SóProvas



Questões de Etnocentrismo e diversidade cultural


ID
800299
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura”. (FIGUEIREDO, 2010, p. 9).


O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial.

A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto.


( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.


( ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.


( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • No texto acima, que retrata o olhar europeu sobre os povos africanos, é possível perceber aquilo que é chamado de postura etnocêntrica. Essa atitude diz respeito a uma tendência que todas as culturas têm de considerar superiores seus próprios valores e crenças. No trecho citado, por exemplo, essa postura aparece na classificação que os europeus enquadraram as tribos africanas, denominando-as de “sociedades tradicionais”. Tendo isso em vista, a primeira afirmação está correta, na medida em que a criação de estereótipos – categorias simplistas que reduzem o diferente a um ou dois traços, geralmente pejorativos – para classificar os afro-brasileiros ainda pode ser observada na sociedade brasileira, manifestando-se, principalmente, a partir do preconceito. A segunda afirmação também está correta, considerando que não existem bases científicas para confirmar a existência de raças; os conflitos raciais, portanto, seriam resultado da criação de estereótipos sociais, isto é, de categorias superficiais que são usadas para qualificar grupos raciais. A última afirmação também está correta, já que a atitude etnocêntrica impede que uma cultura seja vista a partir de seus próprios termos.

    Considerando o que foi exposto, a alternativa correta é a opção “a”. 

  • Letra A

     

    ( Verdadeira) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.

    ( Verdadeira) Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos.

    (Verdadeira ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.

    Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

    Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente. Em seus casos mais extremos, origina atitudes preconceituosas, racistas e xenófobas.

     


ID
1723747
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


      Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […].

(Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)

O que determina a diferença cultural entre os povos?


Alternativas
Comentários
  • Por muito tempo, vigorou uma visão determinista sobre a diferença  cultural entre os povos, acreditando-se que alguns deles seriam raças inferiores intelectualmente. Agora, entretanto, sabe-se que um povo está imerso em uma construção histórica e social. Por essa razão, a história cultural de um povo, que determina hábitos e costumes, é o principal fator que diferencia culturalmente os povos.

     A resposta correta é a letra B.

  • Gabarito (B)

    A história cultural de um povo, que determina hábitos e costumes, é o principal fator que diferencia culturalmente os povos.

    Bons estudos!

  • Relativismo cultural é o oposto de etnocentrismo, ou seja, significa observar uma cultura sem fazer alterações (respeitando e sem se achar superior)

  • Outrora, o que nos diferenciava como povos era o Determinismo Geográfico ou, até mesmo, Determinismo Biológico, com o avanço da antropologia, houve a superação de tais ideias e a fundamentação que a HERANÇA CULTURAL é o que nos diferencia ENTRE OS POVOS..

    LETRA B

    APMBB

  • A história cultural de cada individuo é o que o diferencia. No macro dessa história estende-se a analise de cultura de países . A ferramenta que se utiliza para realizar tal analise é o relativismo cultural que inibe a visão etnocêntrica do pesquisador em relação ao pesquisado. Portanto, o que define a diferença cultural é a sua diversidade de histórias.

    APMBB

  • Alternativa correta: b

    A diferença cultural entre os povos é fundamentada na História cultural que segundo Lévi Strauss tem como maior fator o estruturalismo que contrapunha o pensamento de superioridade defendido por algumas correntes científicas. 

  • Acredito que a resposta está na própria pergunta. Mas pra não ficar em dúvida lembra sempre que desde os primórdios a gente pode se diferenciar pela cultura (conjunto de valores que constituem uma população)

    GAB B

    APMBB


ID
1937692
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da Unesco afirma que a cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras. Sobre a declaração, assinale a alternativa errada:

Alternativas
Comentários
  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL

    LINHAS GERAIS DE UM PLANO DE AÇÃO PARA A APLICAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA UNESCO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL:

    Gabarito: A

    4. Progredir na compreensão e na clarificação do conteúdo dos direitos culturais, enquanto parte integrante dos direitos humanos. A alternativa a diz "apesar ne não fazerem."

    8. Incorporar no processo educativo, quando apropriado, métodos pedagógicos tradicionais para preservar e optimizar métodos culturalmente adequados de comunicação e de transmissão do saber.

