SóProvas


ID
3837955
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A evolução dietética no pós-operatório da cirurgia bariátrica é de fundamental importância. Dessa forma, na fase de dieta pastosa, de acordo com o documento Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Obesidade (Ministério da Saúde, 2014), recomenda-se ingestão de alimentos na quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Quadro 21 – Evolução dietética no pós-operatório da cirurgia bariátrica

    Tipo de dieta: Dieta pastosa

    Duração: Cerca de 1 mês

    Quantidade: De 150 g a 200 g por refeição (4 colheres de sopa)

  • A questão avalia do aluno conhecimentos sobre evolução dietética no pós-operatório de cirurgia bariátrica de acorda com a publicação Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica Obesidade.

    Após a cirurgia bariátrica, a dieta deve ser introduzida inicialmente na forma líquida restrita, em geral no 3º dia pós-operatório. Logo em seguida, a dieta pode ser progredida para líquida completa e esta deve ser mantida por cerca de 1 mês. Após esse período, inicia-se a líquida pastosa, que corresponde a uma dieta de transição e tem tempo de duração variável de acordo com a tolerância do paciente. A próxima dieta é a pastosa. O paciente deve manter a dieta pastosa por aproximadamente 1 mês, recebendo de 150 a 200 g por refeição. Em seguida a dieta pode ser progredida a branda, até o paciente tolerar novamente a dieta completa, sem alteração de consistência.

    A resposta correta da questão é, portanto, a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D.