SóProvas


ID
3811948
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da estabilidade dos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, leia:


I- São estáveis após três anos de efetivo exercício;

II- O servidor público perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

III- Há como condição para a aquisição da estabilidade, avaliação especial obrigatória de desempenho por comissão instituída para essa finalidade;

IV- Ao servidor que sofre algum processo administrativo poderá ser aplicada medida de afastamento por tempo indeterminado sem direito ao rendimento mensal.


Assinale a alternativa que apresente somente alternativa corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gab___ D

  • Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • Estudar para concurso público é muito mais que apenas sentar e estudar.

    Receba palavras de ânimo e incentivo.

    Insta e Telegram

    adriano.coelho.somando.ideias

  • GABARITO: D

    I - CERTO: Art. 41 - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    II - CERTO: Art. 41, §1º - O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    III - CERTO: Art. 41, §4º - Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    IV - ERRADO: Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o título relacionado à Administração Pública e também a lei 8.112 de 1990 (dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

    ANALISANDO OS ITENS

    Item I) Este item está correto, pois, de acordo com o artigo 41, da Constituição Federal, são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. O item "I" transcreveu o dispositivo em tela da Constituição Federal. Portanto, este item está certo.

    Item II) Este item está correto, pois, de acordo com o § 1º, do artigo 41, da Constituição Federal, o servidor público poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. Portanto, este item está certo.

    Item III) Este item está correto, pois, de acordo com o § 4º, do artigo 41, da Constituição Federal, como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. O item "III" transcreveu o dispositivo em tela da Constituição Federal. Portanto, este item está certo.

    Item III) Este item está incorreto, pois, de acordo com o artigo 147, da lei 8.112 de 1990, como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração. Além disso, o afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo. Devido às expressões "tempo indeterminado" e "sem direito ao rendimento mensal", este item se encontra errado.

    GABARITO: LETRA "D"

  • De acordo com comentário de Bruna Tamara.

    28 de Junho de 2020 às 08:13

    GABARITO: D

    I - CERTO: Art. 41 - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    II - CERTO: Art. 41, §1º - O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    III - CERTO: Art. 41, §4º - Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    IV - ERRADO: Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • Estabilidade: 03 anos

    Vitaliciedade: 02 anos

  • Artigo 147 da lei 8.112===" Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a  autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, SEM PREJUÍZO DA REMUNERAÇÃO"