    11. Lutar contra o hiato digital - em estreita cooperação com os organismos competentes do sistema das Nações Unidas - favorecendo o acesso dos países em vias de desenvolvimento às novas tecnologias, ajudando-os a dominar as tecnologias da informação e facilitando a circulação electrónica dos produtos culturais endógenos e o acesso de tais países aos recursos digitais educativos, culturais e científicos disponíveis à escala mundial.

    14. Respeitar e proteger os sistemas de conhecimento tradicionais, especialmente os das populações autóctones; reconhecer a contribuição dos conhecimentos tradicionais para a protecção ambiental e a gestão dos recursos naturais e favorecer as sinergias entre a ciência moderna e os conhecimentos locais.

  • Letra: A.

    A cultura é, sim, um dos direitos pregado pela Declaração Universal do Homem, pois todos têm direito de saber sobre o passado da sua geração.

    PM/BA 2020


ID
2156584
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

Alternativas
Comentários
  • Adorno e Horkheimer foram fortes críticos ao modelo cultural que se estabeleceu nas sociedades ocidentais a partir da massificação da arte e forjada, a partir dessa lógica, por uma padronização industrial. Neste contexto, a coerção econômica seria responsável por ditar um modelo de arte que possa ser consumida tal qual qualquer produto industrial e dessa forma condiciona a capacidade de escolha a um limitado leque de opções ideológica e industrialmente impostos. Para estes autores, portanto, a liberdade de escolha dentro dessa perspectiva é apenas uma ilusão. A resposta é letra E.

    Gabarito do professor: Letra E


  • Adorno e Horkheimer foram fortes críticos ao modelo cultural que se estabeleceu nas sociedades ocidentais a partir da massificação da arte e e forjada, a partir dessa lógica, por uma padronização industrial. Neste contexto, a coerção econômica seria responsável por ditar um modelo de arte que possa ser consumida tal qual qualquer produto industrial e dessa forma condiciona a capacidade de escolha a um limitado leque de opções ideológica e industrialmente impostos. Para estes autores, portanto, a liberdade de escolha dentro dessa perspectiva é apenas uma ilusão. A resposta é letra E.
  • Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

  • Adorno e Horkheimer são filósofos da Escola de Frankfurt. Em suas obras, e no trecho da questão, é sugerido que uma das características da liberdade de escolha na civilização ocidental resume-se a “escolher o que é sempre a mesma coisa”. Esta ideia reflete, portanto, a ilusão da contemporaneidade. Ilude-se quem imagina estar escolhendo, e até mesmo a escolha da ideologia não é livremente determinada, mas fruto da coerção econômica.

     

    Resposta: E

  • O filósofo e sociólogo Adorno possui uma visão bem crítica acerca da sociedade ocidental capitalista. Para ele, o capitalismo modificou os aspectos da cultura, tornando-a mais um objeto de consumo. Neste sentido, aspectos tradicionais da cultura são trocados por “produtos vendáveis” que estão presentes em todas as formas de lazer e entretenimento do sujeito contemporâneo, nas músicas, livros, entre outros. Adorno vai defender que a liberdade de escolha é algo que acaba sendo imposto, visto que a sociedade encaminha o indivíduo a gostar das mesmas coisas (cultura de massa).

    Equipe Descomplica

  • ESTA QUESTÃO SERIA UMA HIPÓTESE DE REPERTÓRIO PARA REDAÇÃO 2018...

  • Letra E

    Veja o trecho:

    ...Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

    -Nele, o autor fala que a liberdade de escolha acaba recaindo das mesmas escolhas. Ou seja, a liberdade advinda da indústria cultural é ilusória.

  • Alternativa "a" está incorreta. O começo do texto engana, na verdade ele é irônico, isso pode ser observado em uma leitura mais atenta do trecho “a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários”. Ora, empresários não estão interessados em herança civilizatória, mas em auferir lucros.

    Alternativa "b" está incorreta. No texto, não há nenhuma referência à política.

    Alternativa "c" está incorreta. O autor discute a liberdade na atualidade como fruto de escolhas associadas ao consumo, isso não tem a ver com regras morais.

    Alternativa "d" está incorreta. O autor não discute como a liberdade foi conquistada.

    Alternativa "e" está correta. No final, o autor afirma que a liberdade de escolha é ilusória, pois sempre se escolhe a mesma coisa: consumir.

