SóProvas


ID
3818686
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com KASPARY, o uso das siglas deve obedecer a certos critérios, para que elas não percam sua finalidade de facilitar a compreensão do escrito em que se encontram inseridas. Considerando-se o exposto, analisar os itens abaixo:


I. É conveniente, no momento de empregar uma sigla, considerar se ela é conhecida pelos leitores a quem se dirige a comunicação.

II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

III. Para introduzir, nas comunicações, uma sigla nova, deve-se escrever primeiro por extenso a locução ou expressão e, entre parênteses ou após travessão, a sigla correspondente.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: C

  • II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

    Quanto mais abrangente o público de leitores, maior é a chance de ter alguém que não entenderá a sigla. Já quando é restrito é o oposto, pois entende-se que o público tem conhecimento do assunto abordado. Por exemplo, vou escrever um artigo destinado a cirurgiões dentistas, é bem provável que o leitor tenha alguma relação com área e entenda do tema.

    gab: C

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do uso das siglas, conforme determina KASPARY.

    I. O emprego das siglas deverá restringir-se às formas já existentes e consagradas. Assim, inferimos que é preciso considerar se ela é conhecida pelos leitores a quem se dirige a comunicação. Ou seja, esta afirmativa é correta.
    II. Na situação hipotética em que a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores não existe obrigação maior ou menor, uma vez que a regra é apenas uma: deve ser apresentado o nome completo da instituição, antes da sigla (que deve vir entre parênteses), na primeira menção.  Portanto, esta afirmativa é incorreta.
    III. Na primeira citação, a expressão designada deve vir escrita por extenso, de forma completa e correta, sempre antes de sua sigla, separados por parênteses. Sendo assim, inferimos que esta afirmativa está correta.

    A partir da análise realizada acima, verificamos que apenas estão corretas as afirmativas I e III e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C .


  • O termo "conveniente" na letra A mudou minha perspectiva em relação a ela. Lendo inicialmente achei que tava errada, mas me atentando ao termo mudei de ideia.

  • Esse aí não estudou redação oficial. SÓ PODE USAR TRAVESSÃO antes da sigla.

  • Gabarito C

    II. Na comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores não existe obrigação maior ou menor, já que a regra é apenas uma: deve ser apresentado o nome completo da instituição, antes da sigla (que deve vir entre parênteses), na primeira menção.

  • Gab: C

    Revisão:

    II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

    Quanto mais abrangente o público de leitores, maior é a chance de ter alguém que não entenderá a sigla. Já quando é restrito é o oposto, pois entende-se que o público tem conhecimento do assunto abordado. Por exemplo, vou escrever um artigo destinado a cirurgiões dentistas, é bem provável que o leitor tenha alguma relação com área e entenda do tema.