A questão quer saber qual o tipo do sujeito da oração abaixo.
“Uma criança e um porquinho-da-índia podem perfeitamente integrar uma família.”
Antes de analisarmos as alternativas é importante que identifiquemos sujeito e para isso é de suma importância que perguntemos diretamente ao verbo. Quem podem perfeitamente integrar uma família? Uma criança e um porquinho-da-índia. Vejam que temos dois núcleos . Após a análise podemos verificar as alternativas. Vejamos:
a) Simples.
Incorreta. Será simples quando tiver somente um sujeito expresso.
Ex: um porquinho-da-índia pode perfeitamente integrar uma família.
b) Implícito.
Incorreta. Também chamado de oculto, porque é possível identificá-lo por meio da conjugação do verbo.
Ex: (eu) pude perfeitamente integrar uma família.
c) Composto.
Correta. Sujeito composto é quando há mais de um núcleo que é como acontece na frase exposta pelo enunciado. "Uma criança e um porquinho-da-índia podem perfeitamente integrar uma família.”
d) Indeterminado.
Incorreta. O sujeito indeterminado aparecerá quando não pudermos nem de forma implícita identificarmos o sujeito. A forma de saber que é um sujeito indeterminado é quando o verbo aparecer na terceira pessoa do plural ou na terceira pessoa do singular acompanhado da partícula se + a preposição.
Ex: Precisa-se de casas.
e) Oração sem sujeito.
Incorreta. A oração será sem sujeito quando aparecer com verbos impessoais (haver ) com sentido de existir, acontecer, o verbo fazer com sentido de tempo decorrido e verbos que expressam sentido da natureza.
Ex: choveu o dia todo ontem.
GABARITO C