SóProvas


ID
3780928
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto seguinte para responder à questão.


“A concepção hoje predominante nos estudos de leitura é a de leitura como prática social que, na linguística aplicada, é subsidiada teoricamente pelos estudos do letramento. Nessa perspectiva, os usos da leitura estão ligados à situação; são determinados pelas histórias dos participantes, pelas características da instituição em que se encontram, pelo grau de formalidade ou informalidade da situação, pelo objetivo da atividade de leitura, diferindo segundo o grupo social. Tudo isso realça a diferença e a multiplicidade dos discursos que envolvem e constituem os sujeitos e que determinam esses diferentes modos de ler.”

KLEIMAN, Ângela. “Abordagens da leitura”. In; MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008, p. 231.


Relativamente às definições de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo, está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Tipo textual refere-se a uma forma linguística, ou seja, a uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares, diferentemente do domínio discursivo que se constitui em abrangência maior. Portanto, pode-se afirmar que o fragmento faz parte do domínio discursivo acadêmico → INCORRETO. Tipologia textual em resumo: é a forma pela qual o texto se apresenta. Objetivos específicos em situações particulares= isso é característica de Gênero textual e não de Tipologia textual; a tipologia do discurso (texto) é dissertativa expositiva, a qual utiliza-se do gênero artigo científico.

     b) Domínio discursivo constitui uma esfera da atividade comunicativa e indica instâncias discursivas, portanto, pode-se falar em domínio discursivo acadêmico, não abrangendo o gênero em particular, mas dando origem a vários deles, conforme o fragmento, que pode ser considerado do gênero artigo científico do tipo textual dissertativo → CORRETO. Artigo Científico: apresenta apresenta/expõe dados, métodos, processos e resultados/conclusões (breves) de acordo com método científico utilizado para interpretar os dados/fatos apresentados; não possui como objetivo principal convencer. O fragmento de texto possui  a predominância de um artigo científico (gênero textual) e classifica-se, quanto à Tipologia, como Dissertativo Expositivo.

     c) Gênero textual refere-se a uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição, como sequências linguísticas de textos materializados e, assim, o fragmento pode ser considerado do gênero científico → INCORRETO. A banca inverteu novamente os conceitos. A definição apresentada é de Tipologia textual.
     d) Tipo textual refere-se a situações comunicativas recorrentes apresentando padrões sóciocomunicativos definidos como composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na interação de forças históricas, portanto, nessa perspectiva de tipos, o fragmento, pode ser classificado como tipo dissertativo → INCORRETO. Outra vez a banca inverteu os conceitos.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!