SóProvas


ID
3793570
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Atenas, na Grécia Antiga, os ideais de democracia conviviam com a escravidão. Pedro Paulo Funari, em sua obra “Grécia e Roma” (2002) destaca que não é “exagero dizer que a democracia ateniense dependia da existência da escravidão” (p. 38).
Nessa perspectiva, considera-se que:

Alternativas
Comentários
    1. Os escravos de Atenas, em sua maioria, eram prisioneiros de guerra e seus descendentes. Também poderiam ser escravos aqueles que desejavam saldar suas dívidas. Então ficava estabelecido que durante um período estipulado o escravo trabalharia para saldar seus débitos. ATENÇÃO escravidão na Grécia antiga em nada se assemelhava a escravidão moderna., pois, ela foi resultado do início da sociedade privada e da ascensão do médio camponês
  • Geralmente apontamos o lado positivo da civilização grega, destacando o desenvolvimento cultural, político e econômico. A Grécia Antiga é o berço da democracia, das Olimpíadas e da Filosofia. Porém, esta mesma sociedade, que gerou toda esta riqueza cultural, utilizou para diversos fins a mão de obra escrava.

    Como uma pessoa era escravizada?

    Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores rurais. Em Esparta, por exemplo, cidade voltada para as guerras, o número de escravos era tão grande que a lei permitia aos soldados em formação matarem os escravos nas ruas. Além de ser uma forma de treinar o futuro soldado, controlava o excesso de escravos na cidade (fator de risco de revoltas).

    Em algumas cidades-estado gregas havia a escravidão por dívidas. Ou seja, uma pessoa devia um valor para outra e, como não podia pagar, transformava-se em escrava do credor por um determinado tempo. Em Atenas, este tipo de escravidão foi extinto somente no século VI a.C, após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon.

     

    Fonte: https://www.suapesquisa.com/grecia/escravismo_grecia.htm