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Questões de Mundo Árabe : de Maomé ao Império


ID
988294
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As pregações de Maomé não agradaram a grupos importantes, politicamente, da sociedade árabe. Suas concepções e crenças:

Alternativas
Comentários
  • Maomé é o cara, mano!

    Gatuncia ostentação chega no império de maomé!

     

    O OH OH O MYGODY

  • A religião fundada por Maomé é o Islamismo, sendo monteísta, cujo deus é Alá. É uma religião sincretista, pois possui fundamentos do Cristianismo e do Judaísmo.

     


ID
1586845
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Maomé (570-632) uniu os povos árabes em torno dos princípios do Islã. Seus praticantes, os muçulmanos, expandiram-se por diferentes regiões do mundo, o que resultou

Alternativas
Comentários
  • O Império islâmico se expandiu tanto até que , na Guerra da Reconquista , contra os Espanhóis , eles perderam e foram expulsos da península ibérica

    Confesso que a letra a é muito tendenciosa, no entanto o islã não impôs sua religião, e sim tinha uma tolerância com aqueles que não se convertiam, esses pagavam um imposto; já aqueles que se convertiam , eram dotados de prestígios

  • A expansão do islamismo a partir do século VII saiu da Península Arábica em direção a outras regiões do mundo, como a África, Ásia e a Península Ibérica (esta última durante cerca de oito séculos).

    Quando ocuparam a Península Ibérica, em 711, a monarquia visigoda foi transferida para o norte, sendo que os árabes somente seriam expulsos no decorrer do século XV, sob o controle dos chamados reis católicos (Fernando de Aragão e Isabel de Castela).

    LETRA E


ID
1609990
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina", escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca, helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • -> Verifica-se que o império muçulmano demonstrava tolerância a outras religiões e era aberto à absorção dos aspectos culturais dos povos. O Califado de Córdoba e o de Damasco tornaram-se polos culturais, que contribuíram para o Renascimento Cultural na Baixa Idade Média. A letra A está correta.

    -> a letra B está incorreta, pois a obra de Avicena era uma literatura médica, não fazendo menção à estratégia de não-violência ou de tolerância religiosa do Império.

    -> a letra C está incorreta, pois a expansão do Império islâmico não contou com o apoio de exércitos cristãos, que, na verdade, guerrearam em cruzadas contra os mouros.

    ->a letra D está incorreta. O império islâmico permitiu a circulação de obras de todas as culturas nos locais que eram conquistados.

    -> a letra E está incorreta. O império islâmico dominou territórios onde hoje é a Espanha, independente da resistência da Igreja Católica.


ID
2116228
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Otomano foi um dos mais longos e duradouros da história. Seu apogeu, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII sob o reinado de Solimão, o Magnífico, era então um império multiétnico, multicultural e plurilinguístico, que se estendia dos confins do Império Sacro Romano, nas periferias de Viena e da Polônia, ao norte, até o Yemen e a Eritreia, ao sul; da Algéria, a oeste, até o Azerbaijão e, a leste, controlando grande parte dos Balcãs, do Oriente Próximo e do Norte da África. Constantinopla era a sua capital e mantinha um rigoroso controle no Mediterrâneo. Foi o centro das relações entre o Ocidente e o Oriente por quase cinco séculos. Durante a Primeira Guerra Mundial, aliou-se à Alemanha, ao Império Austro-húngaro e ao Reino da Bulgária, e foi duramente abatido até ser desintegrado por vontade dos vencedores. Esse império foi controlado pelos

Alternativas
Comentários
  • Ele começou a nascer no século 11, quando tribos turcas nômades se fixaram na Anatólia, região que hoje é parte da Turquia. Tais tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que até então estavam sob o domínio de outro império, o Bizantino. “O termo otomano deriva do nome Osman, ou, em árabe, Uthman”, diz o historiador inglês Malcolm Yapp, da Universidade de Londres. Osman, ou Otman I (1258-1324), foi um chefe turco que transformou essas tribos nômades em uma dinastia imperial. Durante os séculos 15 e 16, o Império Otomano tornou-se um dos estados mais fortes do mundo, englobando boa parte do Oriente Médio, do Leste Europeu e do norte da África. Além do poderio militar, o que ajudou a garantir essa expansão foi a tolerância dos otomanos com as tradições e as religiões dos povos conquistados.

