SóProvas



Questões de Formatação


ID
2948275
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base na Lei Complementar do Estado de Goiás n° 33/2001, quanto à articulação de textos legais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA : LETRA A

  • a) CORRETA

    b) Seções e subseções são identificadas em algarismos romanos e escritas em maiúsculo

    c) artigo não se indica por extenso. Na verdade é indicado pela abreviatura "Art"

    d) inciso representado por algarismo romano / alínea é em letra minúscula, seguida de parenteses

    e) parágrafo segue a mesma lógica do artigo. Numeração ordinal ate o nono, e cardinal a partir do 10

  • Para responder a essa questão, o candidato deve possuir conhecimento referente à Lei complementar do Estado de Goiás Nº 33, de 1º de agosto de 2001, especificamente sobre os princípios pelos quais os textos são articulados, que está presente no Art. 9º. Vamos à análise:

    A)  O princípio VI afirma que "Os Capítulos, Títulos, Livros, e Partes serão grafados em Letras maiúsculas e identificados por algarismos romanos, podendo estas últimas desdobrarem-se em Parte Geral e Parte Especial ou serem subdivididas em partes expressas em numeral ordinal, por extenso". Diante dessa informação, é possível verificar que este item está correto.
    B) O princípio VII afirma que "as subseções e Seções serão identificadas em algarismos romanos, grafadas em letras minúsculas e postas em negrito ou caracteres que as coloquem em realce". Assim, o que torna o item incorreto é a informação "algarismos arábicos" e a ausência da outra opção (ou caracteres que as coloquem em realce) que pode ser usada para realçar as subseções ou Seções. 
    C) O princípio I afirma que "a unidade básica de articulação será o artigo, indicado pela abreviatura 'Art.', seguida de numeração ordinal até o nono e cardinal deste". Dessa forma, é possível verificar que o item está incorreto porque sinaliza que o nome "artigo" deve ser escrito por extenso e suprime a informação de como a numeração deve ser escrita após o nono (e cardinal a partir deste). 
    D) O princípio IV afirma que "os incisos serão apresentados por algarismos romanos, as alíneas por letras maiúsculas e os itens por algarismos arábicos". Diante dessa citação, é possível constatar que houve uma inversão de posicionamento entre "algarismos romanos" e "algarismos arábicos", portanto, o item está incorreto.
    E) O princípio III orienta que "os parágrafos serão representados pelo sinal gráfico '§', seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste, utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão 'parágrafo único' por extenso". Sendo assim, é possível verificar que o erro deste item está na informação "seguido de numeração cardinal até o nono", pois na verdade deve ser usada a numeração ordinal. A cardinal só pode ser usada após o nono.
    Gabarito: Letra A
  • Art. 9º - Os textos legais serão articulados com observância dos seguintes princípios:

    I - a unidade básica de articulação será o artigo, indicado pela abreviatura "Art.", seguida de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste;

    II - os artigos desdobrar-se-ão em parágrafos ou em incisos; os parágrafos em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens;

    III - os parágrafos serão representados pelo sinal gráfico "§", seguido de numeração ordinal até o nono e cardinal a partir deste, utilizando-se, quando existente apenas um, a expressão "parágrafo único" por extenso;

    IV - os incisos serão representados por algarismos romanos, as alíneas por letras minúsculas e os itens por algarismos arábicos;

    V - o agrupamento de artigos poderá constituir Subseções; o de Subseções, a Seção; o de Seções, o Capítulo; o de Capítulos, o Título; o de Títulos, o Livro e o de Livros, a Parte;

    VI - os Capítulos, Títulos, Livros e Partes serão grafados em Letras maiúsculas e identificados por algarismos romanos, podendo estas últimas desdobrar-se em Parte Geral e Parte Especial ou ser subdivididas em partes expressas em numeral ordinal, por extenso;

    VII - as subseções e Seções serão identificadas em algarismos romanos, grafadas em letras minúsculas e postas em negrito ou caracteres que as coloquem em realce;

    VIII - a composição prevista no inciso V poderá também compreender agrupamentos em Disposições Preliminares, Gerais, Finais ou Transitórias, conforme necessário.


ID
3012034
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Kaspary (2016) define diversas normas e recomendações a respeito da digitação qualitativa. Sendo assim, analise as seguintes assertivas relativas à grafia de numerais e de datas em atos normativos:

I. Os numerais devem ser escritos por extenso quando constituírem uma única palavra (dez, cinquenta, cem, mil, etc.).
II. Os numerais, quando constituírem mais de uma palavra, deverão ser grafados em algarismos (27, 128, 555, etc.).
III. As datas devem ser escritas por extenso, e sempre com o algarismo indicativo do dia precedido de zero e do ano com ponto separando as classes (exemplo: 03 de novembro de 2.018).

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Apenas a III tá incorreta

    Vale lembrar que o número 1 não precisa ser procedido de 0

    Ficando correto:

    Primeiro de julho de 2019 (o número 1 fica por extenso).

