SóProvas


ID
3776227
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

O último paradoxo da vida moderna: por que ficamos presos ao celular, mas odiamos falar por telefone? 

   Para iniciar um texto, Hemingway dizia a si mesmo: “Escreva a frase mais verdadeira que você conhece”. Mas, no nosso caso, a psicóloga Cristina Pérez, do Siquia, respondeu por meio de mensagens de áudio às perguntas que lhe enviamos por email. Essa curiosidade metajornalística não tem importância, não altera a qualidade de suas respostas, só ilustra a variedade e fluidez de opções com as quais podemos nos comunicar hoje. Recebemos um email? Respondemos com um áudio. Chegou um áudio de WhatsApp? Respondemos com um texto. Recebemos um telefonema? Não respondemos. Esperamos. Esperamos. E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.

   É uma tendência mais presente entre os mais jovens, mas comum em todas as faixas etárias: só na Espanha, o uso diário de aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger é quase o dobro ________ ligações por telefone fixo e celular, segundo o Relatório da Sociedade Digital na Espanha de 2018, da Fundação Telefónica. Não só preferimos as mensagens instantâneas a telefonemas, como também preferimos essas mensagens a interagir com outras pessoas. Ou pelo menos foi o que 95,1% da população espanhola disse preferir (o cara-a-cara só tem 86,6% de popularidade). A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.

(Adaptado. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/01/tecnologia/1559392400_168692.html) 

O termo “paradoxo” (final do primeiro parágrafo) foi empregado para:
1. contrapor dois comportamentos da vida moderna.
2. desqualificar as ligações telefônicas.
3. recriminar o comportamento das pessoas no século XXI.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    1. contrapor dois comportamentos da vida moderna =

    - Realmente, o final do texto expressa a minha opinião quanto às ligações, e por que as evitamos:

    “Uma das razões é que quando recebemos uma ligação, ela interrompe algo que estávamos fazendo, ou simplesmente não temos vontade de falar nesse momento”, explica a psicóloga Cristina Pérez. “Por outro lado, também exige de nós uma resposta imediata, ao contrário do que ocorre na comunicação escrita, que nos permite pensar bem no que queremos dizer. E a terceira razão seria o fato de não poder saber de antemão qual será a duração do telefonema”, acrescenta.

    - Porém acho que não devemos deixar o celular controlar nossas vidas, e sim nós que devemos controlá-lo. Qualquer tipo de contato comigo, seja por ligação, ligação de aplicativo, chamada vídeo, mensagem ou áudio, eu só respondo de imediato se for minha mãe, o resto pode esperar até eu ficar disponível. Todavia se a pessoa insistir mais de 3x em ligar, eu atendo porque pode ser algo urgente.

    Texto interessante!

  • ✅ Gabarito: A

     E escrevemos: “Você me ligou? Não posso falar, é melhor me escrever”. O paradoxo do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.

    ➥ O paradoxo apresenta duas ideias contrárias que coexistem, que ocorrem ao mesmo tempo, implicando falta de lógica. A FALTA DE LÓGICA ESTÁ NA IDEIA DE UMA PESSOA ESTAR SEMPRE COM O CELULAR, MAS EVITAR AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (=contrapor dois comportamentos da vida moderna).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Paradoxo significa contradição apenas. Não desqualifica nada nem recrimina.

    A CONTRADIÇÃO do grande vício do século XXI é que estamos presos ao celular, mas temos fobia das ligações telefônicas.

    O autor não menospreza nada, só expõe dois fatos contraditórios, no trecho indicado, que vivemos atualmente.

    Gab A

  • 1 - Realmente o termo paradoxo reflete o fato de estar ao celular e preterir ligações.

    2 - O texto não afirma que ligações são ruins, apenas que hoje não se prefere receber ligações devido os acessos diversos à comunicação.

    3 - O texto não critica as pessoas modernas por sua comunicação, apenas mostra / explicita o paradoxo de ter vários meios e não desejar o mais óbvio (ligação ao Celular)

  • A questão exige leitura do texto para que dele se possa encontrar veracidade para cada assertiva abaixo. Vejamos:

    1. contrapor dois comportamentos da vida moderna. 

    Correta. Paradoxo significa ideias que se confrontam. No texto o paradoxo é o povo estar preso ao celular e ter fobia dele ao atender as ligações. Ou seja, está sempre com o telefone, mas não quer atender as ligações.

    2. desqualificar as ligações telefônicas. 

    Incorreta. O termo paradoxo nada tem a ver com a ideia da ligação ser ruim. Como citei acima, o termo se refere à ideia que se confronta.

    3. recriminar o comportamento das pessoas no século XXI.

    Incorreta. O termo paradoxo tem a ver com a ideia contrária apresentada entre a ideia de andar com celular e não querer atender ligações e não com recriminar o comportamento das pessoas...

    Somente a assertiva 1 está correta.

    GABARITO: A

  • A ligação telefônica − que, até não muito tempo atrás, esperávamos com alegria ou tolerávamos com resignação, mas nunca evitávamos com uma rejeição universal − se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica, mas por quê? “

    poxa vida, só eu que li o texto eu acho

    se tornou uma presença intrusiva e incômoda, perturbadora e tirânica se isso não está desqualificando pela mor de deus, imagina o que é desqualificar kkk

    ATA, FOI NO FINAL DO PRIMEIRO PARAGRAFO KKKKK LI DEMAIS

    SÓ QUER SABER EM RELAÇÃO AO PARADOXO E NÃO QUANTO AO ASPECTOS LINGUÍSTICO DO TEXTO

    O CESPE É F0DA ATÉ AQUI ME PERTURBA

  • Questão básica de interpretação, mas o texto em si é muito bacana. Realmente, nunca mais atendi uma ligação e meu celular "vive" no modo silencioso, justamente pelos motivos apresentados pela psicóloga, muito bom.