    “A Igreja Ortodoxa cristã, que predominava nas terras bizantinas, foi mantida. Os judeus perseguidos pelos cristãos na península Ibérica também encontraram refúgio nos territórios otomanos”, diz a historiadora Giulia Crippa, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O império começou a decair no século 17. As atividades econômicas dos povos conquistados eram conduzidas por iniciativa deles próprios, o que fez com que a economia geral do império fosse se desintegrando lentamente. A instabilidade política aumentava cada vez mais até que, em 1909, o sultão – como eram chamados os líderes otomanos – Abdul Hamid II foi deposto por uma rebelião. Essa mudança deu início à modernização do império, bastante influenciada pela Alemanha, ao lado de quem os turcos lutaram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A derrota no confronto tumultuou ainda mais o já dilacerado império, que foi abolido pouco depois, em 1923, quando foi proclamada a República da Turquia.

    Prontos para a briga Duas vitórias e duas derrotas marcantes na história dessa potência

     

    ESMAGANDO OS BIZANTINOS

    Em 1453, o Império Otomano conquista a cidade de Constantinopla, que passa a se chamar Istambul. A vitória marca a supremacia definitiva dos turcos sobre o Império Bizantino, com quem lutavam desde o século 11

    EXPANSÃO FRUSTRADA

    Nos séculos seguintes à vitória sobre os bizantinos, os otomanos seguem enfrentando os cristãos europeus na tentativa de dominar o continente. Entre 1715 e 1718, porém, eles são derrotados pela Áustria e a expansão fracassa

    TRIUNFO SOBRE A RÚSSIA

    Entre 1853 e 1856, o Império Otomano trava com a Rússia a Guerra da Criméia. Em jogo, territórios onde hoje ficam a Romênia e a península da Criméia, na Ucrânia. Com o apoio da França e da Inglaterra, os turcos vencem

    FIASCO NA PRIMEIRA GUERRA

    Os aliados da Guerra da Criméia viram inimigos na Primeira Guerra. É que, na busca pela modernização, os otomanos se aproximam da Alemanha. Ao lado desse país, os turcos são derrotados no grande conflito mundial

  • Gabarito letra C

    Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o Império Otomano começou a entrar em um período de estagnação. Esse período ficou marcado pela articulação militar e diplomática com alguns países ocidentais, como a França e a Alemanha, e guerras intensas e periódicas contra outros, como o Império Russo. Além disso, passou a haver revoltas internas que foram minando o império, como a revolta dos janízaros (elite militar turca) em meados dos anos 1820, que foi sufocada com o massacre promovido pelo sultão Selim III.

    O advento da  em 1914 acelerou a desagregação do Império Otomano, já que a guerra provocou um colapso generalizado tanto na Europa quanto no Oriente Médio. Os otomanos foram aliados dos alemães e austríacos durante a guerra contra os russos, ingleses e franceses. Com é sabido, os alemães e seus aliados foram derrotados. Com a derrota, o Império Otomano foi obrigado a assinar o Armistício de Mudros, que cedia aos vencedores, sobretudo aos ingleses e franceses, porções de seu território. Todavia, houve resistência de algumas regiões, que aproveitaram a ocasião para promover a sua independência. Foi o caso da Anatólia,que, liderada por Mustafá Kemal, entrou em guerra contra o sultão Mehmed VI.

    Essa guerra estendeu-se pelos anos seguintes até que, entre 1922 e 1923, realizou-se aConferência de Lausanne, na Suíça, que, entre outros assuntos, determinava a separação entre sultanato e califado, isto é, a separação entre a autoridade política e a autoridade religiosa. Essa decisão culminou na fuga do último sultão e califa, Mehmed VI, como deixa claro o historiador Alan Palmer:

    Tão logo a notícia da fuga de Mehmed VI foi confirmada em Ankara, o ministro de Assuntos Religiosos expediu um fetva de deposição. Mehmed foi acusado de abandonar o Califado em conluio com inimigos da Turquia às vésperas da abertura da Conferência de Lausanne, quando seria revisto o acordo de paz. No dia seguinte, a Suprema Assembleia Nacional elegeu o mais velho filho vivo de Abduaziz, Abdulmecid II, para suceder ao primo como Califa. O novo líder dos fiéis era um esteta afável com cinquenta e poucos anos.[1]

    O poder político na Anatólia, que se tornou a Turquia, nessa época, passou então aos militares liderados por Kemal. Abdulmecid II permaneceu como califa até 1924 – sendo o último da dinastia otomana. Chegava, assim, ao fim o poderoso e vasto Império Otomano.

    Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/historia/imperio-turco-otomano.htm>

  • Quem controlou o império otomano?

    Os turcos.