    Bons estudos.

  • Não se usa o zero antes do dia. Se o ofício for do dia 01, deve-se escrever

    por extenso “primeiro”. Do dia 2 ao dia 9, usar o algarismo sem o zero;

    • Se o documento tiver três ou mais parágrafos, ele deve ser numerado;

  • ERREI PQ NÃO LI INCORRETAS! ATENÇÃO É TUDO!!

  • Para conseguir analisar cada item e identificar qual o incorreto, é preciso ter conhecimento sobre como Kaspary (2016) define as normas e recomendações da digitação qualitativa, especificamente, sobre a forma como os numerais e as datas são redigidas. Vejamos: 

    I -  Para tal autor, assim como no Manual de Redação, os números são escritos por extenso nas seguintes situações: numerais, cardinais ou ordinais, representados por uma única palavra; e quando, em números fracionários, o numerador puder ser representado por uma única palavra, e o denominador não contiver a expressão “avos". Sendo assim, a afirmação deste item está correta.
    II - Quanto ao uso de  algarismos arábicos, eles devem ser empregados em várias situações. Dentre elas: numerais, cardinais ou ordinais, formados por mais de uma palavra; números fracionários que não se enquadrem na escrita por extenso; escores de vereditos, contagem de votos e assemelhados, dentre outros. Dessa forma, a afirmação deste item está correta.

    III - Com relação à grafia de datas e números, Kaspary orienta que se deve escrever os números cardinais, quando designam um ano, sem ponto (.) ou espaço separando as classes. Assim, grafa-se, por exemplo, 2008, e não 2.008. Já para separar os elementos de uma data, é recomendado que se priorize o uso do hífen (por exemplo, em 10-10-2008), o que proporciona clareza e economia de tempo na elaboração de um documento. Além disso, recomenda antepor o algarismo zero (0) ao número indicativo do dia e/ou do mês sempre que existir a possibilidade de fraude (por exemplo, em 1-1-2009, que poderia eventualmente ser substituído por 11-11-2009 se não fosse escrito com a anteposição do zero: 01-01-2009). Sendo assim, diante dessa orientação, é possível concluir que as datas não devem ser escritas apenas por extenso nem tampouco o ano deve ter ponto separando as classes, conforme afirma o item. Portanto, esta afirmação está incorreta.

    Diante da análise acima, verificamos que só existe um item incorreto, que é o III, e o gabarito da questão é a letra B.

    Gabarito: Letra B
  • RESPOSTA: B

  • incorretas !!!!! perdeu a vaga

  • Número 0 (zero) em hipótese nenhuma nas datas!

    Caso o mês for o dia primeiro, escreva primeiro (ficou redundante, mas foi de propósito).

    Mais de um (1) parágrafo, e necessário enumerar para ficar "arrumadinho" o texto .

    Espero ter ajudado. TMJ!


ID
3014059
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Solicito que vc me encaminhe, em resposta a este e‐mail, os documentos que segue, conforme exigência do Ministério Público do Trabalho apartir de janeiro do ano em curso.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Solicito que Vossa Senhoria (por exemplo) encaminhe, em resposta a este e‐mail, os documentos que seguem, conforme exigência do Ministério Público do Trabalho, a partir de janeiro do ano em curso. 

  • Documentos que SEGUEM
  • "VC" KKKKKK

  • É tanto erro que parece até que tem pegadinha

  • ''Solicito que vc ''

    ''Os documentos que segue ''

  • todo mundo tá tão internetês que consideram comum o ''VC'' , confesso que na primeira vista não estranhei não kkk.

    mas acertei a questão kkk

  • Hoje em dia a comunicação é do tipo "Kd vc?"

  • Essa é uma questão que exige do candidato uma análise sobre a adequação da linguagem a partir do que preceitua a correspondência oficial, bem como a correção gramatical. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações e a digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização.
    Diante do exposto, verificamos que um ato normativo deve ser escrito sem erros e, portanto, a abreviação da palavra "você" (vc), que é própria da linguagem informal, e a construção do vocábulo "a partir" (apartir) constituem dois erros que estão infringindo a correção gramatical e a adequação da linguagem. Sendo assim, o item está incorreto. 


    GABARITO: ERRADO
  • Comunicação oficial com abreviação da palavra você (vc)? Questão de graça
  • parei no vc.... hahaha

  • Eu acertei por causa do ''me" e nem vi o "vc" kkkkkkkkkkk a internet está me destruindo hahahahah

  • Frase que provoca alucinações quando "vc" lê ela.

    Frase com mais de seis erros!!!

    Famosa questão "de Grátis".

    GABARITO: ERRADO!

  • Solicito que vc me encaminhe, em resposta a este e‐mail, os documentos que segue, conforme exigência do Ministério Público do Trabalho apartir de janeiro do ano em curso.

    Além disso a construção está sem coerência, não está claro! "Documentos que seguem?"" hã??

    há também erros de vírgulas...

