SóProvas


ID
3795325
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

Segundo Malthus,

Alternativas
Comentários
  • a)o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.

    -Quem dizia isso era a teoria reformista ou também chamada de marxista.

    ----------------------------------------

    B)o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.

    Acredito que o erro aqui esteja na palavra irreversíveis, pois Malthus dizia que, com a população crescendo em PG e os alimentos em PA, os recursos naturais da terra se esgotariam em pouco tempo, porque faltaria terras e aos poucos elas diminuiriam sua capacidade de produção. 

    ----------------------------------------

    c)o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.

    O examinador quis fazer confusão com a neomalthusiana:

    A miséria e a pobreza são consequências do crescimento acelerado nos países subdesenvolvidos, isso faz parte da teoria neomalthusiana. Ou seja: o rápido crescimento causa a miséria nos países subdesenvolvidos.

    ----------------------------------------

    D)o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. CORRETA

    ----------------------------------------

    E)o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

    -Por qual motivo eles deixariam de lados o investimentos produtivos? ERRADO

  • Teoria Malthusiana, responsável por dizer que a população precisaria de um controle: guerras, epidemias e et, pois chegaria uma hora que seu crescimento não acompanharia a produção de alimentos