ID
2172718
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Maomé (570-632) uniu os povos árabes em torno dos princípios do Islã. Seus praticantes, os muçulmanos, expandiram-se por diferentes regiões do mundo, o que resultou

Alternativas
Comentários
  • Com a morte de Maóme os Sunitas tomaram o poder e expandiram o Islâ por grande parte ( àsia, Siria, Egito Etc..) e a Penisilua Iberica como um todo. Logo após, eles foram expulsos pelos Turcos Ortomanos o que gerou a Portugal a dar inicio a Expansão Ultramarina, porque os turcos bloquearam as rotas comerciais.


ID
2554390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Península Arábica foi unificada por Maomé e seus seguidores no século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal comunidade se espalhou em direção ao leste a ao oeste da península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII e X, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: d)

  • Aquela história: "Você não é obrigado, mas aqui você terá vantagens!" 

    Hoje em dia é diferente, as pessoas são obrigadas e ainda pagam o imposto (dízimo)" kkkk

  • a)  A unificação da Península Arábica foi dificultada pelas forças da dinastia Omíada, ali estabelecida. (Os omíadas fizeram parte do império Arábe) errada

    b) O califado de Granada foi constantemente atacado por cristãos, o que impediu seu fortalecimento. (Havia grande tolerância religiosa naquela região, o que propiciou muçulmanos, cristãos e judeus viverem pacificamente por anos) errada 

    c) As tropas árabes eram bem preparadas e disciplinadas, contudo, seu avanço rumo ao ocidente foi barrado pelas forças egípcias. (foi por Carlos Martel do império carolíngio e não pelos egipcios, eles foram conquistados)

    d) A conversão ao islamismo não era imposta aos povos conquistados, porém os que aderissem à religião ganhavam benefícios sociais e econômicos, como isenção fiscal. (correto) foi o que aconteceu inclusive na penísula ibérica. 

    e) Os califados não possuíam frotas marítimas, o que inviabilizou a expansão islâmica pelo Mediterrâneo. errada, pois possuíam frotas marítimas sim!  

  • Essa questão merecia uma melhor análise, pois se olharmos para a história da África, alguns povos eram sim obrigados a aderir ao Islamismo como uma nova religião.


ID
2818408
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o mundo árabe, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação

    a ) CERTO, a população era Politeísta e tratava a religião e as peregrinações como práticas comercias

    b) CERTO, Maomé faz a Hégire ( exílio) e consegue alianças militares para converter ao monoteísmo o povo árabe, o mesmo acaba conseguindo com a pratica do Jihad ( esforço/empenho para divulgar o islamismo )

    c)CERTO, após a morte de Maomé, o Profeta , ocorrera ideias divergentes entre sunitas e xiitas, esses acreditavam somente no al corao, o qual estava escrito que os lideres religiosos tem de ter grau parentesco com Maomé, já aqueles eram opostos e acreditavam que qualquer chefe poderia ser eleito pelos crentes.

    d) ERRADO, Suponho

    LETRA D

    APMBB


ID
3403762
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O exterior dele era maravilhoso para os olhos e o espírito. O teto estava coberto de folhas de ouro de modo que, ao despontar do sol, parecia de fogo. Ao estrangeiro […] se apresentava como uma montanha de neve, por causa dos blocos de mármore de sua construção”.

FLAVIO, José. Antiguidades. Citado por CEPPI, SS. Apud Aquino, Rubim, Santos, Leão de. História das Sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

O texto 1 descreve uma construção erguida no reinado de Salomão, maior realização arquitetônica do chamado povo da Bíblia, ou do monoteísmo. Destruída pelos babilônios na época de Nabucodonosor, foi reconstruída por Herodes, já sob a dominação romana da região e foi novamente arrasada no ano 70, pelas tropas comandadas por Tito.


A que construção o texto se refere?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: A

  • Gabarito: Letra A


ID
3782551
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e fins ideológicos daquele que usa essa palavra. [...] A ideia da Europa representa somente uma construção intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja contra, seja a favor de algo.

MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.


Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Reforma protestante não fortaleceu o cristianismo, e sim abalou

ID
3798478
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século VIII, tropas muçulmanas, lideradas pelo general Tarik, saíram do Norte da África, atravessaram o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica.

Sobre o período de domínio muçulmano na península Ibérica, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3807952
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O papel ideológico e político da religião islâmica, nos primeiros séculos da história dos povos árabes, pode ser identificado, dentre outros, nos fatos históricos relativos

Alternativas

ID
3813142
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As pregações de Maomé não agradaram a grupos importantes, politicamente, da sociedade árabe. Suas concepções e crenças:

Alternativas
Comentários
  • Ficou subjetivo se era as crenças de Maomé ou os grupos importantes da sociedade árabe :(


ID
3821254
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo o historiador Alexandre A. E. Roche,

    “Para compreender o alcance dos movimentos de reivindicações das populações árabe-muçulmanas sunitas do Marrocos, da Argélia, da Tunísia, da Líbia, do Egito, do Sudão (Norte), dos territórios palestinos, da Jordânia, do Líbano, da Síria, do Iraque, de Omã, do Iêmen, dos Emirados e da Arábia Saudita, é importante partir da constatação de que o mundo árabe-muçulmano sunita evoluiu muito nos últimos 20 anos, tanto no plano do pensamento político jurídico-religioso quanto nas práticas sociais, políticas e religiosas, assim como nas referências aos defensores da sunna (tradição)”.

