SóProvas


ID
3812788
Banca
COPESE - IF-TM
Órgão
IF-TM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A virtú do príncipe não consiste num conjunto fixo de qualidades morais que ele oporá à fortuna, lutando contra ela. A virtú é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.

CHAUI, MARILENA. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.



Maquiavel escreveu a obra O Príncipe na qual faz uma reflexão sobre a monarquia e o papel do governante. Segundo esse autor, a virtú estava baseada:

Alternativas
Comentários
  • Maquiavel exorta o príncipe: deve ser plástico, mutável, bom quando possível, mau se necessário, mas, sobretudo, cauteloso ou açodado conforme a ocasião.

    Agora para responder com base no texto:

    A) Na apreensão dos valores cristãos, da moral social vigente e da compatibilidade entre política e religião.

    O Maquiavel não se referia a valores cristãos, nem de moral... pelo contrário, ele dizia que os fins se justificavam pelos meios e que o príncipe deveria ser mau e bom quando fosse conveniente. Inclusive no texto da questão não fala nada sobre religião.

    B)Na capacidade pessoal do príncipe de dominar os eventos e alcançar um fim objetivado, por qualquer meio.

    O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel.

    ... mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna

    C) No curso dos acontecimentos históricos independentes da vontade humana. Esses acontecimentos vão tecendo a nervura da realidade.

    ... mudando com elas para agarrar e dominar a fortuna e não esperando acontecer. O príncipe deve decidir com astúcia como vai agir e reagir em todos os casos.

    D) No exército forte escolhido pelo príncipe que seja capaz de vencer qualquer situação adversa e inusitada, devendo respeito e atenção ao soberano.

    A resposta está certa mas não responde ao que foi perguntado.. que é sobre a virtú do príncipe.

    E) Na reputação do príncipe, que em alguns casos pode ser cruel, mas sempre com o intuito de manter o povo unido e leal a si.

    O príncipe deve ser cruel para manter o povo com medo e leal a ele. A união do povo pode criar uma rebelião, por isso é melhor ser temido que amado.