    Gabarito: E 

  • Para Horkheimer, a liberdade que o indivíduo vivencia é apenas uma uma ilusão, visto que a real liberdade não seria vivenciada pelas pessoas.

    Esse trecho entrega a resposta: "Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa."

  • A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

    A legado social.

    A lógica é individualista, não há uma significância coletiva de cada indivíduo

    B patrimônio político.

    Não há um patrimônio político, como "propriedade do povo", antes e ironicamente a democracia é considerada como pertencente a pioneiros e aos empresários.

    C produto da moralidade.

    Errado. Trata-se da indiferença.

    D conquista da humanidade.

    Errado. Não há conquista, muito pelo contrário.

    E ilusão da contemporaneidade.

    Correto.  A liberdade de ""escolha"" da ideologia reflete sempre a coerção econômica, as pessoas são apenas objetos desse processo burguês individualista e frio. Grande parte adere ao sistema burguês devido ao sentimento de impotência, tornando-se indiferente ao trágico e seguindo as tendências de "babarização".

  • Apartir do pequeno trecho do texto; revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa. Descobrirmos a resposta.


ID
2193295
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número de populações ditas primitivas se autodesigna com um nome que significa 'os homens' (ou às vezes - digamo-lo com mais discrição? - os 'bons', os 'excelentes', 'os completos'), implicando assim que as outras tribos, grupos ou aldeias não participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de 'maus', 'malvados', 'macacos da terra' ou de 'ovos de piolho'.
LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Antropologia Estrutural Dois. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1989: 334.

   Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento que é comum às das sociedades humanas quando defrontadas com a diversidade cultural.
   Tal reação pode ser definida como uma tendência: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A 

    Sabe-se que, em se tratando de Cultura, quando um indivíduo se depara com a cultura do próximo e, dotado de preconceito, compara esta cultura com a sua, acreditando que a sua cultura é superior (ou melhor), tem-se configurada uma visão Etnocêntrica. Isto é, o enunciado demonstra uma reação de estranheza ao se deparar com uma cultura diferente e esta estranheza é fruto de uma visão que coloca sua cultura no centro do Universo e as demais como sendo “inferiores”. Em outras palavras, é fruto de uma visão Etnocêntrica.

  •  

    Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que não têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou seja pela sua cultura.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Etnocentrismo


ID
2201161
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida em comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.)

Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, defendendo a diversidade cultural como um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de superioridade por parte de alguns povos. Nesse sentido, o estudo das culturas e povos diferentes que a antropologia fez ao longo de sua história é de fundamental importância. E o entendimento desses povos e/ou culturas diferentes só é possível graças ao desenvolvimento de um método muito típico da antropologia. Este método é o:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b

    Franz Boas foi o idealizador do relativismo cultural como princípio metodológico. É uma reação ao evolucionismo. 

    "Não se pretende que as diferentes culturassejam absolutamente incomparáveis entre si,mas que só se pode pensar em compará-las após o estudo de cada uma, de maneira exaustiva." 

     

    Fonte: CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru, Edusc, 2012.

  • GABARITO B 

    A visão do pensador Lévi-Strauss é contrária ao etnocentrismo cultural. 

     

  • Etnocentrismo:

    Superioridade que um grupo supõe ter sobre o outro, por exemplo, escravidão, feminicídio e até mesmo discriminação racial.

    Relativismo cultural:

    O contrário de etnocentrismo.

    Ou seja, busca a igualdade cultural.

    Gabarito: B

    PM/BA 2020

  • Não sabia que o Relativismo Cultural era um método .


ID
2331949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.

Os diferentes grupos sociais constituídos por portugueses, africanos e indígenas contribuíram de forma igualitária para a formação do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Cada grupo mencionado na questão contribuiu de uma forma de diferente para a formação da sociedade brasileira. Cada qual com suas peculiaridades...

  • Se fosse de forma equitativa estaria certa, mas igualitária? Cada um com uma cultura diferente é praticamente impossível, e viva a diferença!


ID
2340970
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os conceitos de grupo étnico e de etnicidade têm sido utilizados, conforme Antônio Lima e Sérgio Castilho (2010), como chaves conceituais para ultrapassar a visão simplista do senso comum que considera manipulação, e fruto de interesses espúrios, tudo o que não caia nos lugares comuns sobre índios, negros e ciganos, por exemplo.