ROCHE, Alexandre A. E. A Primavera do Mundo Árabe-Sunita: o Islã árabe-sunita entre o Wahhabismo conservador e o espírito crítico, entre a política do petróleo e a independência econômica. Disponível em:  <http://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/view/22774/13192> . Acesso em: 03 dez. 2011.


Sobre a civilização islâmica, marque a alternativa incorreta.  

Alternativas

ID
3824626
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A população africana residente nesta província, bem como a de todo o Império, compõe-se de indivíduos de diferentes lugares da África que variam em costumes e religiões; a que aqui segue o maometismo, à qual pertencemos, é uma população pequena, porém, distinta entre si, e notando a necessidade de sustentarmos nosso culto e fundados ainda no artigo 5º da Constituição do Império, requeremos ao sr. chefe de polícia licença para exercermos o culto.
REIS, J. J.; GOMES, F. S.; CARVALHO, M. J. M. O Alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (1822-1853). São Paulo: Cia. das Letras, 2010 (adaptado).

O pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local tinha como objetivo, naquele contexto,

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio é um fragmento sobre requerimento de um grupo de africanos e descendentes praticantes do islamismo junto ao chefe de polícia para praticarem sua religião oficialmente no século XIX. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o objetivo do requerimento. 

    A) Em nenhum momento a doutrina oficial do império brasileiro, o catolicismo romano, é criticada no texto.
    B) A constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana e, desta forma, o requerimento busca uma autorização para a prática religiosa muçulmana daquele pequeno grupo. 
    C) A população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação.  
    D) O requerimento não possui qualquer tipo de relação com essa vertente religiosa que não era a única praticada por africanos escravizados. 
    E) Pelo contrário, ao buscar aprovação para sua prática religiosa este grupo estava preservando sua tradição. 



    Gabarito do professor: B
  • Marquei a C porque desde o momento que há um artigo na constituição que respalda o exercício de uma doutrina alternativa no meu ver tem um certo grau de cidadania nisso.

  • Letra B

  • O texto de apoio é um fragmento sobre requerimento de um grupo de africanos e descendentes praticantes do islamismo junto ao chefe de polícia para praticarem sua religião oficialmente no século XIX. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o objetivo do requerimento. 

    A) Em nenhum momento a doutrina oficial do império brasileiro, o catolicismo romano, é criticada no texto.

    B) A constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana e, desta forma, o requerimento busca uma autorização para a prática religiosa muçulmana daquele pequeno grupo. 

    C) A população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação.  

    D) O requerimento não possui qualquer tipo de relação com essa vertente religiosa que não era a única praticada por africanos escravizados. 

    E) Pelo contrário, ao buscar aprovação para sua prática religiosa este grupo estava preservando sua tradição. 

    Gabarito do professor: B

  • O Comentário do professor é excelente - uma vez que os escravos não tinham nenhum direito jurisprudente - no contexto do ano mencionado na referência do texto.

    Contudo, se o texto não tivesse data histórica, como uma pessoa adivinharia o contexto ? Fica a reflexão.

  • pq não pode ser c?

  • 1822-1853

    O negro nesse período era esvaziado de qualquer direito ligado a cidadania.

  • H. geral "E notando a necessidade de sustentarmos nosso culto e fundados ainda no artigo 5º da Constituição do Império, requeremos ao sr. chefe de polícia licença para exercermos o culto" De acordo com o contexto, qual era o objetivo do pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local? professar uma fé alternativa, a constituição e as práticas políticas do império brasileiro o caracterizam como uma monarquia confessional, com uma religião de Estado, no caso, o catolicismo romano. Assim, era comum e incentivada a perseguição a outras práticas religiosas, sobretudo as vinculadas à população de origem africana. E a população de origem africana no Brasil do século XIX era majoritariamente escravizada e, quando livre, absolutamente estigmatizada pela escravidão. Portanto, falar em cidadania política para esse grupo naquele período é difícil e apenas poucos conseguiram algum grau de participação

  • Cássio Leite, perceba que a (C) alude a direitos políticos. Direito político diz respeito à participação do cidadão na vida pública: ingressar em um partido político, votar, ser votado, propor leis mediante iniciativa popular etc.

