SóProvas


ID
3790501
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia os textos a seguir.

[...] seria possível reconstituir a história da arte a partir do confronto de dois pólos, no interior da própria obra de arte, e ver o conteúdo dessa história na variação do peso conferido seja a um pólo, seja a outro. Os dois pólos são o valor de culto da obra e seu valor de exposição. [...] À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas. (p. 172).
(BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica - Primeira versão. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Walter Benjamin, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "a" está incorreta. A exposição da obra de arte fora dos circuitos religiosos de culto é responsável pela perda da aura. Logo, o começo da oração da alternativa “a” é falsa, pois não há “o resgate da aura...”

    Alternativa "b" está incorreta. As novas técnicas de reprodução em série popularizam a arte, ou seja, não promovem a elitização como afirma essa alternativa.

    Alternativa "c" está correta. No segundo período do texto, o autor se refere à arte e sua relação com o culto. O valor aurático da arte, em decorrência disso, está se perdendo, isso é expresso no seguinte trecho: “À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas.”

    Alternativa "d" está incorreta. O objeto aurático, segundo o texto, é aquele que tem vínculo com o ritual religioso, o cinema não se encaixa nessa conceitualização.

    Alternativa "e" está incorreta. A alternativa afirma que o esvaziamento da aura leva à reclusão. O texto afirma o contrário, a arte sai dos lugares rituais e é exposta em outras ocasiões profanas, graças à reprodutibilidade técnica.

    Gabarito: C