SóProvas


ID
3818338
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Vocação: cronista

      A crônica é um gênero muito colado ao autor. É diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, que não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio. Escrevo narrativas em primeira pessoa e falo de coisas que se parecem com as que acontecem na minha vida. Então, quando falo com o público, ele já tem conhecimento de quem eu sou. Claro que o narrador da crônica não sou exatamente eu, e o que acontece na crônica na maioria das vezes não aconteceu comigo. Considero crônica um gênero de ficção. Se digo “eu fui à padaria” não significa que eu tenha ido à padaria. Não. Eu estava em casa escrevendo uma crônica em que o narrador foi à padaria. Mas é próximo de mim.

(Trecho de entrevista com Antônio Prata. https://livrariadavila.com.br. Adaptado)

Considere a seguinte passagem adaptada do texto:


A crônica é um gênero muito colado ao autor. ________ é diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, ______ não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio.

Preservando-se as relações de sentido do texto original e respeitando-se a concordância da norma-padrão da língua, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ A crônica é um gênero muito colado ao autor. ELA é diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, OS QUAIS não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio.

    ➥ Respectivamente: ELA (=pronome pessoal do caso reto "ela" referindo-se ao substantivo femino "crônica"); pronome relativo "os quais" retomando o substantivo "personagens" (=os quais/personagens). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    Ela … os quais não têm nada

  • MATEI A QUESTÃO QUANDO VI= TÊM, POIS ESTÁ NO PLURAL

  • Analise comigo:

    A crônica é diferente (ela )

    personagens ( os quais).

    Bons estudos!

  • CADA BOBEIRA QUE A GENTE DÁ ,ERREI BONITO ,MAIS É MELHOR ERRAR E APRENDER COM ERRO E NÃO ERRAR NA PROVA É LÓGICO.

    FOCO,FORÇA E FÉ GUERREIROS (AS)

  • Se tivesse alternativa ''as quais'' estaria certo?

    Já que pode dizer ''a personagem''

  • Pessoal que está em dúvida acerca do uso de "os quais" - está correto! pois o pronome relativo retoma "personagens". Olhe para o verbo "ter" em: "não têm nada a ver com isso". "têm" denuncia que o referente está no plural, logo o pronome correto é "os quais".

    Gabarito letra E!

  • A questão exige o uso correto de pronomes. Na primeira lacuna, de um pronome pessoal e na segunda; de um pronome relativo.

    O pronome obrigatoriamente substitui um nome (Substantivo), dai o PRO-NOME. O correto na primeira lacuna é o pronome pessoal ELA, pois estará substituindo o nome "A crônica" e na segunda lacuna o correto é o uso do pronome relativo "os quais", visto que ele retoma os nomes "Um assassino", "Uma nuvem", Um pé-de-meia". Fica mais fácil ainda a necessidade do pronome relativo está no plural em razão do verbo "têm" está no plural.

    A crônica é um gênero muito colado ao autor. ___ELA_____ é diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, __os quais____ não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio.

  • MATEI AQ UESTÃO PELO O TÊM ACENTUADO RSRSR. COISA DE CONCURSEIRO!

  • A questão requer conhecimento sobre as Concordância Verbal e Nominal e Coesão Referencial.

     

    COESÃO REFERENCIAL – é o processo pelo qual se retoma ou antecipa um termo no texto. A coesão referencial pode se referir tanto a algo que já fora mencionado como a algo que ainda será citado.

    A coesão referencial pode ser de ordem gramatical ou lexical. A gramatical realiza-se por meio de pronomes, numerais e advérbios, e a lexical, por meio de substituição de palavras por outras do mesmo campo semântico (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia ou nomes genéricos).


    Em:

    “A crônica é um gênero muito colado ao autor. Ela é diferente do romance, que pode ter personagens como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, os quais não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio."


    A primeira lacuna deve ser preenchida pelo pronome pessoal reto feminino singular “ela" porque está retomando o substantivo feminino singular “crônica", evitando a repetição deste vocábulo.

    Lembrando que os pronomes pessoais substituem os substantivos.


    A segunda lacuna deve ser preenchida pelo pronome relativo masculino plural “os quais" porque está se referindo a mais de um elemento: “um assassino, uma nuvem e um pé-de-meia".


    Regra geral de concordância nominal com mais de um substantivo:

     

    Se os termos substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo ou o pronome relativo ficam no masculino plural. E os elementos a que o pronome relativo se refere são de gêneros diferentes.

    Lembrando que o pronome relativo sempre se refere ao substantivo ou palavra substantivada anterior a fim de evitar sua repetição desnecessária.


    Logo, a resposta correta é alternativa (E).


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • E

    A questão é mais de nível interpretativo. Procura-se o referente para que se possa fazer a concordância adequada.

    “A CRÔNICA é um gênero muito colado ao autor. ELA (a crônica) é diferente do romance, que pode ter PERSONAGENS como um assassino, uma nuvem, um pé-de-meia, OS QUAIS (os personagens) não têm nada a ver com o escritor no sentido mais óbvio”.

  • coloquei E mas fiquei na dúvida... não podia ser ELE no primeiro espaço? concordando com "um gênero"? (A crônica é um gênero (...). Ele (o gênero) é diferente do romance"?