos, a pedido da parte interessada, que o processo que se trata o presente documento foi encaminhado à Comissão de Controle e Fiscalização para análise e pronunciamento.