SóProvas


ID
3819244
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      É só sair da estação Osasco da CPTM para chegar ao principal polo varejista de rua do Estado de São Paulo – descontada a 25 de Março, claro.

      Os quatro quarteirões fechados para carros que compõem o calçadão da rua Antônio Agú, em Osasco, concentram 250 lojas e recebem 350 mil pessoas por dia.

      Preços competitivos, fácil acesso e alternativa ao trânsito de São Paulo são chamarizes para consumidores locais, de cidades vizinhas (Barueri, Itapevi e Cotia) e de bairros da zona oeste paulistana (Butantã e Jaguaré).

      A locutora Sonia De Piere, 53, é uma paulistana que prefere comprar em Osasco a enfrentar o trânsito em direção ao centro de São Paulo. “O estacionamento é mais barato, os preços são bons, e os supermercados distribuem sacolinha plástica”, resume.

      De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na época do Natal, o lugar recebe 1,5 milhão de consumidores/dia. “A posição geográfica ajuda. Osasco era bairro de São Paulo, e isso colaborou para que o comércio crescesse de maneira vertiginosa”, diz André Menezes, presidente da entidade.

      Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

      Mas o forte são os calçados. “A cidade é um dos berços da comunidade armênia, que domina esse mercado”, explica Menezes.

(Amanda Nogueira. Calçadão de Osasco só perde para a 25 de Março em número de lojas. http://especial.folha.uol.com.br, 13.03.2016. Adaptado)

O vocábulo supre, em destaque no penúltimo parágrafo do texto, apresenta como sinônimo no contexto em que se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens.

    ➥ O verbo em destaque foi empregado com o seguinte significado: ato de preencher, ocupar, substituir, abastecer ou completar algo. Sinônimo de "atende" (=significado semelhante). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva c

    O vocábulo supre = atende.

  • supre= atende a demanda !!!

  • Essa questão trata sobre o significado dos verbos dispostos nas opções e, principalmente, sobre o seu valor semântico quando substituídos dentro de texto. Para essa questão é necessário compreender os significados dos verbos e o que eles podem significar dentro do texto. 
    De acordo com o enunciado, vamos buscar nas opções o sinônimo do verbo suprir, marcado no trecho: 

    "Ao longo do caminho, uma série de lojas lado a lado supre demandas que vão de flores a eletrônicos. Há produtos naturais a granel, moda, bijuterias e utensílios para casa, entre outros itens."

    O verbo suprir significa abastecer, providenciar algo para os consumidores, por isso:


    Letra A:
    INCORRETA. O verbo privar significa cercear, e não oferecer. O enunciado solicita o sinônimo, palavra de mesmo significado e, nesse caso, privar seria o oposto ao desejado.

    Letra B: INCORRETA. Estabelecer significa organizar ou ajustar algo para os consumidores. Apesar da proximidade entre os significados, o sentido não seria mantido. 

    Letra C: CORRETA. O verbo atender está muito próximo ao sentido de suprir, apesar de não manter-se o significado de abastecimento, o termo poderia ser substituído no texto sem nenhum prejuízo, visto que, de acordo com o texto, os serviços e produtos são oferecidos aos clientes. 

    Letra D: INCORRETA. O verbo gerar não possui o mesmo sentido de suprir de acordo com o contexto. Gerar, nesse caso, significaria mover o desejo do consumidor em direção a algum lugar. A venda das lojas não gera, ela apenas compensa a demanda de clientes. 

    Letra E: INCORRETA. Destituir significa retirar de posição ou cargo. Esse verbo não é um sinônimo de suprir. No texto, destituir ofereceria um sentido contrário ao que é solicitado pela questão: as lojas não ofereceriam os produtos e ainda removeriam, de certa forma, a sua importância para o consumidor.


    Resposta: Letra C.



  • supre = atende

  • SUPRIR:

    • preencher, abastecer, remediar,sustentar, substituir...