SóProvas


ID
3774922
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre acentuação gráfica, analise as assertivas que seguem:


I. Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas graficamente: recebem o acento agudo as que têm na antepenúltima sílaba as vogais a abertas, e ou o semiabertas, i ou u; e levam acento circunflexo aquelas em que figuram na sílaba predominantemente as vogais a, e, o semifechadas.

II. Os vocábulos paroxítonos finalizados em i ou u, seguidos ou não de s, marcam-se com acento agudo quando na sílaba tônica figuram a aberto, e ou o semiabertos, i ou u; e com acento circunflexo quando nela figuram a, e, o semifechados.

III. Acentuam-se graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por em ou ens.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ III. Acentuam-se graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por em ou ens.

    ➥ INCORRETO. Essa regra refere-se às oxítonas. Assinalam-se com o acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a aberto, e e o semiabertos e com o acento circunflexo os que acabam em e e o semifechados, seguidos, ou não, de s: cajá; jacaré; avó; paletós; dendê; avô;    supôs, etc. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • "Não acentuamos as paroxítonas terminadas em "ens", mas sim as terminadas em "N".

    Um exemplo para vc memorizar:

    Hífen X Hifens

    I) . Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas

    II. Os vocábulos paroxítonos finalizados em i ou u Recebem acento gráfico como em :

    Júri

    Bônus

    Bons estudos!

  • As paroxítonas terminadas em "US" recebem acento, no entanto não recebem quando terminadas em "u". Já as terminadas em "IS" recebem acento, mesmo que o "I" não seja seguido de "s". Acredito que caberia recurso nessa questão.

  • Assertiva C

    Acentuam-se graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por em ou ens.

  • A banca não nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico, datado de 1990, mas sim considerou o Acordo Ortográfico de 1943, cujas algumas bases acham-se abaixo. Inspecionemos os itens a fim de encontrar erro(s):

    I. Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas graficamente: recebem o acento agudo as que têm na antepenúltima sílaba as vogais a abertas, e ou o semiabertas, i ou u; e levam acento circunflexo aquelas em que figuram na sílaba predominantemente as vogais a, e, o semifechadas.

    Correto. É a segunda regra do Acordo, que apresenta estes exemplos: árabe, exército, gótico, límpido, louvaríamos, público, úmbrico, devêssemos, fôlego, lâmina, lâmpada, fêmures, pêndula, quilômetro, recôndito, etc.

    II. Os vocábulos paroxítonos finalizados em i ou u, seguidos ou não de s, marcam-se com acento agudo quando na sílaba tônica figuram a aberto, e ou o semiabertos, i ou u; e com acento circunflexo quando nela figuram aeo semifechados.

    Correto. É a terceira regra do Acordo, que apresenta estes exemplos: beribéri, bônus, dândi, íris, júri, lápis, miosótis, tênis, etc;

    III. Acentuam-se graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por em ou ens.

    Incorreto. Não se acentuam, como se atesta nestes exemplos: imagens, jovem, ontem, origens, etc.

    Letra C

  • quentão incorreta

    Observações: 1ª) Não se acentuam graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por em, ens: imagem, jovens, etc.

  • a questão mais chata que fiz.......