    Prefiro acreditar que esses quase 5% que erraram foi por clicar na opção errada. Meus Deus, isso chega a ser quase impossível de se errar.

  • Questão com diversos erros, mas um que nem me atentei foi o "vc", virou tão habitual esse termo que a gente olha e passa batido kkk

    Perigoso, bora prestar atenção galera

    Baixa o app Kwai com meu link pelo celular e faz o login, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg

  • se algum concursado escreve assim, pode desconfiar...


ID
3214036
Banca
FEPESE
Órgão
IPRECON-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O fecho das comunicações oficiais tem dois propósitos importantes que são finalizar o documento e saudar o destinatário.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, para finalizar uma comunicação oficial para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, devemos usar como fecho:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ATENCIOSAMENTE:  Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.

    ? RESPEITOSAMENTE: Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA A

    Fechos para comunicações:

    O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Os modelos para fecho anteriormente utilizados foram regulados pela Portaria no 1, de 1937, do Ministério da Justiça, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República:

    Respeitosamente,

    b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos:

    Atenciosamente,

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Gabarito: A

    Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

     a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,

    b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente.


ID
3449332
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A NBR 6023:2002 é a Norma brasileira relacionada à Informação e documentação – Referências – Elaboração. Em seu Capítulo 4, Elementos da referência, tem a seguinte descrição: “a referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares”. A referência tem lugares onde ela pode aparecer, sendo descritos no capítulo 5 desta Norma. Acerca da localização das referências, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:c

    A referência pode aparecer:

    a)no rodapé;

    b)no fim de textos, partes ou seções;

    c)em lista de referências;

    d)antecedendo resumos, resenhas, recensões, conforme a ABNT NBR 6028, e erratas.

    Fonte:https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018


ID
3449335
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre as regras gerais de apresentação das referências bibliográficas, o Capítulo 6 da Norma NBR 6023:2002 é dedicado a esse assunto. Acerca da apresentação das referências, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:d

    As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

    Fonte:https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+


ID
3777649
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Manual de Redação da Presidência da República regula, dentro da Administração pública brasileira, a formatação do texto em redação do tipo

Alternativas
Comentários
  • "O que é Redação Oficial? Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público 

    redige comunicações oficiais e atos normativos. Neste Manual, interessa-nos tratá-la do ponto

    de vista da administração pública federal."

    FONTE: MRPR, p.16.

  • No M.R.P.R (p. 16), a Redação Oficial é definida como "a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos". Essa "maneira" não necessariamente é árida e contrária às manifestações contemporâneas de nossa língua. Trata-se, na verdade, de uma exigência da finalidade básica da comunicação oficial: comunicar com objetividade e máxima clareza.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao tipo de texto que é regulado pelo Manual de Redação da Presidência da República.

    Tendo em vista que o Manual de Redação da Presidência da República esclarece que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos e que a ele interessa tratá-la do ponto de vista da administração pública federal, é possível inferir que é sua responsabilidade regular a formatação do texto oficial. Sendo assim, identificamos que a única alternativa que pode responder este item é a letra B.


    Gabarito: Letra B

  • Para o cargo de jornalista, essa foi para não zerar. Até eu acertei.


ID
3818686
Banca
OBJETIVA
Órgão
FHSTE - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com KASPARY, o uso das siglas deve obedecer a certos critérios, para que elas não percam sua finalidade de facilitar a compreensão do escrito em que se encontram inseridas. Considerando-se o exposto, analisar os itens abaixo:


I. É conveniente, no momento de empregar uma sigla, considerar se ela é conhecida pelos leitores a quem se dirige a comunicação.

II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

III. Para introduzir, nas comunicações, uma sigla nova, deve-se escrever primeiro por extenso a locução ou expressão e, entre parênteses ou após travessão, a sigla correspondente.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: C

  • II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

    Quanto mais abrangente o público de leitores, maior é a chance de ter alguém que não entenderá a sigla. Já quando é restrito é o oposto, pois entende-se que o público tem conhecimento do assunto abordado. Por exemplo, vou escrever um artigo destinado a cirurgiões dentistas, é bem provável que o leitor tenha alguma relação com área e entenda do tema.

    gab: C

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do uso das siglas, conforme determina KASPARY.

    I. O emprego das siglas deverá restringir-se às formas já existentes e consagradas. Assim, inferimos que é preciso considerar se ela é conhecida pelos leitores a quem se dirige a comunicação. Ou seja, esta afirmativa é correta.
    II. Na situação hipotética em que a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores não existe obrigação maior ou menor, uma vez que a regra é apenas uma: deve ser apresentado o nome completo da instituição, antes da sigla (que deve vir entre parênteses), na primeira menção.  Portanto, esta afirmativa é incorreta.
    III. Na primeira citação, a expressão designada deve vir escrita por extenso, de forma completa e correta, sempre antes de sua sigla, separados por parênteses. Sendo assim, inferimos que esta afirmativa está correta.