Sobre estes conceitos, julgue os itens abaixo.

I) A noção de etnicidade é a chave explicativa que nos sinaliza para os complexos processos de diferenciação, tanto aqueles pelos quais uma coletividade se diferencia de outras coletividades em seu entorno ou do Estado Nacional a que está subsumida, quanto aqueles que, partindo de fora desses coletivos, também o considera diferenciado.

II) Etnicidade designa o sentimento de ser portador de atributos distintivos face aos integrantes de outros grupos, sendo estes atributos considerados os mais importantes pelos indivíduos que pertencem a um dado grupo.

III) A etnicidade, como marcador de diferença, é um fenômeno de ordem essencialmente cultural.

IV) A noção de etnicidade aponta para os aspectos de redefinição do sujeito no mundo moderno, assim como para as diversas transformações que esse sujeito vem passando, além de designar a vivência e expressão de certos graus e formas de coerência, solidariedade e uma consciência da diferença própria a cada grupo étnico.

V) A noção de etnicidade baseia-se no afastamento de uma trajetória histórico-social e interpretações acerca das experiências inscritas sob a forma de tradições orais ou escritas em mitos, histórias de origem e trajetórias comuns.

Assinale a alternativa que contém somente as sentenças CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a resposta da primeira alternativa esteja em afirmar que aqueles que estão fora desses coletivos também o consideram diferenciado. Isto seria um caso de estigma, outsider...

  • Definição de etnicidade

    Falar a mesma língua, estar radicado no mesmo ambiente humano e no mesmo território, possuir as mesmas tradições são fatores que constituem a base fundamental das relações ordinárias da vida cotidiana. Marcam tão profundamente a vida dos indivíduos, que se transformam num dos elementos constitutivos da sua personalidade e definem, ao mesmo tempo, o caráter específico do modo de viver de uma população. Por outro lado, as relações sociais que derivam do fato de pertencer a mesma etnia criam interesses coletivos e vínculos de solidariedade caracteristicamente comunitários. (BOBBIO, Norberto (et all). Dicionário de Política. SP: Imprensa Oficial, 2000, p. 449)

    Principais características

    „ Relacionamento entre grupos que se consideram, ao são considerados, cultural ou socialmente distintos. „ Grupos étnicos vistos como diferentes dos demais, seja pelos outros grupos, seja por eles mesmos. „ Diferença pode ser determinada pelo outro e incorporada pelo grupo. „ Identidade étnica: auto-identificação pela sociedade adjacente. „ Diferença étnica legitimada por aspectos históricos, sociais e políticos. „ Quando dois grupos étnicos se encontram, tem-se uma totalidade na qual as sociedade são entendidas.„ Cada grupo étnico elabora um discurso sobre o outro, a partir de sua historicidade e perspectivas. „ Tais relações discursivas levam à redefinição do ser étnico. „ Essa redefinição é um processo dinâmico, definido pelo entorno social. Necessidade de aprender uma etnia quando há perigo de perder sua identidade. „ Não é a diferença cultural que está na origem da etnicidade, mas é a comunicação cultural que sugere a idéia de diferença. „ Etnicidade é construída a partir da relação com o outro – alteridade.

    Classes sociaia , grupos de status

    „ CLASSES SOCIAIS: indivíduos que se unem por interesses comuns; „ Classes possuem uma organização, uma cultura e uma consciência comum; „ Classe pode contar com vínculos étnicos, fortalecendo sua ação; „ GRUPOS ÉTNICOS podem estar latentes e serem ativados por interesses comuns; „ GRUPOS DE STATUS: elemento de diferenciação baseado na hierarquia. Também possuem cultura própria e só existe em relação ao outro; „ Etnicidade pode ser característica para um grupo de status. Idéia de superioridade étnica.BONS ESTUDOS


ID
2784688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma “identidade nacional” iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.


A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

Alternativas

ID
2834230
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.

(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)


Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

Alternativas

ID
2848090
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)

Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

Alternativas
Comentários
  • C) um dos pontos centrais que define o etnocentrismo, conceito amplamente difundido nos estudos antropológicos, é compreender como determinadas práticas culturais constituídas pelo “estranhamento” se tornam elementos fundamentais na construção das identidades de grupo, comunitárias, societárias e nacionais. Identidades que, por sua vez, estruturam-se por distinção, em que o observador assume para si e seu grupo a centralidade cognitiva.