    O direito à liberdade religiosa, por sua vez, é um direito civil - não é um direito político. O que o grupo retratado no texto está demandando é a liberdade de professar a sua crença sem a intervenção do Estado. Não está requerendo participação política.

    Recomendo dar uma olhada nas diferenças entre os direitos humanos.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Fácil

  • Professar : reconhecer publicamente, confessar !!


ID
4038643
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O papel ideológico e político da religião islâmica, nos primeiros séculos da história dos povos árabes, pode ser identificado, dentre outros, nos fatos históricos relativos

Alternativas
Comentários
  • Após a propagação do monoteísmo, por Maomé, ocorreu resistência entre os povos nômades que se deslocam para Meca cultivar diversos Deuses.

    Maomé sofreu intensas perseguições que favoreceu seu deslocamento para Medina, evento conhecido como Hégira.

    Após se abrigar em Medina, fundou-se a primeira e, oficial, comunidade muçulmana. Inicia-se os projetos de expansões, dominando a cidade de Meca. Logo, uniu-se as tribos (Meca e Medina)

    Após sua morte, ocorreu expansões territoriais em prol de propagar o campo cultural e econômico. Ampliou para Ásia (conquista de Constantinopla -império otomano) , península ibérica (entrou em conflito com impérios cristões) e norte da África.

    LETRA A


ID
4041817
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Religião Islâmica, pregada por Maomé, promoveu a unificação das populações da Península Arábica. Os princípios religiosos contidos no Alcorão, seu livro sagrado, serviram de base para a estruturação da sociedade árabe e influenciaram todas as sociedades em que havia forte presença muçulmana.

Alguns trechos do Alcorão fazem referência às mulheres:

Em nome de Alá, o clemente, o misericordioso.

Ó vós, homens, temei a vosso Senhor que nos criou de um único ser; deste lhe criou a companheira e de ambos deixou multiplicarem-se muitos homens e mulheres. Temei a Alá, em cujo nome vós pedis um ao outro, e temei-o especialmente no cuidado dos laços de parentesco. Em verdade, Alá vela por vós. [...]

E se algumas de vossas mulheres cometerem algo de inconveniente, então conclamai quatro de vós como testemunhas contra elas; se eles o testemunharem, então encerrai-as nas casas até que a morte as alcance ou Alá abra uma saída. [...]

Ó vós que sois crentes, não vos é permitido herdar das mulheres contra a sua vontade. Nem deveis segurá-las ilegalmente, para lhes tirar parte daquilo que lhes destes, a não ser que tenham cometido publicamente atos vergonhosos; e tratai-as com bondade. Se sentirdes aversão a elas, quem sabe se sentireis aversão contra algo em que Alá, porém, depositou muita coisa boa.”

FRISCHAUER, Paul. Está escrito: documentos que assinalaram épocas. São Paulo: Melhoramentos, 1972. p. 179-181.


Várias sociedades atuais se organizam sob a influência da Religião Islâmica e têm o Alcorão como seu livro sagrado. Quando se analisa a situação atual das mulheres nas sociedades em que o Islamismo é a religião predominante, pode-se corretamente afirmar que 

Alternativas

ID
4042117
Banca
PROGESP- UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Islâmico destrói estátuas milenares de civilizações passadas, cristãos protestantes brasileiros atiram pedras em adeptos de candomblé e umbanda, cristãos coptas são assassinados no norte da África, Judeus impedem com violência a cidadania de muçulmanos no Oriente Médio e, ao mesmo tempo, sofrem preconceito em outros cantos do mundo inteiro. São apenas alguns exemplos do avanço da intolerância religiosa. Pires, Yuri. “Nós, idade média e tolerância religiosa.” 05/03/2015.

Disponível em http://www.ideafixa.com/nos-idade-media-e-tolerancia-religiosa. - ADAPTADO.

São comuns, na atualidade, associações entre os eventos de intolerância religiosa e uma suposta “mentalidade medieval”. Em se tratando de religião na chamada Idade Média, assinale o que for INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    A partir de 313 d.C (século IV), foi adotada uma política de tolerância religiosa em relação aos cristãos pelo imperador Constantino, passando-se a realizar cultos em público.

    Em 380 d.C, após o batismo do imperador Teodósio, o cristianismo passou a ser considerado a religião oficial do Estado.