    A partir da análise realizada acima, verificamos que apenas estão corretas as afirmativas I e III e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C .


  • O termo "conveniente" na letra A mudou minha perspectiva em relação a ela. Lendo inicialmente achei que tava errada, mas me atentando ao termo mudei de ideia.

  • Esse aí não estudou redação oficial. SÓ PODE USAR TRAVESSÃO antes da sigla.

  • Gabarito C

    II. Na comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores não existe obrigação maior ou menor, já que a regra é apenas uma: deve ser apresentado o nome completo da instituição, antes da sigla (que deve vir entre parênteses), na primeira menção.

  • Gab: C

    Revisão:

    II. O valor significativo da sigla depende do círculo de leitores a quem se deseja escrever, se a comunicação é destinada a um grupo restrito ou especializado de leitores, a obrigação de traduzir a sigla é maior.

    Quanto mais abrangente o público de leitores, maior é a chance de ter alguém que não entenderá a sigla. Já quando é restrito é o oposto, pois entende-se que o público tem conhecimento do assunto abordado. Por exemplo, vou escrever um artigo destinado a cirurgiões dentistas, é bem provável que o leitor tenha alguma relação com área e entenda do tema.


ID
3930574
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Augusto Pestana - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em conformidade com KASPARY, sobre a digitação qualitativa, analisar os itens abaixo:


I. Quando, no corpo de um ato oficial, ocorrer a expressão parágrafo único, tal expressão deverá ser grafada por extenso.
II. Quando se escrevem as palavras em caracteres maiúsculos, elas não são subordinadas às regras de acentuação gráfica. 

Alternativas
Comentários
  • Também em relação ao parágrafo, existe a prática da numeração ordinal até o nono (§ 9°)

    e cardinal a partir do parágrafo dez (§ 10.). Na hipótese de haver apenas um parágrafo, adota-se a grafia “Parágrafo único.” (e não “§ único”), com a primeira letra em maiúsculo quando inicia

    o texto e minúscula quando citada ao longo do texto. Os textos dos parágrafos serão iniciados

    com letra maiúscula e encerrados com ponto-final.

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    Quanto à grafia, ambos obedecem às mesmas convenções:

    começam sempre com letra maiúscula e terminam ou com ponto final ou, quando segue inciso, com dois-pontos; a numeração se faz com números arábicos, empregando-se números ordinais do

    1º ao 9º e cardinais, seguidos de ponto, de 10 em diante: 10.,

    11., etc. O número do artigo deve ser precedido da abreviação

    “Art.” e o do parágrafo, do sinal “§”, dando-se espaço entre um e

    outro. No caso de o parágrafo ser único, usa-se a expressão

    “Parágrafo único.” (sempre por extenso e seguida de ponto-final).

    Exemplo na LC 95/98:

    Art. 1º A elaboração, a redação, a alteração e a

    consolidação das leis obedecerão ao disposto nesta Lei

    Complementar.

    Parágrafo único. As disposições desta Lei Complementar

    aplicam-se, ainda, às medidas provisórias e demais atos

    normativos referidos no art. 59 da Constituição Federal, bem como, no que couber, aos decretos e aos demais atos de

    regulamentação expedidos por órgãos do Poder Executivo.

    Fonte: file:///C:/Users/usuario/Downloads/manual_redacao.pdf

  • O parágrafo é representado por sinal gráfico § (signum sectionis, em português, sinal de seção ou sinal de corte).

    Também em relação ao paragráfo, existe a prática da numeração ordinal até o nono (§ 9) e cardinal a partir do paragráfo dez (§ 10.). Na hipótese de haver apenas um paragráfo, adota-se a grafia "Parágrafo único" (e não "§ único), com a primeira letra em maiúsculo quando inicia o texto e minúscula quando citada ao longo do texto. Os textos dos paragráfos serão iniciados com letras maiúscula e encerrado com ponto-final.

  • O parágrafo é representado por sinal gráfico § (signum sectionis, em português, sinal de seção ou sinal de corte).

    Também em relação ao paragráfo, existe a prática da numeração ordinal até o nono (§ 9) e cardinal a partir do paragráfo dez (§ 10.). Na hipótese de haver apenas um paragráfo, adota-se a grafia "Parágrafo único" (e não "§ único), com a primeira letra em maiúsculo quando inicia o texto e minúscula quando citada ao longo do texto. Os textos dos paragráfos serão iniciados com letras maiúscula e encerrado com ponto-final.

  • Para os não assinantes, gabarito B

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à digitação qualitativa, a partir do que determina KASPARY.

    I. A orientação quanto ao emprego do termo “parágrafo único" no texto é que ele deve ser grafado por extenso, e não dessa forma: “§ único". Assim, verificamos que esta afirmativa está correta.
    II. Quanto ao uso de letras maiúsculas, sabemos, antes de qualquer determinação de qualquer manual, que utilizá-las não desobriga nenhum redator de seguir as regras de acentuação estabelecidas pela gramática normativa. Portanto, constatamos que esta afirmativa é incorreta.

