Segundo a NBC TA Estrutura Conceitual, esse tipo de trabalho é aquele por meio do qual “o auditor independente visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis”
Avaliação da adequação dos critérios
19. O auditor independente deve avaliar a adequação dos critérios de avaliação ou de mensuração do objeto. Critérios adequados têm as seguintes características:
(a) Relevância - critérios relevantes contribuem para a tomada de decisão pelos usuários previstos;
(b) Integridade - critérios são suficientemente completos quando os fatores relevantes, que podem influenciar nas conclusões no contexto do trabalho, não foram omitidos. Critérios completos incluem, quando relevantes, pontos de referência (benchmarks) para divulgação e apresentação;
(c) Confiabilidade - critérios confiáveis permitem avaliação ou mensuração razoavelmente uniformes do objeto que inclui, quando relevante, a apresentação e a divulgação, de acordo com a prática de mercado reconhecida em situações similares;
(d) Neutralidade - critérios neutros contribuem para conclusões sem vícios;
(e) Entendimento - critérios compreensíveis possibilitam conclusões claras e completas e sem risco de interpretações significativamente diferentes.