SóProvas


ID
3818296
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nobel de Economia vai para trio que

pesquisa formas de reduzir a pobreza


      Neste ano, o comitê do Prêmio Nobel de Economia concedeu a honraria a três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

      Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento.

      Em meados dos anos 1990, o norte-americano Michael Kremer foi a campo testar intervenções que poderiam melhorar o desempenho escolar de crianças no oeste do Quênia. A francesa Esther Duflo e o indiano Abhijit Banerjee (que são casados) realizaram estudos semelhantes em outros países. Na Índia, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças se beneficiaram de programas de reforço em salas de aula. A saúde também está no trabalho dos laureados. Seus estudos mostraram como populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva.

      Dentre o trio de laureados, vale destacar Esther Duflo: ela é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel de Economia.

(https://revistagalileu.globo.com, 14.10.2019. Adaptado)

Duas palavras usadas no texto para se referir aos pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ Neste ano, o comitê do Prêmio Nobel de Economia concedeu a honraria a três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer. Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento [...] Dentre o trio de laureados, vale destacar Esther Duflo: ela é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel de Economia.

    ➥ Os substantivos que estão em preto e em negrito foram usados para substituir o termo "pesquisadores"; trata-se de um recurso coesivo de substituição para evitar repetições e, assim, deixar o texto mais coeso.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    especialistas (2° parágrafo) e laureados (3° e 4° parágrafos).

    Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento.

  • GABARITO: LETRA E

     Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso

    Eles quem ? os especialistas, quais especialistas ? três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

    A saúde também está no trabalho dos laureados, (no trabalho dos pesquisadores). Para deixar a segunda mais clara ainda no último parágrafo:  Dentre o trio de laureados, que trio ? três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

    vamos pra cima!

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    insta:@bizú.concurseiro

  • Significado de LAUREADO:

    Que ou quem recebeu um prêmio.

    Fonte: Priberam dicionário.

  • Ao responder a esta questão, é preciso voltar à leitura para ver quais palavras se referem aos pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia. É uma questão que requer conhecimentos sobre Coerência e Coesão Referencial.


    COERÊNCIA – resulta da relação harmoniosa entre pensamentos ou ideias apresentadas num texto sobre determinado assunto e tema.


    COESÃO – responde pela perfeita articulação das ideias, o que se consegue através do encadeamento semântico (relativo ao significado, ao sentido) e do encadeamento sintático (mecanismos que unem uma oração à outra: coesão é, portanto, a conexão entre as partes do texto).


    COESÃO REFERENCIAL – é o processo pelo qual se retoma ou antecipa um termo no texto. A coesão referencial pode se referir tanto a algo que já fora mencionado como a algo que ainda será citado.

    A coesão referencial pode ser de ordem gramatical ou lexical. A gramatical realiza-se por meio de pronomes, numerais e advérbios, e a lexical, por meio de substituição de palavras por outras do mesmo campo semântico (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia ou nomes genéricos). A elipse também se mostra como eficiente mecanismo coesivo.


    Exemplos:


    “Toda a população pensa em como resolver o problema da corrupção, mas seria muito importante se as autoridades pensassem nisso também." (O pronome demonstrativo “isso" contraído com a preposição “em" retoma não apenas uma palavra, mas toda uma ação – resolver o problema da corrupção.)


    “A corrupção faz parte do cotidiano da população brasileira; uma possível solução para esse problema seria a criação de um projeto de lei." (O pronome demonstrativo “esse" retoma um problema que está na frase anterior – a corrupção fazer parte do cotidiano da população brasileira.)


    “Os bandidos fugiram sem deixar pistas, entretanto a polícia foi eficiente no processo investigativo e capturou-os rapidamente." (O pronome oblíquo átono “os" retoma o termo “bandidos".)


    “Bom seria poder contar com a classe dominante, pois ela tem condições de melhorar o país." (O pronome pessoal reto “ela" retoma “a classe dominante".)