    Com base na análise apresentada acima, verificamos que apenas a afirmativa I está correta e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra B.


    Gabarito do Professor: Letra B.



  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à digitação qualitativa, a partir do que determina KASPARY.

    I. A orientação quanto ao emprego do termo “parágrafo único” no texto é que ele deve ser grafado por extenso, e não assim: “§ único”. Assim, verificamos que esta afirmativa está correta.
    II. Quanto ao uso de letras maiúsculas, sabemos, antes de qualquer determinação de qualquer manual, que utilizá-las não desobriga nenhum redator de seguir as regras de acentuação estabelecidas pela gramática normativa. Portanto, constatamos que esta afirmativa é incorreta.

    Com base na análise apresentada acima, verificamos que apenas a afirmativa I está correta e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra B.

    Gabarito: Letra B




ID
3932563
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Um dos pronomes de tratamento mais utilizados e mais conhecidos nas redações oficiais é “Vossa Excelência”. Caso um documento oficial esteja sendo criado e o elaborador opte por utilizar este pronome de forma abreviada, de que formas este pronome deverá ser escrito?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    V. Exa. ou V. Ex.ª

  • Gabarito letra A: V. Exa. ou V. Ex.ª

    Obs.: pra nunca mais errar, vi um comentário de um colega do qc: se é “Vossa Excelência” tem de ter a letra a no final.

  • meu bizu: vexa ou vexa "ao quadrado".

  • A - V. Exa. ou V. Ex.ª

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da abreviação do pronome de tratamento Vossa Excelência.

    De acordo com o Manual de Redação, no corpo do texto do documento ou comunicação oficial deve-se utilizar o pronome 'Vossa Excelência' em todos os casos, em sua forma abreviada ou por extenso. Sendo assim, a regra de abreviação de tal pronome determina apenas duas possibilidades: V. Exa. ou V. Ex.ª. Dessa forma, a única alternativa que responde este item é a letra A.
    Gabarito do Professor: Letra A.


  • Meu bizu: vê exa


ID
3963850
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Clara do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo Kaspary (2007), as abreviaturas para as palavras que seguem estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Ex.mo é a abreviatura preferencial de excelentíssimo. As formas Ex.mo e Exmo. estão, também, corretas. Ou seja, essa questão está errada e deveria ser anulada.

  • a questão não está errada, você que errou

    Gab: B


ID
4015429
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, quando do uso de determinadas palavras, as mesmas são substituídas por abreviaturas, como, por exemplo, as listadas abaixo:

I - arc. = arcabouço
II - art. = artigo
III - cf. = conforme
IV - CN = Congresso Nacional


Com base no Manual supracitado, qual alternativa está correta?

Alternativas
Comentários
  • I. arc.= arcaico

    II. gabarito

    III. cf. = confronte

    IV. gabarito

  • Na própria questão há um erro de português kkkk

  • Explicação do erro no enunciado da própria questão: o motivo do erro é simples. Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. A frase colocada nas placas dos elevadores deveria ser corrigida, e a palavra "mesmo" substituída por "ele": "verifique se ele se encontra..." ... No entanto, frases como essa são deselegantes.

  • Para os não assinantes, gabarito C


ID
5073535
Banca
FURB
Órgão
TIMBOPREV - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com as normas de padronização de correspondências oficiais, ao que compete à numeração das páginas, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

( ) A numeração das páginas é obrigatória a partir da primeira página da comunicação.
( ) A numeração deve ser centralizada na página.
( ) A posição da numeração de página será no rodapé do documento ou acima da área de 2 cm da margem inferior.
( ) Deve ser utilizada fonte Times New Roman.
( ) O fecho das comunicações oficiais não deve ser numerado.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • (F) A numeração das páginas é obrigatória a partir da primeira página da comunicação. 

    (V) A numeração deve ser centralizada na página. 

    (V) A posição da numeração de página será no rodapé do documento ou acima da área de 2 cm da margem inferior. 

    (F) Deve ser utilizada fonte Times New Roman. 

    (V) O fecho das comunicações oficiais não deve ser numerado.

  • A numeração das páginas

    É obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação.

    Ela deve ser centralizada na página e obedecer à seguinte formatação:

    a) posição: no rodapé do documento, ou acima da área de 2cm da margem inferior; e

    b) fonte: Calibri ou Carlito

    Fonte: Manual de Redação da Presidência.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da padronização da numeração de páginas.

    (F) De acordo com o Manual de Redação, a numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação.

    (V) O Manual de Redação explica que a numeração deve ser centralizada na página.

    (V) Conforme formatação apresentada pelo Manual de Redação, a posição da numeração é no rodapé do documento, ou acima da área de 2 cm da margem inferior.

    (F) O Manual de Redação determina que a fonte que deve ser utilizada em todo o documento, inclusive na numeração é Calibri ou Carlito.

