SóProvas


ID
3786403
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Recentemente o governo de alguns estados, como o de Minas Gerais, tem endurecido as regras para emitir licenças ambientais para empresas, demandando mais investimentos em infraestrutura, segurança e mecanismos de prevenção de desastres ambientais.


Tendo em vista o modelo das cinco forças de Porter, essa decisão governamental pode ser analisada pelas empresas que atuam em setores em que o licenciamento ambiental é obrigatório como uma ação referente à força nomeada

Alternativas
Comentários
  • Refere-se às eventuais barreiras impostas contra a entrada de novos concorrentes em um determinado segmento de mercado. Estas barreiras podem ser de entrada ou de saída, ou seja, de ingresso e de egresso das empresas nos diferentes setores.

    Além de dificultarem que novas empresas se estabeleçam em diferentes setores de mercado, as barreiras também dificultam que, uma vez estabelecidas, elas conquistem os melhores clientes, pelo menos em um primeiro momento.

    Uma das principais barreiras ou ameaças a novos entrantes são as organizações que atuam com economia de escala, o que dá a elas custos menores ao passo que para as empresas entrantes esses custos são proporcionalmente maiores. Outras barreiras a serem citadas: altos investimentos iniciais, restrições governamentais (como patentes, licenças e subsídios) e dificuldade de acesso aos canais de distribuição.

  • Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado.

  • Ameaças de novos entrantes ou ameaça de entrada de novos competidores: Essa força representa a probabilidade e as consequências que uma empresa pode sofrer pela ameaça do ingresso de uma rival no mercado. Para diminuir a força de ameaça de novos entrantes, as empresas que atuam no mercado tentam construir barreiras de entrada. As barreiras de entrada são postas com o objetivo de dificultar que novas empresas ingressem naquele mercado. 

  • A questão versou sobre as cinco forças competitivas de Porter.

    ________________________..._____(1) Novos Entrantes 

    (2) Fornecedores __.........__ (5) Concorrentes No Mercado_...____((3) Compradores

    ________________________.._.___(4) Produtos Substitutos 

    1- Ameaça de novos entrantes: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    • a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);
    • b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);
    • c) Capital (Recursos iniciais);
    • d) Custos de mudança;
    • e) Acesso a canais de distribuição.
    • f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores);
    • g) Políticas governamentais: regulações;
    • h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2- Poder de barganha ou negociação dos fornecedores: São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3- Poder de barganha ou negociação dos compradores: Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4- Ameaça de produtos substitutos: Produtos diferentes que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5- Intensidade da rivalidade entre os concorrentes.

    O que a questão quer?

    Quer saber o que representa uma licença ambiental obrigatória para uma nova empresa entrante no mercado X.

    Essa é uma barreira ou uma ameaça para os novos entrantes relacionada às políticas governamentais. Pois para uma empresa novata pode ser mais difícil e mais penoso conseguir se adequar as certas exigências da lei.

    Logo, o gabarito desta questão é a letra "a".

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A