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O texto de apoio é um fragmento sobre requerimento de um grupo de africanos e descendentes praticantes do islamismo junto ao chefe de polícia para praticarem sua religião oficialmente no século XIX. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o objetivo do requerimento.
A) Em nenhum momento a doutrina oficial do império brasileiro, o catolicismo romano, é criticada no texto.
B) A constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana e, desta forma, o requerimento busca uma autorização para a prática religiosa muçulmana daquele pequeno grupo.
C) A população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação.
D) O requerimento não possui qualquer tipo de relação com essa vertente religiosa que não era a única praticada por africanos escravizados.
E) Pelo contrário, ao buscar aprovação para sua prática religiosa este grupo estava preservando sua tradição.
Gabarito do professor: B
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Marquei a C porque desde o momento que há um artigo na constituição que respalda o exercício de uma doutrina alternativa no meu ver tem um certo grau de cidadania nisso.
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Letra B
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O texto de apoio é um fragmento sobre requerimento de um grupo de africanos e descendentes praticantes do islamismo junto ao chefe de polícia para praticarem sua religião oficialmente no século XIX. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o objetivo do requerimento.
A) Em nenhum momento a doutrina oficial do império brasileiro, o catolicismo romano, é criticada no texto.
B) A constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana e, desta forma, o requerimento busca uma autorização para a prática religiosa muçulmana daquele pequeno grupo.
C) A população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação.
D) O requerimento não possui qualquer tipo de relação com essa vertente religiosa que não era a única praticada por africanos escravizados.
E) Pelo contrário, ao buscar aprovação para sua prática religiosa este grupo estava preservando sua tradição.
Gabarito do professor: B
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O Comentário do professor é excelente - uma vez que os escravos não tinham nenhum direito jurisprudente - no contexto do ano mencionado na referência do texto.
Contudo, se o texto não tivesse data histórica, como uma pessoa adivinharia o contexto ? Fica a reflexão.
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pq não pode ser c?
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1822-1853
O negro nesse período era esvaziado de qualquer direito ligado a cidadania.
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H. geral "E notando a necessidade de sustentarmos nosso culto e fundados ainda no artigo 5º da Constituição do Império, requeremos ao sr. chefe de polícia licença para exercermos o culto" De acordo com o contexto, qual era o objetivo do pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local? professar uma fé alternativa, a constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana. E a população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação
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Cássio Leite, perceba que a (C) alude a direitos políticos. Direito político diz respeito à participação do cidadão na vida pública: ingressar em um partido político, votar, ser votado, propor leis mediante iniciativa popular etc.
O direito à liberdade religiosa, por sua vez, é um direito civil - não é um direito político. O que o grupo retratado no texto está demandando é a liberdade de professar a sua crença sem a intervenção do Estado. Não está requerendo participação política.
Recomendo dar uma olhada nas diferenças entre os direitos humanos.
Gabarito : (B)
Nível de Dificuldade : Fácil
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Professar : reconhecer publicamente, confessar !!