SóProvas


ID
3828079
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, quando dos direitos e garantias fundamentais, ela traz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e garante aos brasileiros a inviolabilidade do direito à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     Estabelece o caput do artigo 5º da CF/1988 o seguinte: ➥ Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)

    ➥ Assim sendo, a única alternativa que está de acordo com o estabelecido no caput do artigo 5º da CF/1988 é a letra C.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)

    VILPS: vida, igualdade, liberdade, propriedade e segurança.

    resposta letra C

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias individuais e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante a sentença a seguir: "A Constituição Federal (...) traz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e garante aos brasileiros a inviolabilidade do direito à:"

    Para responder esta questão, necessário o conhecimento do art. 5º, caput, CF, que preceitua:

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Vejamos:

    a) Soberania.

    Errado. A CF não assegura aos brasileiros a inviolabilidade do direito à soberania. Até porque a República Federativa do Brasil quem é soberana, nos termos do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

    b) Cidadania.

    Errado. A CF não assegura aos brasileiros a inviolabilidade do direito à cidadania. A cidadania é um fundamento da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 1º, II, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania;

    c) Propriedade.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 5º, caput, CF.

    d) Solidariedade.

    Errado. A CF não assegura aos brasileiros a inviolabilidade do direito à solidariedade.

    Gabarito: C

  • GABARITO: C

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:(...)

  • brasileiros e estrangeiros, residentes ou não, será garantido o VLISP

    Vida

    Liberdade

    Igualdade

    Segurança

    Propriedade

    apenas para complementar essa "segurança" não é o guarda-costas não, mas sim uma segurança jurídica diante dos seus direitos e garantias.

    pertencelemos!

    Insta: @Patlick Aplovado

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    CUIDADO COM A PEGADINHA!

    direito de propriedade- direito individual

    direito de moradia- direito social

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    "AQUELE QUE PODE FAZER ALGO E NÃO O FAZ É CÚMPLICE.''