  • erro de cronologia na A


ID
4048438
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em 632, a grande discussão provocada pela morte de Maomé era quem deveria sucedê-lo como principal líder político da comunidade islâmica. Embora Abu Bakr (sogro de Maomé) tenha sido escolhido como primeiro califa, muitos defendiam que a liderança deveria ser exercida por Ali, genro do profeta, casado com sua única filha viva na época. Do casamento nasceram dois filhos, herdeiros diretos de Maomé. Para os seguidores de Ali, apenas os descendentes em linhagem direta com o profeta (portanto, as gerações nascidas de seus dois netos) deveriam assumir o controle, uma vez que teriam sido escolhidos por Alá”.
Michel Reeber. Religiões: mais de 400 termos, conceitos e ideias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002, p.259

O texto aponta para a(o)

Alternativas
Comentários
  • No século XIX, se acentuam as lutas já antigas entre sunitas e xiitas. Essas revoltas favoreceram a fragmentação do Império. Formaram-se governos locais que se intitulavam califas. Assim, aos poucos, o Califado de Bagdá se torna apenas um entre tantos. Veja alguns dos mais importantes, além de Bagdá:

    ➢ Mesopotâmia

    ➢ Egito

    ➢ Norte da África

    ➢ Córdoba, na Península Ibérica

    LETRA B


ID
4056970
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Estamos assistindo a uma discussão sobre o futuro da Grécia, país Europeu para o qual todas as atenções econômicas do mundo estão voltadas no momento. A superação ou não dessa crise vai constituir uma nova configuração histórica. O professor de História deve estar atento a esses notáveis acontecimentos, relacionando-os com determinado período histórico. A partir dessa reflexão, analise, nas assertivas abaixo, as características históricas da Europa antes e depois da Idade Moderna.

I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista como periferia do mundo mulçumano, isso se deu até 1492.
II. Na relação comercial, existia uma supremacia do mundo Árabe sobre a Europa, ou seja, o Império Árabe dominava as principais rotas comerciais do chamado velho mundo.
III. O mundo Árabe tinha conhecimento do mar mediterrâneo, a cultura e o conhecimento científico eram mais eficientes do que os Europeus.
IV. Após 1492, a Europa passou de periferia do mundo muçulmano à “construtora de periferias” da modernidade.
V. A Europa, desde cedo, dominou o mundo. No início das relações comercias, era o mundo Árabe que dependia de seus conhecimentos; hoje, todo mundo depende de suas políticas econômicas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • "I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista como periferia do mundo mulçumano, isso se deu até 1492."

    A Europa era vista como periferia por quem? Pelos historiadores modernos? Pelos muçulmano?

  • Europa vista como periferia?

  • Periferia, sim. Nós estudamos a Europa por que fomos colonizados por um país europeu. Porém, quem mais detinham os conhecimentos científicos, medicinais e tecnológicos eram os muçulmanos. Tanto que, nas cruzadas, a troca de conhecimentos deu possibilidade aos europeus de utilizarem tecnologias advindas do mundo árabe. Só depois da vitória da Guerra da Reconquista (1492), resultando na expulsão dos árabes na Península Ibérica, que os Europeus conseguiram se sobrepor aos muçulmanos, devidos às Grandes Navegações, nas quais, repetindo, foram usadas tecnologias do mundo oriental ( como bússola, astrolábio, quadrante, etc..). Além disso, a medicina no mundo árabe, retratada no filme ''O Físico'', tinha conhecimentos muito avançados para a época.


ID
4120564
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A nova rota oceânica para as especiarias orientais, por todo o restante do século XVI e também em parte do século XVII, foi menos utilizada que o prolongamento do velho comércio de especiarias por outros meios; por isso, até então, ela não havia ainda substituído a rota terrestre, nem os árabes e italianos que dela dependiam. Mas essa rota naval, bem como as outras no Atlântico e por toda parte, formavam a base daquilo que viria a ser determinante nos vários séculos seguintes: a supremacia naval, tanto do ponto de vista militar quanto comercial. (FRANK, 1977, p. 69-70)

A análise do texto permite afirmar que a existência de rotas marítimas, terrestres e a utilização das rotas comerciais pelos muçulmanos indicam que

Alternativas
Comentários
  • Após a morte de Maomé, ocorreu a expansão pelos continentes centrais (visualizando por um mapa tradicional).

    Os muçulmanos dominaram locais estratégicos, como Constantinopla e parte do mar mediterrâneo.

    Durante as grandes navegações, gerenciada por nações europeias, a busca pelas especiarias eram elevadas. As rotas comerciais elaboradas pelos países eram dominadas pelos muçulmanos, logo, deixando-os sob hegemonia no fluxo comercial.