  • O que o autor argumenta, no trecho selecionado, é que toda a visão de mundo, de qualquer povo, em qualquer lugar do espaço e do tempo, está fundamentada nos aspectos culturais que o constituem. A partir disto, compreendendo e apreendendo o mundo a partir dos valores intrínsecos à sua cultura, o outro se estabelece como o errado, o estranho, o desconexo. O etnocentrismo, portanto, é um sentimento universal e que foi amplamente capturado e descrito pelos exercícios antropológicos.
    A resposta é a letra C.
    A letra A está errada, pois, como visto, a catalogação do outro é pré definida pela cultura e não um livre exercício.
    A letra B está errada, pois a perspectiva etnocêntrica é essencialmente cultural.
    A letra D está errada, pois, para a compreensão de qualquer cultura, o "nós e os outros" fundamenta o etnocentrismo e não o contrário como está afirmado.
    A letra E está errada, pois nenhuma cultura é pura, mas processo de encontros e influências. O etnocentrismo, portanto, se manifesta justamente no processo de complexificação cultural de cada povo pelo contato com outras culturas, que até podem ser classificadas negativamente, mas não deixam de se auto influenciar.
  • gabarito letra C

    ➡ etnocentrismo é o cara se achar o centro do universo, só a cultura dele é a certa, todo e qualquer ato contrário a ela é visto como ameaça. é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem. Isso acontece em todas as sociedades, devido aos preconceitos produzidos pela própria dinâmica cultural e que nos leva a adotar os padrões culturais que nos são familiares.

    bons estudos

  • Um exemplo marcante de etnocentrismo ocorreu no governo nazista de Hitler, na Alemanha, que julgou existir uma superioridade da suposta raça ariana branca em relação às demais, o que justificava a apreensão, a expulsão e até a morte de povos de outras origens, em especial os judeus.

  • etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence. Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, sem necessariamente conduzir à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade.

  • Segundo estudos antropológicos, desde a revolução cognitiva onde foi se criando os mitos compartilhados os seres humanos passaram a criar o estranhamento perante outras maneiras de pensar e com o passar dos anos e o crescimento o mundo isso tomou proporções assombrosas, pois agora estamos falando de culturas formadas há séculos totalmente diferentes.

    GAB C

    APMBB


ID
3330334
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As próprias populações rurais vitimadas pelo desenvolvimento econômico excludente, que todos testemunhamos, têm procurado seu próprio rumo, têm se alçado acima da indignidade que as vitima, têm proclamado seus direitos e têm questionado os responsáveis por sua situação” (MARTINS, 2001;p.31-36). A respeito dos Movimentos Sociais no Campo no Brasil assinale a alternativa que não seja um exemplo destes movimentos:

Alternativas
Comentários
  • Personagens de uma greve que durou de 1962 até 1969 contam por que essa batalha, 50 anos depois, ainda está forte na memória da comunidade

    Link fonte:

  • Queixadas eram os trabalhadores filiados ao Sindicato do Cimento, Cal e Gesso de São Paulo. Se notabilizaram por uma greve não-violenta de sete anos realizada entre os anos de 1962 e 1969, na Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus situada na cidade de Cajamar e no bairro de Perus, no município de São Paulo.


ID
3824551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. O frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. No ano de 2012, a Unesco proclamou o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
PORTAL BRASIL. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2013.

A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra B: expressão de sentidos construídos coletivamente.

    O frevo é considerado patrimônio Imaterial da Humanidade de acordo com a Unesco porque apresenta a expressão de sentidos feitos a partir de uma coletividade.

    O frevo é um dos símbolos da cultura brasileira, expressão musical predominantemente presente nas cidades de Pernambuco, como Recife e Olinda.

    O frevo consiste em uma dança baseada no polca, maxixe, dobrado e marcha.

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  • Manifestações culturais são abordadas com certa frequência e suas vertentes mais populares precisam ser minimante conhecidas. O texto de apoio descreve o frevo e a sua importância para o estado de Pernambuco e Brasil sendo declarado Patrimônio  Imaterial da Humanidade. O enunciado busca a justificativa adequada para o status do frevo. 
    A) O caráter popular do frevo é observado ao atrair multidões na casa do milhão de pessoas as ruas durante o carnaval.

