SóProvas


ID
3827185
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Francisco Beltrão - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão.

Sair da caixa é emergencial

Quando permanecemos por longo tempo com os mesmos sistemas de vida, com as mesmas formas de analisarmos os fatos e não nos conscientizamos que esta “robotização” de hábitos nos impede de assimilar novas ideias, tornando-nos inábeis para perceber uma situação sob outros ângulos. Apegados a um determinado padrão de conduta, invariavelmente encontraremos dificuldades para solucionar impasses.

Assim, devemos refletir sobre nossas atitudes frente aos desafios: se temos ousadia, se agimos com espírito investigativo, se exercitamos a iniciativa e a criatividade, se percebemos possíveis limites em nosso desempenho, se assumimos uma postura mais contributiva para o alcance de resultados. Isto tudo significa ir além do convencional e descortinar atalhos para impasses. A rigor, significa pensar e agir fora da caixa.

A flexibilidade é a característica do milênio, uma atitude imperativa de predispor nossa mente para uma realidade de mudanças rápidas. Sendo assim, pratiquemos o pensar e o agir fora da caixa, no mínimo aumentamos substancialmente as chances de nos realizarmos pessoal e profissionalmente.

(Texto adaptado. Gerente de carreiras do IBMECRJ, O Estado de São Paulo, 11 Novembro 2012. Disponível em: http://economia.estadao.com. br/noticias/geral,sair-da-caixa-e-emergencialimp-,958774. Acessado em: 15/04/2018)

Assinale a alternativa em que o verbo NÃO está flexionado em primeira pessoa:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C
     a) Não nos conscientizamos → INCORRETO. O verbo está flexionado na primeira pessoa do plural (do presento do indicativo). Sujeito desinencial "nós". 

     b) Invariavelmente encontraremos dificuldades para solucionar impasses → INCORRETO. O verbo está flexionado na primeira pessoa do plural (do futuro do presente do indicativo). Sujeito desinencial "nós".
     c) Isto tudo significa ir além do convencional → CORRETO. O verbo está flexionado na terceira pessoa do singular (do presente do indicativo). Sujeito: "Isto tudo".
     d) Devemos refletir sobre nossas atitudes → INCORRETO. O verbo está flexionado na primeira pessoa do plural (do presento do indicativo). Sujeito desinencial "nós". Na locução verbal, o verbo principal "refletir" está no infinitivo (forma nominal).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!