SóProvas


ID
3818458
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nos Estados Unidos, uma casa pode ser legalmente assombrada


      Existem dois tipos de pessoas: aquela que escuta um barulho estranho na cozinha e vai conferir o que é, e a que fica quietinha no seu canto e planeja um jeito de fugir. Essa pode ser a diferença entre sobreviver ou não em um filme de terror – mas também pode definir se você compraria ou não uma casa.

      Muita gente é fascinada por eventos macabros e considerados “sobrenaturais”. Tanto é que ___________ até mesmo agentes imobiliários especializados em vender casas mal-assombradas. Mas o que define se uma casa é ou não assombrada? Nos Estados Unidos, isso pode estar até na escritura.

      Dependendo dos eventos passados ocorridos na casa, ela pode ser considerada “estigmatizada”. Ou seja, mesmo que não tenha nada de errado fisicamente com a casa, os vendedores ou agentes imobiliários devem avisar que algumas coisas estranhas já aconteceram por ali, o que pode afastar os compradores – ou atraí-los.

      Nos Estados Unidos, os estados são mais autônomos para decidir as próprias leis. Na Califórnia, por exemplo, o vendedor é obrigado a informar de quaisquer mortes que tenham se passado na casa nos últimos três anos. Já em Massachusetts, quem vende só é obrigado a falar sobre o passado da casa se os compradores perguntarem.

      O fato de a casa ser estigmatizada influencia a decisão do consumidor e até o preço. Segundo uma enquete feita nos Estados Unidos, metade dos moradores não compraria uma casa se ela fosse conhecida por ser assombrada. Por lá, a preocupação é tanta que ___________ até um site que mostra se alguém já morreu no terreno que você está querendo comprar – se estiver disposto a pagar 11 dólares pelo serviço, claro.

https://super.abril.com.br... - adaptado. 

Considerando-se o uso dos porquês, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Tiago não sabe ________ foi tão mal nas provas.

Se chegamos até aqui é ________ trabalhamos duro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Tiago não sabe por que foi tão mal nas provas.

    Se chegamos até aqui é porque trabalhamos duro.

    ➥ Se puder ser trocado por: Razão pela qual, motivo pelo qual, por que motivo, pelas quais= POR QUE;

    ➥ Se puder ser trocado por: Pois, já que, visto que= PORQUE;

    ➥ POR QUÊ= Sempre usando antes de pontuação - ?/!/.

    ➥ PORQUÊ= Substantivo, na maioria das vezes vem precedido de artigo (= o porquê= o motivo).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer saber qual das alternativas apresenta a sequência correta. Vejamos:

    Tiago não sabe ________ foi tão mal nas provas.

    POR QUE = por qual razão / motivo.

     .

    Se chegamos até aqui é ________ trabalhamos duro.

    PORQUE = pois, conjunção coordenativa explicativa.

     .

    Uso dos porquês

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

    Gabarito: Letra D