SóProvas


ID
3833401
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Vários autores explanam sobre cultura e identidade surda. Inclusive, uma autora bastante renomada nessa área define cinco identidades que os surdos podem assumir dentro da sociedade. Em relação a essas identidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A identidade de transição ocorre quando o surdo deixa de lado hábitos ouvintes e adota uma maneira mais visual de se relacionar com o meio externo, usando a língua de sinais, por exemplo. Assim, no momento em que passa a ter mais contato com a comunidade surda usuária de Libras, o indivíduo cria um senso maior de representatividade, reconhecendo-se como um sujeito em transição.

    HÍBRIDA É incluídos os surdos que nasceram ouvintes, mas que por algum motivo perderam a audição ao longo da vida. Assim, as pessoas de identidade híbrida poderão utilizar mais de um meio para se comunicar. Por exemplo, podem usar Libras e também oralizar, pois entendem a estrutura da comunicação falada.

    Na identidade flutuante, o surdo se espelha na representação dominante, vivendo e se manifestando de forma similar ao mundo dos ouvintes. Pode-se dizer que a pessoa é “colonizada”, aceitando a hegemonia imposta pela maneira de se comunicar dos outros indivíduos, mas flutua entre as duas formas de perceber e se relacionar com o mundo.

    INCOMPLETA O surdo opta por se socializar apenas no ambiente dos ouvintes, mas não se sente ouvinte.

    As pessoas classificadas nessa categoria têm a habilidade de articular as palavras e fazer leitura labial, contando geralmente com o auxílio de um aparelho auditivo, que se falhar ou for desligado, as levará inevitavelmente ao mundo do silêncio. É comum que esses indivíduos neguem-se a utilizar Libras, por exemplo, usando outras estratégias para se virar no mundo dos ouvintes.

    INCONFORMADA a pessoa surda não consegue captar a representação da identidade ouvinte e hegemônica, sentindo-se dentro de uma identidade subalterna. Como os ouvintes passam a enxergar o indivíduo como deficiente, acaba por distanciar e dificultar a comunicação oral e mais ainda a sinalizada, reforçando a identidade inconformada.

    GAB: C