SóProvas


ID
3783424
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Texto 1: “[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”. (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 99).

Texto 2: “[...] Assim deve o príncipe tornar-se temido, de sorte que, se não for amado, ao menos evite ódio, pois é fácil ser, a um só tempo, temido e não odiado, o que ocorrerá uma vez que se prive da posse dos bens e das mulheres dos cidadãos e dos súditos, e, mesmo quando forçado a derramar o sangue de alguém, poderá fazê-lo apenas se houver justificativa apropriada e causa manifesta” [...]. (Idem, p. 106-7)


Considerando o pensamento de Maquiavel e os textos citados, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A filosofia política de Maquiavel é considerada um dos pensamentos primordiais para o pensamento moderno que então se estabelecia, uma vez que o pensador analisa o Estado e o governante em uma perspectiva que se afasta da religião, voltando-se para a realidade concreta e para a forma como os indivíduos agem em sociedade. Maquiavel busca compreender as bases que sustentam o poder do Estado e de seu governante, analisando a conduta que o príncipe deve ter para manter-se no poder, como apontado pela alternativa A. Importante notar que a alternativa C traz definições equivocadas para os termos virtú e fortuna. Para Maquiavel, a virtú são as virtudes práticas que o Príncipe deve ter para conquistar e manter o poder. Enquanto a fortuna é o acaso, são as condições que o Príncipe encontra na prática.