SóProvas


ID
3780469
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Vila Valério - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A democracia política triunfou ao mesmo tempo que a liberdade econômica e o comércio livre. No tempo de Péricles, Tucídides descrevia a democracia como um regime tendente a assegurar o equilíbrio harmonioso entre o interesse do indivíduo e o do Estado. De todas as partes, os partidos democráticos se voltaram para Atenas, que se apresentava como sua protetora.”

Bibliografia: PIRENNE, J. H. Panorama da História Universal. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973. p.58.


Em detrimento do período destacado pelo autor em que Atenas dominava a Grécia antiga, essa cidade passou por um período de declínio após a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    A guerra do Peloponeso ocorreu no período clássico entre Atenas e Esparta, a qual marcou o fim do período helenístico e quem levou a vitória foi Esparta! Obs ---> Essa guerra foi muito cansativa para ambos os lados, logo, Esparta ficou muito enfraquecida mesmo após ter ganho. Nesse cenário caótico, os macedônios se aproveitaram da situação para conquistar a hegemonia da Grécia.

    Bons estudos!

  • Com a derrota na Guerra do Peloponeso, Atenas começa a perder o que havia conquistado nas Guerras Médicas e as cidades da Ásia Menor são devolvidas aos persas em troca de ouro.

    Após conquistar a hegemonia grega, os espartanos mudam o sistema de governo para militar e as cidades gregas deixam de ser democráticas para se tornarem autoritárias. Este fenômeno fica conhecido como "Tirania dos Trinta".

    A partir deste momento, há uma desestabilização social e política e tem início a ruína da Grécia, o que permitiu a invasão dos macedônios um século depois.

    Resposta: A