    B) Sentidos construídos coletivamente significa afirmar que muitas pessoas consideram o frevo importante de diversas formas. Tem música, dança, indumentária, memória e identidade, só para ficar nos mais óbvios. Alternativa correta.
    C) O caráter multiétnico do frevo fica claro na composição de seus seguidores nas ruas pernambucanas durante o carnaval
    D) Fuga do tema no sentido em que o frevo é pouco conhecido fora do Brasil e neste processo o turismo não tem grande importância. 

    E) A classificação de Patrimônio Imaterial significa que não é necessário ser um objeto físico, como um monumento, para ser importante para a memória cultural. 



     
    Gabarito do professor: B

ID
3824599
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de “comedores de rãs”. Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “comedores de camarão”. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (adaptado).

O processo de estranhamento citado, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    etnocentrismo

    substantivo masculino

    1.      ANTROPOLOGIA

    2.      visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

    Definições de Oxford Languages

    No etnocentrismo, a visão dos outros povos é baseada na etnia do observador. Em outras palavras "mede-se com sua própria régua, o que acentua a possibilidade de discriminação".

  • O texto de apoio aborda tradições alimentares de diversos povos e ressalta que, o que é normal para alguns, pode causar enorme estranhamento para outros. Deixando claro que hábitos alimentares são regionais e parte importante das culturas locais. O enunciado busca a melhor explicação para o processo de estranhamento descrito no texto.

    A) Reconhecimento mutuo não produz estranhamento e sim compreensão.

    B) O etnocentrismo ocorre quando um grupo considera a sua visão de mundo superior a de outros e isso também influi nas tradições alimentares produzindo o estranhamento descrito no texto que vai além da alimentação e envolve diversos outros aspectos como a organização social, sistema de trabalho e demais aspectos sociais. Alternativa correta. 
    C) Em uma zona de conflito, a alimentação do grupo diferente do qual alguém pertence está longe de ser uma prioridade.

    D) O texto é claro em demonstrar que o processo de estranhamento não é específico de grupos que vivem em ambientes pouco modificados pela ação humana. Este processo envolve totalmente as sociedades modernas. 
    E) A transmutação de valores deveria reduzir o estranhamento de tradições alimentares diferentes e não reforça-las. 






    Gabarito do professor: B
  • Etnocentrismo é bastante recorrente no ENEM. Principalmente nas questões de colonização, como no Brasil Colônia no qual os português eram bastante eurocentristas. Além da Africa é claro

  • Sociedade e Comportamento "Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa."O que causa o processo de estranhamento citado no texto, com base em (em relação a) um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros? Etnocentrismo recorrente entre populações, isso ocorre quando um grupo considera a sua visão de mundo superior a de outros e isso também influi nas tradições alimenta, organização social, sistema de trabalho e demais aspectos sociais. E reconhecimento mutuo não produz estranhamento e sim compreensão

  • Como descrito no texto as várias etnias julgam os outros pelo seu ponto de vista do que é normal para eles. Isso é denominado Etnocentrismo.

    Letra B.

  • O professor n explicou o que é transmutação de valores e to achando em site nenhum a definição


ID
4998040
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No uso do correio eletrônico, o servidor deve divulgar informações não autorizadas sobre a entidade.
II. O etnocentrismo está diretamente relacionado às causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens).
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5009761
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015


A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

Alternativas
Comentários
  • O texto refere-se à formação da tradição brasileira de dançar quadrilhas, muito comum nas festas juninas com especial prevalência no nordeste brasileiro. Trata-se de uma apropriação de danças de salão francesas muito comuns entre a nobreza dos séculos XVIII e XIX. Ao longo do tempo, a apropriação dos brasileiros ao copiar tais danças deu forma à nossa tradição de dançar quadrilhas com resquícios da original manifestação francesa como exemplificado no texto. É, obviamente, uma apropriação de práticas estrangeiras.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Letra E

    Como a cultura brasileira foi formada a partir da junção de diversas culturas - fenômeno denominado de multiculturalismo - é muito comum encontrarmos junções culturais como a quadrilha, que une elementos da cultura francesa com danças africanas.

  • Questão de interpretação:

    A) Massificação da arte erudita.