    (V) Quanto à numeração dos parágrafos, o Manual de Redação orienta que isso só deve ser feito quando o documento tiver três ou mais parágrafos e ela deve constar desde o primeiro. Assim, não se numeram o vocativo e o fecho. 

    A partir da análise acima, identificamos que a sequência correta é F – V – V – F – V. Portanto, a alternativa que responde este item é a letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.


  • GABARITO: D

    A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página da comunicação.

    Ela deve ser centralizada na página e obedecer à seguinte formatação:

    a) posição: no rodapé do documento, ou acima da área de 2 cm da margem inferior; e

    b) fonte: Calibri ou Carlito.

    Fonte: www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf


ID
5110231
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas regras para a redação oficial de documentos, julgue o item.


Caso se trate de redação oficial, na frase “Os Sertões, de Euclides da Cunha, é uma obra-prima da literatura brasileira”, o itálico está corretamente empregado.

Alternativas
Comentários
  • Emprega-se itálico em:

    a) títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências,slogans, lemas sem o uso de aspas (com inicial maiúscula em todas as palavras, exceto nas de ligação):

    b) palavras e as expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas.

    Em palavras estrangeiras ou de formação híbrida de uso comum ou aportuguesadas, não há necessidade de destaque, como, por exemplo: internet, mouse, déficit. 

  • GAB:. CERTO

    Emprega-se itálico em:

     a) títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências,slogans, lemas sem o uso de aspas (com inicial maiúscula em todas as palavras, exceto nas de ligação):

    Exemplos:

    Foi publicada a nova edição da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara.

    O documento foi aprovado na II Conferência Mundial para Pessoas com Deficiência.

    .

    b) palavras e as expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas.

    Exemplos: Détente, Mutatis mutandis,.e-mail, show, check-in, caput, réveillon, site, status, juridificação, print.

    Em palavras estrangeiras ou de formação híbrida de uso comum ou aportuguesadas, não há necessidade de destaque, como, por exemplo: internet, mouse, déficit.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao emprego do itálico na redação oficial.

    De acordo com o Manual de Redação, emprega-se itálico em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências, slogans, lemas sem o uso de aspas; e também em palavras e expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas. 
    Tendo em vista que o trecho em destaque na frase é o título de um livro, é possível inferir que o itálico está corretamente empregado e, portanto, a afirmação presente no item é correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.


  • C

  • Emprega-se itálico em:

    a) títulos de publicações (livros, revistas, jornais, periódicos etc.) ou títulos de congressos, conferências,slogans, lemas sem o uso de aspas (com inicial maiúscula em todas as palavras, exceto nas de ligação):

    b) palavras e as expressões em latim ou em outras línguas estrangeiras não incorporadas ao uso comum na língua portuguesa ou não aportuguesadas.

    Em palavras estrangeiras ou de formação híbrida de uso comum ou aportuguesadas, não há necessidade de destaque, como, por exemplo: internet, mouse, déficit. 


ID
5110234
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas regras para a redação oficial de documentos, julgue o item.


Tanto o negrito quanto a sublinhado são utilizados para o realce de palavras e em títulos e subtítulos.

Alternativas
Comentários
  • Usa-se o negrito para realce de palavras e trechos. Deve-se evitar o uso de sublinhado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais.

    Atenção: Os recursos para destaque devem ser empregados com critério, pois o uso abusivo, além de poluir a página visualmente, pode retirar o efeito de destaque

    Para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;

  • O gabarito não deveria ser errado, não??

    Tendo em vista o seguinte trecho " (...) para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;" (pág.32 - MRPR)

  • GABARITO TROCADO

    Gabarito da Banca: E

    Usa-se o negrito para realce de palavras e trechos. Deve-se evitar o uso de sublinhado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais.

    Fonte: MRPR, 3ª ed.

  • Oxe, acho que tem algum erro no gabarito.

  • Esse gabarito deveria ser alterado. Não está correto!

    Corrijo redações em até 24 horas. Dicas, orientações e exercícios textuais, caso necessário. Valor: dez reais. Sou formada em Letras pela UERJ e concursanda da carreiras Tribunais. Qualquer interesse vai falar comigo por mensagem.

  • Banquinha fuleira que não acerta o próprio gabarito.

  • O gabarito está errado!!!

  • A Quadrilha ataca novamente.

  • Errado

    5.2 - Formatação e apresentação

    Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:

    (...)

    i) DESTAQUES: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às regras para a redação oficial de documentos.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, usa-se o negrito para realce de palavras e trechos, e isso inclui títulos e subtítulos. Quanto ao emprego de sublinhado, ele deve ser evitado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais.
    Além disso, esses recursos devem ser empregados com critério, pois o uso abusivo, além de poluir a página visualmente, pode retirar o efeito de destaque. Sendo assim inferimos que a afirmação deste item está incorreta.

    Gabarito da banca: CERTO

    Gabarito do Professor: ERRADO, em discordância com a resposta dada pela banca examinadora.
  • Quem errou, acertou!