    Pense comigo, os países da Europa tinham dois principais caminhos para as Índias, ou pelo mediterrâneo ou por Constantinopla. Os muçulmanos dominaram os dois, logo, elevaram as taxas de impostos para passar por ali, assim, lideraram o mercado.

    Por isso a ideia de dar a volta na África.

    GAB D


ID
4870108
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para muitos pesquisadores, é correto assinalar que durante a Idade Média foram os árabes, não os cristãos, os herdeiros e sucessores da ciência helênica, uma herança que fez com que toda a extensão dos seus domínios, da Espanha ao Afeganistão, o mundo muçulmano, fosse cenário de uma atividade intelectual intensa, não só em filosofia, mas também em matemática, astronomia e medicina. Nem sempre conhecida ou traduzida no Ocidente, essa produção está preservada em uma grande quantidade de manuscritos. 


(BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe. A civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 36.)

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre o mundo muçulmano na Idade Média, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A grande expansão muçulmana que ocorreu se deu principalmente pelo fato de que eles conseguiram dominar a Península Ibérica, quando o Império Romano chegou ao seu fim.

    Assim o povo muçulmano foi se espalhando para os outros continentes, com o intuito de não apenas converter pessoas para a sua religião, mas também com a finalidade de encontrar riquezas. Sua expansão também se deu graças ao comercio de suas iguarias.

    LETRA E

  • Matemática, medicina, arte, Artefatos e mapas para navegação… Os muçulmanos tiveram um papel extraordinário no desenvolvimento das ciências de hoje.
  • Sem contar que traduziram uma por#da de conteúdo


ID
5047777
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Islã ou religião islâmica, é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla..., seu último mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios Abu Talib, cuidou dele e o sustentou...”

(Altoé, Adailton. O Islã e os mulçumanos. Petrópolies, RJ; Vozes, 2003)

Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Maomé é considerado o último dos mensageiros, profetas enviados por Deus para imortalizar sua eterna mensagem à humanidade.

    Para os não assinantes.

  • Jihad; GUERRA SANTA.

  • B - Jihad: esforço em favor de Deus, ou seja, o fiel assumia um compromisso de levar a todos a mensagem de Deus.

    C - Meca, como citado no enunciado, foi a cidade na qual nasceu Maomé. Medina, chamava-se Iatreb e, posteriormente a chegada de Maomé, ficou conhecida como Medina (cidade do profeta).

    D - Califa também eram chefes de Estado, também conhecido como Califado.

    E - O nome do livro sagrado islâmico é o Alcorão ou Corão.

    Portanto, resposta correta é a letra "A"

  • Alternativa A


ID
5056369
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis [...]. A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do Santo Sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.”
Papa Urbano II, Concílio de Clermont, 1095. In: DOMINGES, J.E. História em Documento. Imagem e Texto. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.107.

A aclamação de Urbano II é considerada o marco inicial das Cruzadas, expedições militares que

Alternativas
Comentários
  • A ideia de levar a guerra santa aos muçulmanos não era nova.

    Em 1088 assume o papado da Igreja Urbano II, um líder que pretendia salvar a Igreja das diversas crises. Em 1089, Urbano começou uma reaproximação diplomática com Constantinopla, cujo Império necessitava conter o avanço dos turcos – já convertidos ao islamismo - sobre a capital do Império Bizantino. Urbano II visualizou uma oportunidade política para fortalecer a Igreja e expandir seus domínios. 

    LETRA A

  • De forma simples e clara: As cruzadas, em aspecto geral, teve como objetivo conquistar a terra santa, localizada em Jerusalém. As expedições militares eram oficiais, apoiada tanto por impérios, como Bizantino, mas também pela igreja católica.

    A obra das novelas de cavalaria retratam esse advento, representando a busca pelo santo graal.

    Os cavaleiros dos feudos eram motivados pela salvação divina, caso fossem as cruzadas tomarem o domínio dos muçulmanos de Jerusalém.

    GAB A


ID
5059822
Banca
VUNESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2018
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Disciplina
História
Assuntos

No mundo islâmico medieval, se mantinham numerosos elementos não muçulmanos na população e, dentre eles, judeus e cristãos se beneficiavam de um estatuto particular: “povos da Bíblia”. Eram considerados como sendo crentes do mesmo deus, ainda que lhes faltasse a revelação suprema e derradeira, a de Maomé.
(George Tate. O Oriente das Cruzadas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. Adaptado)

O trecho apresenta uma característica fundamental do mundo árabe islâmico no contexto da expansão muçulmana, corretamente identificada como

Alternativas
Comentários
  • Os muçulmanos conviviam/convivem harmonicamente com outras religiões, por ser uma religião que prega acima de tudo a busca por conhecimento, deixaram muitos materiais escritos de diversas religiões e também obras gregas.

