SóProvas


ID
3841249
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Gaspar - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tendo em vista que a concordância verbal diz respeito à relação entre sujeito e verbo e que a concordância nominal diz respeito à relação entre as classes de palavras, assinale a alternativa correta:
I. Fazem muitos meses que não sabem dele.
II. Quero que minhas provas sejam o mais corretas possíveis.
III. Os rapazes contaram que choveram propostas para que eles ficassem trabalhando lá.
IV. É meio-dia e meia e ninguém ainda saiu para almoçar.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    I. Fazem muitos meses que não sabem dele → INCORRETO. O verbo "fazer", indicando tempo decorrido, é um verbo impessoal e deve-se manter no singular (=faz muitos meses).

    II. Quero que minhas provas sejam o mais corretas possíveis → INCORRETO. A expressão "o...possível" é empregada como uma locução para indicar o grau superlativo, em regra, fica invariável; ela também pode ser acompanhada do artigo feminino "a...possível". O termo "possível" não deve concordar com o substantivo, mas com o artigo que vem antes:

    Vimos mulheres as mais bonitas possíveis.

    Vimos mulheres a mais bonitas possível.

    III. Os rapazes contaram que choveram propostas para que eles ficassem trabalhando lá → CORRETO. O verbo "chover", nesse caso, está sendo usado em seu sentido figurado, ele é pessoal e concorda corretamente com o sujeito posposto "propostas".

    IV. É meio-dia e meia e ninguém ainda saiu para almoçar → CORRETO. Meio-dia e meia HORA (=metade de uma hora).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão exige conhecimento sobre concordância verbal e nominal e teremos que indicar quais itens estão de acordo com a norma.

    I. Fazem muitos meses que não sabem dele.

    Incorreta. O verbo fazer em sentido de tempo decorrido não vai para o plural. O correto e manter na terceira pessoa do singular "faz".

    II. Quero que minhas provas sejam o mais corretas possíveis.

    Incorreta. A palavra "possível" quando acompanhado de expressões superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior), a concordância do adjetivo se faz com o artigo. O correto é "o mais possível"

    III. Os rapazes contaram que choveram propostas para que eles ficassem trabalhando lá.

    Correta. O verbo chover quando usado em sentido de chover água é impessoal e permanece no singular, ma na frase está chovendo proposta o que significa seu sentido figurado, sendo assim pode variar indo para o plural.

    IV. É meio-dia e meia e ninguém ainda saiu para almoçar.

    Correta. O termo "meio-dia" está correto, pois faz referência a metade do dia e "meia" está correto para se referir a metade da hora.

    Após a análise tivemos como corretas as alternativas III e IV

    GABARITO B