A questão versou sobre o tema "Cultura Organizacional".
Em relação à influência, a cultura de uma empresa pode se classificar de duas formas:
◾ CULTURA FORTE: há intenso compartilhamento dos seus valores e grande influência no comportamento dos membros.
"Uma cultura forte pode envolver os funcionários em um senso comum da missão e reforçar bons hábitos de trabalho para atender bem os clientes e manter a produtividade elevada." (CHIAVENATO, 2014)
◾ CULTURA FRACA: não influencia tanto no comportamento e há um compartilhamento fraco ou vago dos valores da empresa.
"quanto mais sólida é a cultura, maior o comprometimento dos membros em relação aos valores e, portanto, mais difícil de mudar. Pelo contrário, culturas fracas são mais facilmente mudadas." (CHIAVENATO, 2014)
COM BASE NISSO, JULGAREMOS AS ASSERTIVAS:
A) INCORRETA. Não se pode afirmar que a empresa possui uma cultura fraca. A sujeição descrita na assertiva é típica de uma cultura forte.
B) INCORRETA. Já que a cultura já apresenta dominância no comportamento dos membros da organização descrito, não há necessidade de remodelar isso via formalização e regras. A cultura dessa organização já é forte da maneira que se encontra!
C) INCORRETA. Primeiro, não há como afirmar sobre a alta rotatividade. A tendência é contrária: quando a cultura é forte, ela tende a influenciar as expectativas dos membros e promover a coesão do grupo. Além disso, no enunciado há citação sobre o alto grau de comprometimento dos membros.
D) CORRETA. Todos os pontos citados no enunciado remetem a uma empresa com características culturais fortes. Por isso, esse é o nosso gabarito.
E) INCORRETA. Alguns autores referem-se à "cultura positiva" aquela que proporciona: motivação constante, valorização, bom ambiente para os membros de uma organização. Não relacionam o desenvolvimento aos níveis organizacionais específicos e sim a todos os níveis e membros de uma organização. Apesar disso, lembre-se que é uma nomenclatura: a cultura não é avaliativa; o clima, sim.
Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações ". 4ª ed. Manole. 2014 (PÁG. 160)
DURAN, Cristiana. "Gestão de Pessoas". 2ª ed. Juspodium. 2019 (PÁG 501)
GABARITO: LETRA "D".