SóProvas


ID
3781282
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.

(Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)


Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.

    Esse texto parte de uma visão Marxista sobre o mundo antigo, principalmente sobre as civilizações asiáticas - o que nos coloca diante da Mesopotâmia.

    Podemos perceber que para manter a vida e o sistema de poder centralizado funcionando, o rei disseminava a ideia de que as terras pertenciam ao reino, e por conta disso, a população deveria "pagar" por isso.

    Ou seja, na prática, a população vivia sob um regime de servidão coletiva, que podemos comparar com o praticado durante o feudalismo. A população viva sob proteção real e, por isso, deveria retribuir pagando impostos - parte desses impostos eram pagos com o próprio trabalho.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/13382996#readmore

  • As terras eram do rei, e não da população, então para poder fazer uso delas, era necessário o pagamento de impostos, podendo ser o trabalho uma dessas formas de pagamento.

  • Resolução:

    Tanto na Mesopotâmia como no Egito, as comunidades camponesas trabalham em um regime de servidão coletiva. O restante da população integrante das castas inferiores podiam ser utilizadas pelo Estado para a realização de trabalhos de interesse comum.

    Resp.: E

    Fonte: https://www.blogdovestibular.com/questoes/questao-comentada-mesopotamia-unesp.html

  • Famigerado modo de produção asiático.

    LETRA E