SóProvas


ID
3828931
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na condução de um levantamento de necessidades de treinamento, deve-se considerar a

Alternativas
Comentários
  • O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em cinco níveis de análise:

    1. Análise organizacional: a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

    2. Análise das competências organizacionais requeridas: uma avaliação das competências requeridas pelo negócio da organização e diagnóstico das competências existentes atualmente, para indicar o gap de competências a construir ou adquirir.

    3. Análise dos recursos humanos: a partir do perfil das pessoas, determinar quais comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências são necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

    4. Análise da estrutura de cargos: a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, determinar quais são as habilidades, as destrezas e as competências que as pessoas devem desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.

    5. Análise do treinamento: a partir dos objetivos e das metas que devem ser utilizados como critérios para a avaliação da eficiência e da eficácia do programa de treinamento.

    Fonte: Livro Chiavenato - Noções de pessoas na organização . 4 ª ed, pag 318

    Gabarito: C

  • Levantamento das necessidade de treinamento é a identificação do que um colaborador ou um grupo tem que aprender, no sentido de preencher a lacuna existente entre o êxito presente e o nível de êxito que é solicitado.
    McGehee e Thayer categorizam a necessidade de treinamento em três níveis: análise organizacional, análise de tarefas e análise individual, conforme descritas a seguir.

    A Análise Organizacional cujo propósito original era proporcionar informações sobre onde e quando o treinamento era necessário em uma organização foi re-conceituada por Goldstein, como um exame de componentes do amplo sistema que determina se um programa de treinamento pode produzir mudança de componentes no trabalho.
    A Análise de Tarefa identifica a natureza das tarefas a serem executadas no trabalho e os conhecimentos, habilidades, aptidões e atitudes necessárias para o desempenho das mesmas. O objeto desta análise é a tarefa em si e não o indivíduo que a desempenha - o que será analisado no próximo nível -, levando-se em consideração de como as atividades que compõe a tarefa devem ser realizadas e quais os requisitos necessários que o colaborador deve ter para executa-las. 

    A Análise Individual visa identificar quem deve ser treinado e que treinamento é necessário por cada indivíduo. Além de determinar que indivíduos precisam de treinamento, a análise individual pode ser usada para avaliar se os colaboradores possuem os pré-requisitos necessários quanto a atitudes, conhecimentos e motivação para que possam se beneficiar do treinamento. 

    GABARITO: C