  • Quadrix sendo Quadrix...

  • Negrito e sublinhado

    Usa-se o negrito para realce de palavras e trechos.

    Deve-se evitar o uso de sublinhado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais.

  • Gabarito da Banca: C

    "Negrito e sublinhado

    Usa-se o negrito para realce de palavras e trechos.

    Deve-se evitar o uso de sublinhado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais."

    Acredito que o examinador equivocou-se.

  • Gabarito: E.

    De acordo com o Manual o documento padrão ofício deve ter a formatação:

    1. tamanho do papel: A4 (29,7 cm x 21 cm);
    2. margem lateral esquerda: no mínimo, 3 cm de largura;
    3. margem lateral direita: 1,5 cm;
    4. margens superior e inferior: 2 cm;
    5. área de cabeçalho: na primeira página, 5 cm a partir da margem superior do papel;
    6. área de rodapé: nos 2 cm da margem inferior do documento;
    7. impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita terão as distâncias invertidas nas páginas pares (margem espelho);
    8. cores: os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações;
    9. destaques: para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento;
    10. palavras estrangeiras: palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;
    11. arquivamento: dentro do possível, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público, tais como DOCX, ODT ou RTF.
    12. nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chaves do conteúdo.

    FONTE:http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    Questão deve ser anulada!

  • Errei com muito orgulho!

    Usa-se o negrito para realce de palavras e trechos.

    Deve-se evitar o uso de sublinhado para realçar palavras e trechos em comunicações oficiais.

  • Ufa pois então acertei

    se considerada for a resposta do

    professos so não constou como certa

    mas.. para mim tbm esta em discordância

    (com oque consta no manual)..

  • Evitar não quer dizer que seja proibido.

  • Devia especificar se considera o Manual

  • palavras estrangeiras - deve ser em itálico

    destaques - dar preferência pelo 'negrito'

    formato - dar preferência pelo: DOCX, ODT ou RTF


ID
5254294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item que se segue.


Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/ 2021.

Alternativas
Comentários
  • gaba ERRADO!

    Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:

    a) composição: local e data do documento.

    Ex.: Brasília, 2 de fevereiro de 2018.

    _____________________________

    canal no telegram com questões, dicas & minenonicos → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • Gab: ERRADO

    O correto seria: Brasília, 2 de abril de 2021.

  • Gabarito ERRADO.

    P.S: Na prova veio dessa maneira mesmo:

    Brasília, 02/04/ 2021.

    Com o 2021 separado da barra.

  • Gabarito: Errado.

    • O formato de local e data deve ser: Brasília, 2 de abril de 2021.
    • Se for o primeiro dia do mês: Brasília, 1º de abril de 2021.

    5.1.3 Local e data do documento

    Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:

    a) composição: local e data do documento;

    b) informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula. Não se deve utilizar a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade;

    c) dia do mês: em numeração ordinal se for o primeiro dia do mês e em numeração cardinal para os demais dias do mês. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia do mês;

    d) nome do mês: deve ser escrito com inicial minúscula

    ; e) pontuação: coloca-se ponto-final depois da data;

    e f) alinhamento: o texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf Brasília, 2 de abril de 2021.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à padronização da data dos documentos oficiais.



    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,

    Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:


    a) composição: local e data do documento;
    b) informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula. Não se deve utilizar a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade;
    c) dia do mês: em numeração ordinal se for o primeiro dia do mês e em numeração cardinal para os demais dias do mês. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia do mês;
    d) nome do mês: deve ser escrito com inicial minúscula;
    e) pontuação: coloca-se ponto -final depois da data; e
    f) alinhamento: o texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.




    Com base no exposto, verificamos que o formato da data apresentada neste item está incorreto, uma vez que há zero à esquerda do número que indica o dia do mês e também o nome do mês não foi escrito por extenso (abril).





    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Brasília, 02/04/2021 - ERRADO

    Brasília, 2 de abril de 2021. - CERTO

    Caso fosse primeiro dia do mês seria: Brasília, 1º de abril de 2021

  • Não esquecer do mês em minúsculo e do ponto final.

    Brasília, 2 de abril de 2021.

  • Brasília, 2 de fevereiro de 2018.

    Brasília, 26 de abril de 2019.

    Brasília, 1° de fevereiro de 2021.

  • É simples, lembrar que o mês é escrito!

  • Errado!

    Deverá o mês ser escrito por extenso e minúsculo.

  • Por extenso.

  • Brasília, 2 de abril de 2021.

  • Na data de 2 a 9 não tem o zero à esquerda e o mês é escrito por extenso.
  • Data 

    • quanto ao local = pode superior ou inferior
    • quanto o alinhamento = à Direita
    • quanto ao formato = Brasília, 2 de abril de 2021. (CERTO)..../.... Brasília, 02/04/ 2021. (ERRADO)

  • Brasília, 2 de abril de 2021.

