SóProvas


ID
3825811
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O gênio excêntrico da Microsoft

É pequena, diminuta mesmo, a lista de pessoas que podem ser consideradas protagonistas de revoluções que transformaram o modo de vida da humanidade. O americano Paul Allen faz parte desse seletíssimo grupo. Ao lado de Bill Gates, um amigo de adolescência, com quem frequentou o mesmo colégio em sua cidade natal, Seattle, ele criou, em 1975, a Microsoft. Tinha_________ altura, 22 anos (o colega, 19). Ambos já estavam na universidade: Gates na Harvard, Allen em Washington. O segundo convenceu então o primeiro___________ abandonar os estudos para se dedicar_________ empresa, cujo intuito era desenvolver ferramentas capazes de popularizar os microcomputadores_________. jogada de mestre veio na década de 80, quando Allen e Gates produziram para a IBM um sistema operacional para ser utilizado por leigos, o MS-DOS – que depois evoluiria para o Windows. O resto é história.

In Revista Veja. São Paulo, Editora Abril, edição 2605, ano 51, 24 de outubro de 2018.

Analise a concordância verbal das frases abaixo.

1. Se não houvesse empecilho, ele viria.

2. Fazem anos que eles não se encontram.

3. Precisa-se de enfermeira em tempo integral.

4. Conserta-se roupas.

5. Maria tinha deixado a cidade haviam vários anos.

Assinale a alternativa que indica todas as frases corretas.

Alternativas
Comentários
  • 2. Fazem anos que eles não se encontram.

    O verbo "fazer", indicando tempo decorrido, é um verbo impessoal e deve-se manter no singular bem como qualquer verbo que o acompanhar e for seu auxiliar ( vai fazer/deve fazer/etc.)

    4. Conserta-se roupas.

    A expressão “roupas” não é o aparente complemento do verbo, mas sim o sujeito paciente no plural.

    A partícula “se” é apassivadora; logo, a frase está na voz passiva sintética. Como “roupas SÃO CONSERTADAS”, devemos registrar “consertam-se roupas”.

    5. Maria tinha deixado a cidade haviam vários anos.

    Verbo haver no sentido de existir acontecer ou ocorrer deve ficar no singular. Maria tinha deixado a cidade havia vários anos.

  • Bem ponderado. Obrigado