-
Gabarito letra D.
-
GABARITO LETRA D
I. O pensamento dos autores da Administração Científica e da Escola Clássica da Administração baseia-se, principalmente, na ideia de racionalização do trabalho. CERTO.
QUESTÃO PERFEITA, SEMPRE, QUANDO UMA ASSERTIVA NÃO RESTRIGIR A DETERMINADO AUTOR A TEORIA MAIS NOVA IRÁ ENGLOBAR A MAIS ANTIGA, POIS COMO SABEMOS A RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO SURGIU NA CIENTÍFICA.
--- >Frederick Winslow Taylor, considerado o fundador da Abordagem Clássica, era americano e buscava a melhoria da eficiência através da racionalização do trabalho. Seus estudos são profundamente ligados ao estudo dos tempos e movimentos dos funcionários e geraram a Administração Científica.
------------------------------------------------------
II. Uma das ideias centrais do movimento da Administração Científica é a de Homo Economicus, ou seja, a concepção de que o homem é um ser eminentemente racional, egoísta e utilitarista em seus propósitos.CERTO
CERTO É UM DOS MÉTODOS CIENTÍFICO DO TAYLOR, AO TODO SÃO 8 E ESSE É APENAS UM.
------------------------------------------------------
III. O controle não era uma questão importante para a Administração Científica, na medida em que, ao selecionar o “homem de primeira classe”, as empresas estariam contratando operários maduros e motivados.ERRADA
*Função administrativa de Taylor Teoria Científica: PPCE
1°planejamento.
2°preparo.
3°controle
4°execução
------------------------------------------------------
IV. A tarefa de estabelecer os princípios de uma boa administração era o que mais interessava a Fayol, ao contrário de Taylor, que se dedicou prioritariamente a compreender e a aprimorar o funcionamento/a organização do chão de fábrica.CERTO
--- > TAYLOR:
> Comando: De baixo para cima (Bottom-up) --- > das partes para o todo.
--- > FAYOL
> Comando: De cima para baixo (Top-down) --- > do todo para as partes.
------------------------------------------------------
V. A ideia básica da Escola Clássica da Administração é a de que o trabalhador deveria realizar o maior número de tarefas possíveis, de modo a reduzir a divisão excessiva do trabalho, uma vez que essa seria a causa da lentidão e da fadiga. ERRADA.
-
A questão abordou assuntos relacionados à ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
I. CORRETO. "(...) principalmente, na ideia de racionalização do trabalho."
➡ A racionalização do trabalho foi abordada por Taylor e demais autores da Administração Científica.
O que é racionalização? "é emprego de métodos científicos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e da produtividade dos operários." (CHIAVENATO)
Pela obra de Chiavenato, poderíamos marcá-la como "errada", pois o autor afirma que "Enquanto a Administração Científica enfatizava os métodos e a racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais da administração (...)".
Porém, os autores citados na questão (Motta e Vasconcelos), eles mesclam essas escolas e afirmam: "surgiram os pioneiros da racionalização do trabalho e, como em muitos aspectos suas ideias eram semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica. O pensamento central dessa escola pode ser resumido na afirmação de que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira racional."
II. CORRETO. "(...) Homo Economicus "
➡ Cada escola/teoria/abordagem da administração traz uma concepção de homem que atende à concepção humana aplicada naquela determinada teoria. A abordagem clássica tratava o homem como um ser "econômico", ou seja, movido por questões financeiras, salariais e materiais.
III. INCORRETO. "O controle não era (...)"
➡ O controle foi tratado com importância tanto da Escola Científica de Taylor (controle como princípio), quanto na Teoria Clássica de Fayol (controle como função do administrador), pois ambas almejavam a máxima eficiência como resultado e e é com o controle que afere isso. De acordo com Taylor: "Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto."
IV. CERTO. "A tarefa de estabelecer (...)"
➡ O item abordou as ênfases das duas teorias da Abordagem Clássica:
◾ Fayol -> Teoria Clássica-> ênfase na estrutura organizacional e princípios gerais da administração.
