-
classificação de risco dos diferentes agravos.
-
Classificação de risco dos diferentes agravos faz parte das diretrizes da rede de atenção às urgências. Alternativa A está correta.
A rede de atenção às urgências segue as diretrizes do SUS e trabalham com a descentralização, sendo uma das diretrizes a regionalização da saúde e atuação territorial. Alternativa B está errada.
A organização do processo de trabalho na rede atenção às urgências é feita por intermédio de equipes multidisciplinares e não centrada no médico. Alternativa C está errada.
É diretriz os projetos estratégicos de atendimento às necessidades coletivas em saúde, de caráter urgente e transitório, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidades públicas e de acidentes com múltiplas vítimas. Alternativa D está errada.
Para organizar uma rede que atenda aos principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência, é necessário considerar o perfil epidemiológico. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.
-
PORTARIA Nº 1.600, DE 7 DE JULHO DE 2011
Art. 2° Constituem-se diretrizes da Rede de Atenção às Urgências:
I - ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos;
II .....
-
Gabarito A
- Classificação de risco dos diferentes agravos.
Com fé a gente consegue!