    “Andréa mora na Atlântica, Maria de Fátima no Morro do Cantagalo, mas as duas desfrutam do mesmo mar; junto com as tartarugas, os peixes e os sacos plásticos." (O numeral “duas" retoma “Andréa" e “Maria de Fátima.)


    “A seção de puericultura da Livraria Cultura traz 2.038 itens. Ali abundam títulos como “Criando Filhos Vitoriosos" ou “Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê". Será que pais têm realmente todo esse poder sobre o futuro de suas crianças? (O advérbio “ali" retoma “A seção de puericultura da Livraria Cultura".)


    “O goleiro se contundiu. Na defesa, o jogador quebrou o braço." (hipônimo e hiperônimo)


    “Os meios de transporte estão cada vez mais precários e é a sociedade que sofre com tal problema. Os carros de passeio em sua maioria não são regulados e liberam gases tóxicos, o que acarreta a necessidade da revisão anual dos automóveis no DETRAN; os ônibus sempre cheios de problemas causam risco aos pedestres e passageiros e, dessa forma, as empresas precisam fazer revisões preventivas em seus veículos; os aviões, ainda que mais seguros, quando são muito antigos conferem riscos à tripulação e por isso as empresas responsáveis devem verificar sempre as aeronaves." (Foram usados sinônimos para retomar “meios de transporte".)


    “Malvina está realmente animada com o novo curso. (ø)Já comprou uniforme, apostilas, materiais, e (ø)estabeleceu horários de estudo." (Aqui a coesão referencial foi tomada pela elipse dos termos.)


    “O Governo Federal busca reeditar a CPMF, fato que não tem aprovação de uma população que já sofre com uma alta carga de impostos." (Anáfora encapsuladora – termo nominal abstrato, genérico inespecífico que apresenta uma intenção argumentativa, um teor avaliativo. Enquadram-se nessa categoria outros nomes como: coisa, pessoa, fato, fenômeno etc.)


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O termo “comitê" (1º parágrafo) refere-se aos organizadores do Prêmio Nobel de Economia; “organizadores" (2º parágrafo) refere-se ao comitê do Prêmio Nobel de Economia. Foi usada a palavra “organizadores" a fim de evitar a repetição do termo “comitê".

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Apenas o termo “especialistas" (2º parágrafo) refere-se aos três pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Apenas o termo “especialistas" (2º parágrafo) refere-se aos três pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Apenas “laureados" (3º e 4º parágrafos) refere-se aos três pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia.

    laureado = aquele que, num concurso ou exame, obteve um prêmio; premiado.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – Tanto “especialistas" (2° parágrafo) quanto “laureados" (3° e 4° parágrafos) referem-se aos três pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel de Economia.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)
  • A pergunta quer saber quais palavras foram empregadas ao decorrer do texto para fazer referência aos três pesquisadores especialistas em Economia, que receberam o Nobel: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

    A) Errada. pois o "comitê" foi quem concedeu o prêmio ao trio e "organizadores" está errado também, pois, não foram os três que organizaram, eles apenas receberam a premiação.

    B) Errada. Embora "especialistas" esteja correto, pois, os premiados são, de fato, especialistas em Economia, a alternativa é invalidada por conter "comitê" e, como dito na "A", o comitê foi quem concedeu a premiação.

    C) Errada. Embora "especialistas" esteja correto, pois, os premiados, de fato, são especialistas em Economia, a alternativa é invalidada por conter "organizadores" e, como dito na "A", não foram os três que organizaram, eles apenas receberam a premiação.

    D) Errada. Embora "laureados" (termo usado para fazer referência àquele que obteve laurel, prêmio, ou uma láurea acadêmica) esteja correto, a alternativa é invalidada por conter "organizadores" e, como dito na "A", não foram os três que organizaram, eles apenas receberam a premiação..

    E) Correta. Eles são especialistas na área de economia, conforme dito no texto, e receberam o laurel (prêmio) Nobel de Economia.

    Espero que tenha conseguido entender. Qualquer dúvida me mande mensagem. Bons estudos!