◾Taylor -> Escola da Administração Científica -> Ênfase nas tarefas dos operários (era uma visão da organização de baixo para cima), também visando a máxima eficiência.
V. INCORRETO. "(...) Escola Clássica da Administração é a de que o trabalhador deveria realizar o maior número de tarefas possíveis (...)"
➡ A Escola da Adm. Científica visava a especialização e a divisão do trabalho (aspectos da Organização Racional do Trabalho). "cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões descritos" (CHIAVENATO)
Fontes: CHIAVENATO, I "Introdução ao TGA". Manole. 2014.
MOTTA,; VASCONCELOS, “Teoria Geral da Administração” 3ed. 2006 (pág 24)
GABARITO: "D".
-
A questão versou sobre a abordagem clássica da administração que engloba duas diferentes teorias: escola da administração científica (Taylor) e a teoria clássica (Fayol).
Agora vamos analisar cada um dos itens:
I. Certo. "(...) principalmente, na ideia de racionalização do trabalho."
A racionalização do trabalho foi abordada na teoria por Taylor e demais autores da Administração Científica. Mas o que é racionalização? "é emprego de métodos científicos de trabalho visando ao planejamento e à organização de atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e da produtividade dos operários." (Chiavenato, 2014)
Pela obra de Chiavenato, poderíamos marcá-la como "errada", pois o autor afirma que "enquanto a Administração Científica enfatizava os métodos e a racionalização do trabalho e a Teoria Clássica punha ênfase nos princípios gerais da administração (...)".
Porém, os autores citados na questão (Motta e Vasconcelos), eles mesclam essas escolas e afirmam: "surgiram os pioneiros da racionalização do trabalho e, como em muitos aspectos suas ideias eram semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica. O pensamento central dessa escola pode ser resumido na afirmação de que alguém será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira racional."
II. Certo. "(...) Homo Economicus "
Cada escola/teoria/abordagem da administração traz uma concepção de pelo menos um homem que atende à concepção humana aplicada naquela determinada teoria. A abordagem clássica tratava o homem como um ser "econômico", ou seja, movido por questões financeiras, salariais e materiais. Vamos trazer um resumo das principais escolas e de sua respectiva idealização da natureza humana:
- Abordagem Clássica: Homem Econômico.
- Teoria das Relações Humanas: Homem Social.
- Teoria Neoclássica: Homem Organizacional e Administrativo *.
- Teoria Burocrática: Homem Organizacional.
- Teoria Estruturalista: Homem Organizacional.
- Teoria Comportamental: Homem Administrativo.
- Teoria dos Sistemas: Homem Funcional.
- Teoria da Contingência: Homem complexo.
III. Incorreto. "O controle não era (...)"
O controle foi tratado com importância tanto da Escola Científica de Taylor (controle como princípio), quanto na Teoria Clássica de Fayol (controle como função do administrador), pois ambas almejavam a máxima eficiência como resultado e e é com o controle que afere isso. De acordo com Taylor: "Princípio do controle: controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto."
IV. Certo. "A tarefa de estabelecer (...)"
O item abordou as ênfases das duas teorias da Abordagem Clássica:
- Fayol -> Teoria Clássica: ênfase na estrutura organizacional e princípios gerais da administração.
- Taylor -> Escola da Administração Científica: ênfase nas tarefas dos operários (era uma visão da organização de baixo para cima), também visando a máxima eficiência.
V. Incorreto. "(...) A ideia básica da Escola Clássica da Administração é a de que o trabalhador deveria realizar o maior número de tarefas possíveis (...)"
A Escola da Adm. Científica visava a especialização e a divisão do trabalho (aspectos da Organização Racional do Trabalho). "cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões descritos" (Chiavenato, 2014).
Portanto, apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
MOTTA,; VASCONCELOS, Teoria Geral da Administração. 3ed. 2006 (pág 24)
GABARITO: LETRA D