SóProvas


ID
3801277
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, constitui matéria tributária reservada à lei a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

  • Errei , não achava resposta nenhuma correta.. pois pensei que a B estava errada pois teria que colocar lei complementar... Pensei que era pegadinha ... :(

  • A Alíquota mínima do IPVA será fixada por Resolução do Senado Federal (C)

  • GABARITO: letra B

    a) Errado.

    Art. 150, CF. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: III - cobrar tributos: b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;

    b) Correto.

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios (...)

    c) Errado.

    Art. 149, § 2º, CF. As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico de que trata o  caput  deste artigo: I - não incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação; 

    d) Errado.

    Art. 155, §6º, CF. A Alíquota mínima do IPVA será fixada por Resolução do Senado Federal

    e) Errado.

    Súmula Vinculante 50. Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade.

  • A questão exige conhecimento acerca da temática constitucional ligada à tributação e ao orçamento. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:


    Alternativa “a": está incorreta. Conforme art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: [...] III - cobrar tributos: [...] b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.


    Alternativa “b": está correta. Segundo art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios: [...].


    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 149, § 2º As contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico de que trata o caput deste artigo:   [...] I - não incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação.


    Alternativa “d": está incorreta. A Alíquota mínima do IPVA será fixada por Resolução do Senado Federal, conforme art. 155, §6º, I.


    Alternativa “e": está incorreta. Conforme Súmula Vinculante 50 - Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade.


    Gabarito do professor: letra b.

  • Vai pela menos errada. Assertivas incompletas (no caso, lei COMPLEMENTAR) podem ser consideradas certas ou erradas, a depender da cabeça do examinador.

  • Mas entre lei e lei complementar há uma grande diferença.

  • a) vedado cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;

    b) lei complementar - empréstimos compulsórios

    GABARITO - pra mim a questão é nula, pq lei =/= LC, mas a banca deu como certo....

    c) contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico não incidirão sobre as receitas decorrentes de exportação; 

    d) Alíquota mínima do IPVA - Resolução do Senado Federal

    e) fixação da data de recolhimento de impostos, taxas e contribuições de melhoria - STJ e STF: data de vencimento do tributo pode ser alterada por ato normativo infralegal.

  • Sobre a letra "E"

    É assente na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal QUE A ALTERAÇÃO DO PRAZO DE VENCIMENTO DOS TRIBUTOS PODE SE DAR POR NORMA INFRALEGAL. Podemos citar a respeito os seguintes precedentes exemplificativamente: no STJ o Recurso Especial 55.207 e o 55.537; no STF, a quem incumbiu dar a última palavra acerca dessa discussão, o Recurso Extraordinário 203.684, 173.294, 140.669 e 195.218. O artigo 97 do CTN relaciona taxativamente as matérias submetidas a reserva legal, não fazendo menção à data de vencimento; e A fixação do prazo de recolhimento do tributo não afeta o seu fato gerador, a sua base de cálculo ou a alíquota aplicável, de modo que não há necessidade de Lei para dispor a esse respeito.

     

    Trata-se do Recurso Especial 87.828/SP: “TRIBUTARIO. ICMS. ANTECIPAÇÃO DO PAGAMENTO. POSSIBILIDADE. LEI ESTADUAL. 1 - NÃO HA QUALQUER ILEGALIDADE NO ATO LEGISLATIVO ESTADUAL QUE ANTECIPA A DATA DO PAGAMENTO DO ICMS. 2 - A FIXAÇÃO DE PRAZO PARA SOLVER OBRIGAÇÃO TRIBUTARIA NÃO E MATERIA RESERVADA A LEI. NÃO ESTA, ASSIM, CARACTERIZADA QUALQUER VINCULAÇÃO AO PRINCIPIO DA LEGALIDADE TRIBUTARIA. 3 - O PRAZO PARA PAGAMENTO DO TRIBUTO É UM DOS ELEMENTOS COMPONENTES DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. 4 - RECURSO IMPROVIDO.” (j. 27/05/1996, DJ 17/06/1996)

  • A banca agora está legislando por quê:

    art. 148. A União, mediante lei COMPLEMENTAR, poderá instituir empréstimos compulsórios: [...].

  • Aiai...

  • nem na bala um trem desse. é LEI COMPLEMENTAR

  • Se eu tivesse feito essa prova eu tava devendo nota pra Vunesp kk

  • Valei-me....Q prova do cão foi essa???

  • Faltou um "complementar" no enunciado.

    Se precisa de ajudar pra focar nos estudos da uma conferida no meu canal: https://www.youtube.com/channel/UC9xjJkzSVC89u1HZ-gg8xCA