SóProvas


ID
3819226
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      No começo do mês, estive em Nova York. Durante as semanas que antecederam a viagem, fui anotando dicas de amigos em folhas de caderno, guardanapos, o que tivesse à mão. Só de “o melhor hambúrguer do mundo”, consegui umas sete sugestões; de “o cheesecake original”, quatro; e, com os endereços para comer sanduíches, enchi frente e verso de um papel A4.

      Como amizade e comida boa são duas coisas que respeito muito, em dez dias nos Estados Unidos eu gabaritei as anotações: voltei dois quilos mais gordo e, ainda no avião, fiz a promessa de, nos próximos seis meses, não chegar a menos de dez metros de uma batata frita.

      O que de mais saboroso provei por lá, contudo, não foi fast-food nem era uma especialidade local. Trata-se de um vegetal. Ou, para ser mais exato, um fruto: uma dádiva dos deuses que, infelizmente, não a encontramos por aqui. Chama-se tomate.

      Assemelha-se bastante, por fora, àquele fruto ao qual, em nosso país, também damos o nome de tomate, mas uma vez que seus dentes penetram a carne macia, o suco abundante escorre pelo queixo e o doce naturalmente se mescla ao sal em sua língua, você entende que está diante de um alimento completamente diferente.

      Acontece que a qualidade do tomate está ligada, entre outros fatores, à quantidade de água nele contida. Quanto mais líquido, mais macio e saboroso. O problema é que a maior presença de suco aumenta o sabor na mesma medida em que reduz a durabilidade. Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”, foram cruzando-os e manipulando suas características até que os transformaram nesse tímido vegetal que aguenta todos os trancos da estrada, dura séculos na geladeira e quase chega a ser crocante em nossos dentes.

      Dou-me conta de que há questões mais urgentes a serem tratadas em nosso país: levar água encanada para cinquenta milhões de pessoas, criar escolas que ensinem a ler e escrever de verdade, evitar que a gente morra de bala perdida ou picada de mosquito. Mas queria pedir às autoridades competentes, sejam elas públicas ou privadas, que, depois de resolvidos os pepinos e descascados os abacaxis, ajudem a plantar tomates de verdade no Brasil. A vida é curta, meus caros, e não podemos medir esforços para deixá-la mais doce, macia e suculenta.

(Antonio Prata. Fruto proibido. www.estadao.com.br, 13.12.2010. Adaptado)

O vocábulo priorizar, em destaque no texto, apresenta como antônimo no contexto em que se encontra:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Os agricultores, pensando mais na performance de seu produto dentro dos caminhões do que em cima dos pratos, passaram a priorizar os frutos mais “secos”

    → Queremos o antônimo do verbo em destaque (=contrário); "priorizar" é dar preferência (=contrário: preterir → desprezar algo).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    priorizar # preterir.

  • Gabarito A

    O oposto (antônimo) de priorizar = é preterir (ir além de; superar, ultrapassar).

  • Um abraço pra quem errou porque não leu o enunciado :)

  • Priorizar = prioridade = colocar na frente = priorizar

    Preterir = pretérito = colocar para trás = desprezar

    Gabarito: A

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS; FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Quem não tem bagagem de leitura não acerta questões como essa

  • ANTÔNIMO

  • Preterir, é só lembrar do Pretérito... pretérito imperfeito.

    É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados.

  • Preterir = desprezar (algo ou alguém), em prol de (outra coisa ou outrem).

  • Preterir (menosprezar).

    Escolheu os candidatos preterindo os leigos em tecnologia sustentável,

    Preterir é o contrário de preferir.

  • Apesar da questão apresentar no enunciado a palavra contexto, precisamos ainda saber o significado das palavras citadas para compreender se há uma relação de antinomia entre elas. Antônimo é o que tem significado contrário ao que foi dito. No caso, priorizar significa levar em "consideração primeiro", assumir o primeiro lugar. Pensando no seu antônimo, estamos buscando a palavra que relativize esta importância e releve o termo ao que é dispensável.

    "passaram a priorizar os frutos mais 'secos'"


    Letra A: CORRETA. Preterir significa não levar em consideração, retirar de pauta em consideração a outrem. No contexto, preterir significaria "não levar em consideração os frutos mais secos", o que é oposto ao que foi proposto no texto. Portanto, preterir funciona como antônimo a priorizar.


    Letra B: INCORRETA. Promover significa elevar de patamar, o que associa-se a ideia de primeiro lugar e não ao seu contrário.


    Letra C: INCORRETA. Propiciar é oferecer, no caso, o sentido não seria mantido, nem seria antônimo.


    Letra D: INCORRETA. Prevalecer é a ação de se sobressair, ou seja, de despontar como importante, o sentido é próximo, mas ainda não é contrário.


    Letra E: INCORRETA. Privar é remover a liberdade, cercear. No caso, estamos procurando o sentido de pouca importância e não da remoção da mesma. 


    Resposta: Letra A.
  • Significado de preterir :

    Deixar algo ou alguém de lado em favor de outra coisa ou pessoa; desprezar: escolheu os candidatos, preterindo os incompetentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/preterir/

    GABARITO LETRA A.

    Bom estudo a todos!

  • Significado de preterir :

    Deixar algo ou alguém de lado em favor de outra coisa ou pessoa; desprezar: escolheu os candidatos, preterindo os incompetentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/preterir/

    GABARITO LETRA A.

    Bom estudo a todos!

  • Pra quem estuda Direito essas palavras estranhas ja estão no dia a dia faz tempo haha

  • Processo civil salva

  • Antônimos de priorizar (preferir)

    Contrário de preferir:  , , , , , , , , , , .