    Alternativa E - coexistência com a diferença

  • Diferentemente do que o senso comum pensa nos dias atuais, o islamismo original era extremamente tolerante com outras religiões, pois, como explicado, a islã seria a revelação final. Nesse sentido, os fiéis de outras religiões ainda não teriam chegado a esse estágio final da interpretação islâmica sobre Deus. Parte dessa tolerância se explica por que elementos do judaísmo e do cristianismo estão na fundação do islã, e são reconhecidos como tal. Quando os árabes ocuparam a Península Ibérica, por exemplo, a disputa principal era motiva por terras, assim como os bárbaros as disputavam e deram origem aos reinos.

    LETRA E

  • Séculos XX e XXI. O medo e os preconceitos em relação aos muçulmanos de maneira geral aumentaram. Não só por conta da instabilidade crônica da área do Oriente Médio - de maioria islâmica , como também pelo nascimento e crescimento de organizações que utilizam táticas de terrorismo, de difícil prevenção e combate.
    As células terroristas ligadas ao Islã não são as mais antigas. Há luta, com este tipo de ação, dos bascos na Espanha desde os anos 1950, quando foi criado o ETA ( sigla das palavras Pátria Basca e Liberdade , na língua basca) . E, o IRA – Exército Republicano Irlandês existiu como braço armado do partido separatista Sinn Fein entre 1919 e 2005. 
    Mas , principalmente após o ataque terrorista às torres gêmeas em Nova York, nos EUA, passou a haver, cada vez mais, a associação genérica entre “ islamismo" e “ terrorismo", o que não é verdade. A ideia de violência , guerra e intolerância pode fazer parte da sharia – interpretação da lei corânica - em várias comunidades do imenso mundo islâmico. Porém, não é o que preconiza o Corão. Ao contrário, há a defesa da tolerância e da convivência. 
    Entre as alternativas está uma característica fundamental do mundo muçulmano medieval, que se expandia. 
    A) INCORRETA- O obscurantismo dogmático é característica dos fundamentalismos religiosos , mais comuns desde o final do século XIX em diante. O grande desenvolvimento artístico e científico dos árabes mostra exatamente o oposto de obscurantismo. 
    B) INCORRETA - O preconceito racial é a resultante da não aceitação de diferenças. E, ao árabes medievais praticavam a tolerância. 
    C) INCORRETA- Comportamento xenofóbico supõe a não aceitação do estrangeiro, o que não era prática corrente no Império Árabe medieval. 
    D) INCORRETA- Ao contrário. Embora não houvesse a miscigenação entre diferentes comunidades, outras religiões eram toleradas. 
    E) CORRETA- A coexistência com a diferença e a tolerância em relação à outras culturas foram fundamentais para a manutenção do vasto Império Árabe muçulmano, por séculos . 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • A expansão pela crença mulçumana se proliferou pela Ásia, norte da África e península ibérica. A expansão abriu novos caminhos para a população em geral. O islamismo tornou-se grande e poderoso que passou a conviver com outras religiões distintas.

    GAB E

  • O próprio texto dá a resposta. Imagino que de cara se pensa em intolerância religiosa, mas é só ler -judeus e cristãos se beneficiavam de um estatuto particular: “povos da Bíblia”. Eram considerados como sendo crentes do mesmo deus, ainda que lhes faltasse a revelação suprema e derradeira, a de Maomé.-


ID
5221198
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da história da península arábica e o surgimento e expansão do islamismo para a África, assinale V, às afirmações verdadeiras, e, F, às afirmativas, que são falsas:

( ) A expansão do islamismo no território africano foi um projeto religioso que se efetivou através da conquista da costa oriental pelo mar – Somália até Moçambique – e a conquista por terra da região norte do continente africano – Egito até Magreb, chegando a alcançar também parte da floresta equatorial.
( ) A intensa peregrinação para Meca iniciou-se a partir do desenvolvimento do islão que a transformou no principal santuário para os muçulmanos sob a atuação dos califas.
( ) Apesar de sucessivas vitórias no processo de conquista da África que tornou marcante a presença dos árabes muçulmanos nas regiões conquistadas, houve movimentos de resistência, com destaque para os berberes.
( ) No período anterior ao advento do islamismo, já havia um fluxo comercial intenso entre África e os árabes, predominando o monopólio arábico nessas relações mercantis, principalmente os comerciantes do Iêmen.
( ) O monoteísmo é um dos pilares do islamismo e foi amplamente combatido pelos comerciantes de Meca devido às questões religiosas e também econômicas, o que levou Maomé a se refugiar em território africano.

A sequência correta é:

Alternativas