    Quer dizer: padronizar/democratizar a arte erudita

    Arte erudita é aquela pouco acessível e que exige conhecimento sobre o assunto para entendimento, como orquestras e etc

    B) Rejeição de hábitos elitistas.

    O fato do texto não é uma rejeição e sim uma apropriação

    C) Laicização dos rituais religiosos.

    Laicizar é tornar laico, ou seja retirar a interferência religiosa da arte, não é disso que o texto fala. Foge do tema.

    D) Restauração dos costumes antigos.

    Seria essa a alternativa se o costume fosse nosso, se fosse brasileiro, mas era francês, então não.

    E) Apropriação de práticas estrangeiras.

    Houve uma adesão ao costume francês e uma adaptação para facilitar o entendimento

    Gabarito: E

  • Errei essa

  • "abrasileiramento de termos franceses" Apropriação de práticas estrangeiras.

  • "abrasileiramento..." LETRA E- apropriação de práticas estrangeiras

  • a cultura se da pelo aprendizado ao longo da nossa vida, ou seja, letra E

  • apropriação cultural”, é um conceito da antropologia e se refere ao momento em que alguns elementos específicos de uma determinada cultura são adotados por pessoas ou um grupo cultural diferente. Você sabendo o significado de apropriação e lendo essa parte do enunciado; O abrasileiramento de termos franceses deu origem... Fica mais que claro a resposta.

  • UFS 2022

  • Laicização é o processo pelo qual a sociedade torna-se laica sem incentivos religiosos ou o pragamatismo natural das religiões.


ID
5067232
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

Alternativas
Comentários
  • A historiadora Martha Abreu é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Ela se dedica ao estudo da Diáspora Africana nas Américas, desenvolvendo trabalhos sobre cultura popular, música negra, patrimônio cultural, pós-abolição, memória da escravidão e relações raciais. O artigo mencionado na questão tem como objetivo oferecer uma reflexão sobre o legado da canção produzida pelos escravos, ou como ela chama “o som do cativeiro" nas experiências escravistas dos Estados Unidos e no Brasil, encontrando assim diálogos e disputas desta herança. 
    As canções dos escravos são amplamente conhecidas e divulgadas, mas não necessariamente colocaram os negros como protagonistas de suas músicas. Além disso, a música também foi utilizada para fazer diferenciações fundamentadas em raça de acordo com as teorias sociais raciais do século XIX. 
    Para responder esta questão é necessário o conhecimento sobre o pós abolicionismo, as teorias sociais raciais do século XIX e acerca do legado cultural dos africanos escravizados, além das manifestações folclóricas mais comuns. 
    Entre as alternativas está apresentado o conceito adequado ao trecho transcrito.

    A) INCORRETA – Ações afirmativas são políticas públicas desenvolvidas pelo governo para corrigir desigualdades raciais reproduzidas na sociedade ao longo dos anos. Tem por objetivo oferecer um tratamento isonômico com igualdade de oportunidades para todos. 

    B) INCORRETA - As missões civilizatórias nos séculos XVIII e XIX empregavam o discurso de que os povos que possuíam aspectos culturais, religiosos ou étnicos diferentes dos seus eram considerados selvagens e precisavam ser civilizados. Dessa forma, os povos considerados “civilizados" justificavam a dominação. 

    C) INCORRETA – A desobediência civil é uma forma de protesto político pela qual os indivíduos não cumprem a determinação prevista em lei por acreditar que ela é injusta. Esta forma de protesto ficou conhecida depois do movimento de independência da Índia, liderado por Gandhi, que incorporou o conceito de não violência à desobediência civil, pois os manifestantes não reagiriam à repressão quando submetidos a ela. 

    D) CORRETA – A apropriação cultural é um conceito antropológico, segundo o qual características simbólicas da cultura minoritária são utilizadas pela cultura dominante. A apropriação cultural por parte da cultura dominante não faz referência às práticas rituais e as lutas dos povos, muitas vezes banalizando e estereotipando os usos e costumes da cultura minoritária.

    E) INCORRETA – A xenofobia é a aversão ao que está relacionado ao estrangeiro. O comportamento xenófobo pode englobar discriminação a qualquer cultura, hábito ou religião diferente de pessoas que venham de fora do seu país ou localidade.

    Gabarito da professora: Alternativa D.