SóProvas


ID
3824599
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de “comedores de rãs”. Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “comedores de camarão”. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (adaptado).

O processo de estranhamento citado, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    etnocentrismo

    substantivo masculino

    1.      ANTROPOLOGIA

    2.      visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

    Definições de Oxford Languages

    No etnocentrismo, a visão dos outros povos é baseada na etnia do observador. Em outras palavras "mede-se com sua própria régua, o que acentua a possibilidade de discriminação".

  • O texto de apoio aborda tradições alimentares de diversos povos e ressalta que, o que é normal para alguns, pode causar enorme estranhamento para outros. Deixando claro que hábitos alimentares são regionais e parte importante das culturas locais. O enunciado busca a melhor explicação para o processo de estranhamento descrito no texto.

    A) Reconhecimento mutuo não produz estranhamento e sim compreensão.

    B) O etnocentrismo ocorre quando um grupo considera a sua visão de mundo superior a de outros e isso também influi nas tradições alimentares produzindo o estranhamento descrito no texto que vai além da alimentação e envolve diversos outros aspectos como a organização social, sistema de trabalho e demais aspectos sociais. Alternativa correta. 
    C) Em uma zona de conflito, a alimentação do grupo diferente do qual alguém pertence está longe de ser uma prioridade.

    D) O texto é claro em demonstrar que o processo de estranhamento não é específico de grupos que vivem em ambientes pouco modificados pela ação humana. Este processo envolve totalmente as sociedades modernas. 
    E) A transmutação de valores deveria reduzir o estranhamento de tradições alimentares diferentes e não reforça-las. 






    Gabarito do professor: B
  • Etnocentrismo é bastante recorrente no ENEM. Principalmente nas questões de colonização, como no Brasil Colônia no qual os português eram bastante eurocentristas. Além da Africa é claro

  • Sociedade e Comportamento "Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa."O que causa o processo de estranhamento citado no texto, com base em (em relação a) um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros? Etnocentrismo recorrente entre populações, isso ocorre quando um grupo considera a sua visão de mundo superior a de outros e isso também influi nas tradições alimenta, organização social, sistema de trabalho e demais aspectos sociais. E reconhecimento mutuo não produz estranhamento e sim compreensão

  • Como descrito no texto as várias etnias julgam os outros pelo seu ponto de vista do que é normal para eles. Isso é denominado Etnocentrismo.

    Letra B.

  • O professor n explicou o que é transmutação de valores e to achando em site nenhum a definição