SóProvas


ID
3828502
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Anápolis - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o Texto  para responder a questão.

Texto 

Manchete do site de notícias G1 no dia 11/09/2017:
“Funai e MPF confirmam investigação que apura suposto massacre de índios isolados na Amazônia
Área investigada fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, perto da fronteira com o Peru.”

Disponível em:<htto//g1.globo.com/am/amazonas/noticia/funai-e-mpf-confirmam-investigacao-que-apura-suposto-massacre-de-indios-isolados-na-amazonia.g . Acesso em: html> 11 set. 2017.

O uso da palavra “suposto” nessa manchete indica:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    Manchete do site de notícias G1 no dia 11/09/2017: “Funai e MPF confirmam investigação que apura suposto massacre de índios isolados na Amazônia Área investigada fica nas proximidades dos rios Jandiatuba e Jutaí, perto da fronteira com o Peru.”

    ➥ O adjetivo "suposto" marca algo hipotético ainda, sem resultado conclusiva. Isso faz com que o texto jornalístico possua ausência em relação aos resultados da investigação em andamento.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Por que não seria a letra D ?

  • Acredito que não é a letra D porque ela afirma que o enunciado se trata de uma opinião do redator, desprovida de provas certas e positivas. Mas não há ali uma opinião sem embasamento. O que o jornalista apresenta é a possível existência de um fato criminoso, cujas provas de sua ocorrência ainda não foram apresentadas na investigação que ainda está em curso da apuração feita pelo MPF e pela Funai - denotando responsabilidade do jornalista em não afirmar ou negar de modo precipitado pela ocorrência ou não do fato.

  • Suposto:

    ADJETIVO

    1.alegado ou admitido por hipótese, hipotético

    2.conjecturado

    3.fictício, imaginário

    SUBSTANTIVO MASCULINO

    1.o que pode subsistir por si

    2.coisa admitida como possível ou provável

    3.conjectura, hipótese

  • Na questão em tela o jornalista não realiza juízo de valor/opina quanto ao fato, apenas o noticia. Em se tratando de uma situação de veracidade ainda não apurada/comprovada, o profissional se mostra imparcial e responsável (o que se espera de todos do ramo) ao empregar a terminologia "suposto".