SóProvas


ID
3824545
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

TEXTO I

Eu queria movimento e não um curso calmo da existência. Queria excitação e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por meu amor. Sentia em mim uma superabundância de energia que não encontrava escoadouro em nossa vida.
TOLSTÓI, L. Felicidade familiar. Apud KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

TEXTO II
Meu lema me obrigava, mais que a qualquer outro homem, a um enunciado mais exato da verdade; não sendo suficiente que eu lhe sacrificasse em tudo o meu interesse e as minhas simpatias, era preciso sacrificar-lhe também minha fraqueza e minha natureza tímida. Era preciso ter a coragem e a força de ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões.
ROUSSEAU, J.-J. Os devaneios do caminhante solitário. Porto Alegre: L&PM, 2009.

Os textos de Tolstói e Rousseau retratam ideais da existência humana e defendem uma experiência

Alternativas
Comentários
  • apos a analie de 3 estudantes, foi constatado que a letra E eh a mais adequada para responder essa pergunta . Visto que os autores buscam mostrar sinceridade vitalidade e impulsividade no testo .

  • O texto de Tostói retrata muito claramente a opção do personagem em viver toda vitalidade de sua vida ainda que sob o risco de sacrificar-se. Em Rousseau, percebemos que o autor, mesmo diante da timidez de sua natureza, concebia a necessidade de "ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões". O que está posto pelos autores é uma opção estético-romântica perante a vida. Não está posta qualquer relação com método experimental ou coletivo ou mesmo religioso.

    Resposta, letra E.
  • Letra E

    As ideias fundamentais da estética romântica podem ser resumidas pelas expressões gênio, imaginação criadora, originalidade, expressão, comunicação, simbolismo, emoção e sentimento.

  • Gabarito E

    "Ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões'' - Sinceridade.

    "Sentia em mim uma superabundância de energia'' - Vitalidade.

    "Eu queria movimento e não um curso calmo da existência'' e "era preciso sacrificar-lhe'' - Impulsividade.

    Fonte: brainly

  • Aprendi uma coisa com as questões de filosofia do Enem. Você lê uma vez o texto a que fizer mais sentido naquele primeiro segundo é a certa. Sempre que leio mais de uma vez, tentando pensar como o filósofo/autor chegou,erro a questão. É o Enem meus caros.
  • Romantismo!

    Os textos, principalmente o I, lembram muito a estética romântica alemã "Sturm und Drang" (literalmente "tempestade e ímpeto"), que surgiu no século XVIII em contraposição à frieza racional do iluminismo.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • "Queria excitação e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por meu amor"-Na natureza selvagem

    ". Era preciso ter a coragem e a força de ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões."-Os devaneios do caminhante solitário

    Você nota analisando os dois trechos e as legendas dos textos que eles estão mais voltados para o sentimentalismo e romantização, logo só poderia ser o GABARITO:estético-romântica, caracterizada por sinceridade, vitalidade e impulsividade. INCLUSIVE OS SENTIMENTOS QUE ELE FALA ESTÃO NO TEXTO

  • No trecho, quando Rousseau diz: "Meu lema me obrigava..." há aí um indício de romantismo. Ele próprio criou uma maneira de "ser", no qual ele, como protagonista, deveria seguir. No decorrer do texto ele constrói as frases em primeira pessoa (evidencia de sensações e valores).Quando ele diz "mais do qualquer outro homem", este se coloca no centro da atenção mais uma vez (indicio de subjetivismo), ele poderia muito bem construir a frase de outra forma, à exemplo: "assim como qualquer outro homem", mas não o fez. Podemos considerar q esse texto é essencialmente romântico, já que o eu lírico idealiza uma forma de ser para si. Sabemos que a filosofia utiliza a razão como principio inerente a todo o ser, logicamente, tal virtude, não é característica apenas de uma pessoa; mesmo este sendo uma personalidade importante do pensamento Iluminista.