    Alinhamento à direita;

    Cidade sem abreviação e sem UF;

    Vírgula obrigatória;

    Se for dia 1 obrigatoriamente como número ordinal (1º) não se usa zero à esquerda;

    Mês com inicial minúscula;

    Ano com 4 dígitos;

    Ponto final obrigatório;

  • 5.1.3 Local e data do documento (pág. 28)

    Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:

    a) composição: local e data do documento;

    b) informação de local: nome da cidade onde foi expedido o documento, seguido de vírgula. Não se deve utilizar a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade;

    c) dia do mês: em numeração ordinal se for o primeiro dia do mês e em numeração cardinal para os demais dias do mês. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia do mês;

    d) nome do mês: deve ser escrito com inicial minúscula;

    e) pontuação: coloca-se ponto-final depois da data; e

    f) alinhamento: o texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

    Exemplo: Brasília, 2 de fevereiro de 2018.

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Nem a ABNT escreve assim. Na ABNT, escreve-se 02.04.2021.

  • Manaus, 13 de setembro de 2021.

  • Gabarito''Errado''.

    Segundo o MRPR 3ª Edição:

    5.1.3 Local e data do documento

    (...)

    c) dia do mês: em numeração ordinal se for o primeiro dia do mês e em numeração cardinal para os demais dias do mês. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia do mês;

    ) nome do mês: deve ser escrito com inicial minúscula;

    Exemplo: Brasília, 2 de abril de 2021.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Mossoró, 28 de outubro de 2021.

  • Porto de Moz, 5 de novembro de 2021.

  • Brasília, 17 de novembro de 2021.

  • Araguanã, 21 de novembro de 2o21.

  • Vitória, 06 de dezembro de 2021

  • Na grafia de datas em um documento oficial, o conteúdo deve constar conforme exemplificado a seguir: Brasília, 02/04/ 2021.

    A grafia de datas aceita em doc’s oficiais será:

    a) composição: local e data do doc.;

    b) informação de local: nome da cidade em que foi expedido o doc., seguido de vírgula. A utilização da sigla da unidade da federação após o nome da cidade não será permitida;

    c) dia do mês: em numeração ordinal, isto é, (dia 1º) caso este seja o primeiro dia do mês e cardinal para os demais dias, ou seja, (dia 2, 3, 4...) O zero que algumas pessoas colocam à esquerda do nº que indica o dia do mês não há serventia utilizá-lo.

    d) nome do mês: sempre escrito com letra minúscula;

    e) pontuação: colocaremos ponto final depois da data; e por fim

    f) alinhamento: à margem direita da página a data do texto deverá ser alinhada.

    Brasília, 1º de abril de 2021.

    Brasília, 2 de abril de 2021.

  • Nome da cidade, dia (numérico) mês (por extenso) e ano (numérico) - - - Porto Velho, 21 de janeiro de 2020. ATENÇÃO! à letra inicial do mês que deve ser minúscula. Pode ser uma eventual pegadinha. ATENÇÃO2!: Não se deve utilizar o "0" À esquerda dos números de dia.

    ATENÇÃ3! Não se deve colocar a UF depois do nome da cidade. ATENÇÃO4! Se for o primeiro dia dos mês deve ser usado o ordinal "primeiro". ATENÇÃO5! Alinhado à margem direita.

  • Maceió, 4 de Fevereiro de 2022.

  • ERRADO!

    O correto seria: "Brasília, 2 de abril de 2021".

  • SMG, 22 de fevereiro de 2022
  • gaba ERRADO!

    Na grafia de datas em um documento, o conteúdo deve constar da seguinte forma:

    a) composição: local e data do documento.

    Ex.: Brasília, 2 de fevereiro de 2018.


ID
5430412
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O mero conhecimento das regras gramaticais não é suficiente para que se escreva bem. No entanto, o domínio da ortografia, do vocabulário e da maneira de estruturar as frases certamente contribui para uma melhor redação. Quanto à formatação do texto de um documento oficial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os parênteses são um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar a rubrica em textos teatrais ou indicar o acréscimo de informações acessórias. 

  • A) ERRADO usa-se Hífen  nas formações com os prefixos “ex-” e “vice-”:  ex-presidente; Não se usa hífen nas demais locuções de qualquer tipo:  fim de semana; Usa-se hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares, como: matéria-prima.

    B) ERRADO  antes e depois de uma citação textual direta, quando esta tem até três linhas, sem utilizar itálico.

    C) CERTO Os parênteses são empregados para intercalar, em um texto, explicações, indicações, comentários, observações.

    D) ERRADO As siglas e os acrônimos devem ser escritos no mesmo corpo do texto, sem o uso de pontos intermediários ou finais. 

    g: C

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República 3ª edição

  • Acrescentando...

    Conforme o Manual (2018, p. 57):

    Parênteses - São empregados para intercalar, em um texto, explicações, indicações, comentários, observações, como por exemplo, indicar uma data, uma referência bibliográfica, uma sigla.

    Gab. C