SóProvas


ID
3774130
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Miguel Arcanjo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta em relação às condições e procedimentos para a renúncia de receitas.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a renúncia de receitas.

    Seção II

    Da Renúncia de Receita

    Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:      

    I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias;

    II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

  • Questão mal formulada!

  • Usem a lógica, vieram nas alternativas o texto"deve atender ao disposto ..." e a proxima palavra não está correta, já risca e vai pra proxima....nao debata com a questão, acaba achando a certa por exclusão.

  • A questão trata da RENÚNCIA DE RECEITA, especificamente na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF – LC n° 101/2000).


    Seguem comentários de cada alternativa:

    A) Deve atender ao disposto no plano plurianual e deve ser acompanhado de demonstrativo comprovando que afetará as metas fiscais previstas na lei de diretrizes orçamentárias.

    ERRADO. De acordo com o art. 14, LRF: “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições: (...)". Portanto, é na lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e NÃO no Plano Plurianual (PPA).


    B) Deve atender ao disposto na lei orçamentária e deve ser acompanhado de medidas de compensação que afetarão as alíquotas dos tributos federais, estaduais e municipais.

    ERRADO. Conforme com o art. 14, LRF: “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição". Portanto, é na lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e NÃO na Lei Orçamentária Anual (LOA) e PODE estar acompanhada das medidas de compensação proveniente da elevação de alíquotas.


    C) Deve atender ao disposto no plano plurianual, e a concessão deve ser de caráter geral a todos os beneficiários com tratamento diferenciado.

    ERRADO. Observe o art. 14, LRF: “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições: (...)". Portanto, é na lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e NÃO no Plano Plurianual (PPA). De acordo com art. 14, §1º, LRF, A renúncia compreende concessão de isenção em caráter NÃO geral, complementando o sentido errado da alternativa.


    D) Deve estar acompanhada, pelo menos, de medidas de compensação por meio de aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

    CERTO. Segue com o art. 14, LRF: “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição". A banca cobrou a literalidade da norma.


    E) Deve ser acompanhada da garantia de que os resultados das metas fiscais e orçamentário do exercício serão superavitários.

    ERRADO. De acordo com o art. 14, LRF dispõe:

    “A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário -financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias". Portanto, NÃO há garantia de que os resultados das metas fiscais e orçamentário serão superavitários.


    Gabarito do professor: Letra D.

  • Esse "pelo menos" dá a entender que se trata de uma condição necessária, quando não é.

  • GAB. D

    A- Deve atender ao disposto no plano plurianual e deve ser acompanhado de demonstrativo comprovando que afetará as metas fiscais previstas na lei de diretrizes orçamentárias. INCORRETA

    art. 14, LRF. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    B- Deve atender ao disposto na lei orçamentária e deve ser acompanhado de medidas de compensação que afetarão as alíquotas dos tributos federais, estaduais e municipais. INCORRETA

    art. 14, LRF. ... atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    (...)

    II - estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

    C- Deve atender ao disposto no plano plurianual, e a concessão deve ser de caráter geral a todos os beneficiários com tratamento diferenciado. INCORRETA

    art. 14, LRF. ... atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    (...)

    § 1º A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

    D- Deve estar acompanhada, pelo menos, de medidas de compensação por meio de aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição. CORRETA

    inc. II do art. 14, LRF

    E - Deve ser acompanhada da garantia de que os resultados das metas fiscais e orçamentário do exercício serão superavitários. INCORRETA

    art. 14, LRF. ... deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário -financeiro no .... lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:

    I - demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias".

  • Gab; D

    De forma esquematizada :

    --> Para existir renúncia de receita, deverá estar acompanhada de:

    Estimativa de Impacto + atender ao disposto na LDO

    E atender, pelo menos ,uma das seguintes condições:

    I- Demonstrar que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da Lei Orçamentária e que não afetará as metas do anexo da LDO.

    E/OU

    II- Estar acompanhada de medidas de compensação, por meio de aumento de receita ( elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.)

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Fonte: Prof.Sérgio Barata qconcursos

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê

  • Renúncia de receita é o gênero.

    As espécies de renúncia, segundo a LRF, são:

    • Anistia (perdão da multa)
    • Remissão (perdão da dívida)
    • Subsídio
    • Crédito presumido
    • Concessão de isenção em caráter não geral
    • Alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições
    • Outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado

    Sobre a RENÚNCIA DE RECEITA = Abrir mão de receitas.

    Seus requisitos são:

     Estar acompanhada de estimativa do impacto-orçamentário financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos 02 seguintes.

     Atender aos dispostos da LDO e a pelo menos uma das seguintes condições:

    -Provar que a renúncia foi considerada desde o PLOA.

    -Estar acompanhada de medidas de compensação por aumento de receita tributária.