SóProvas


ID
3803017
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A CRÔNICA


“Crônica tem esta vantagem: não obriga ao paletó-e-gravata do editorialista, forçado a definir uma posição correta diante dos grandes problemas; não exige, de quem a faz, o nervosismo saltitante do repórter, responsável pela apuração do fato na hora mesma em que ele acontece; dispensa a especialização suada em economia, finanças, política nacional e internacional, esporte, religião e o mais que imaginar se possa. Sei bem que existem o cronista político, o esportivo, o religioso, o econômico, etc., mas a crônica de que estou falando é aquela que não precisa entender de nada ao falar de tudo. Não se exige do cronista geral a informação ou o comentário precisos que cobramos dos outros. O que lhe pedimos é uma espécie de loucura mansa, que desenvolva determinado ponto de vista não ortodoxo e não trivial, e desperte em nós a inclinação para o jogo da fantasia, o absurdo e a vadiação de espírito. Claro que ele deve ser um cara confiável, ainda na divagação. Não se compreende, ou não compreendo, cronista faccioso, que sirva a interesse pessoal ou de grupo, porque a crônica é território livre da imaginação, empenhada em circular entre os acontecimentos do dia, sem procurar influir neles. Fazer mais que isto seria pretensão descabida de sua parte. Ele sabe que seu prazo de atuação é limitado: minutos no café da manhã ou à espera do coletivo.”

Carlos Drummond de Andrade

"Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio (palavra de origem latina significando "noite igual") pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência."

Assinale a alternativa que identifica CORRETA E RESPECTIVAMENTE os núcleos dos sujeitos de "é" e "são", em destaque no período acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ "Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio (palavra de origem latina significando "noite igual") pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência."

    ➥ O quê é denominada de Equinócio? Está demarcação do início do outono (=sujeito simples cujo núcleo é o substantivo "demarcação"); o quê é aproximadamente igual na sua ocorrência? Os comprimentos do dia e da noite (=sujeito simples cujo núcleo é o substantivo "comprimentos", por isso o verbo está flexionado no plural, para fazer corretamente a concordância).

    ➥ O núcleo do sujeito pode ser, tradicionalmente, um substantivo (normalmente), um pronome, um numeral, um verbo no infinitivo, uma oração substantiva ou uma palavra substantivada. É muito importante notar que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • "Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio (palavra de origem latina significando "noite igual") pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência."

    O que é denominada de Equinócio? Esta demarcação.

    O que são aproximadamente iguais na sua ocorrência? Os comprimentos.

  • Analise comigo..

    "Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio "

    O que é denominado equinócio?

    Esta demarcação. = Sujeito

    Núcleo do sujeito = Demarcação. (Obs: O núcleo do sujeito é sempre um substantivo).

    os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência."

    O que são aproximadamente (...) ?

    Os comprimentos.

    Núcleo do sujeito: comprimentos

    Bons estudos!

  • Por núcleo do sujeito entende-se substantivo, pronome ou palavra substantivada. Eis os três elementos que podem atuar como palavra nuclear de um sujeito. É de fácil reconhecimento sua presença, porque os termos que ao redor dele flutuam com ele concordam. Vejam exemplo:

    "Algumas formas governamentais e antigovernamentais conquistam adeptos e críticos ferrenhos."

    Note que o termo em negrito se porta como o regulador das flexões dos elementos sublinhados (pronome, adjetivos e verbo). Se for apresentado no singular, os mesmos elementos, outrora no plural, deverão apresentar-se no singular:

    "Alguma forma governamental e antigovernamental conquista adeptos e críticos ferrenhos."

    Leiamos o excerto trazido a fim de encontrar o núcleo do sujeito das formas verbais "é" e "são":

    "Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio (palavra de origem latina significando "noite igual") pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência."

    Ambos os substantivos em negrito desempenham o papel de núcleo das respectivas formas verbais, ou seja, "é" e "são". Observe que vários elementos se flexionam a fim de concordar com eles.

    a) outono - dia e noite

    Incorreto. Ambos núcleos de adjuntos adnominais;

    b) Equinócio - ocorrência

    Incorreto. Respectivamente: núcleo de complemento nominal e núcleo de adjunto adverbial;

    c) outono - comprimentos

    Incorreto. Respectivamente: núcleo de adjunto adnominal e núcleo do sujeito;

    d) demarcação - comprimentos

    Correto. Vide detalhamento acima;

    e) nenhuma das anteriores.

    Incorreto. A resposta acima anula esta.

    Letra D

  • o núcleo do sujeito, em regra, não é preposicionado.

  • Vale acrescentar que na primeira oração o sujeito, que pode ser um um substantivo ou um termo substantivado, está sendo determinado pelo pronome demonstrativo Esta o qual está flexionado de acordo com o substantivo.

    Esta demarcação do início do outono é denominada de Equinócio

    ...pois os comprimentos do dia e da noite são aproximadamente iguais na sua ocorrência

    Aqui temos o artigo determinando o substantivo, os demais termos não podem ser sujeito pois estão preposicionados.

  • Esta é adjunto adnominal e não o núcleo.