O termo “Mare Nostrum" – Nosso Mar- demonstra a importância do Mar Mediterrâneo para os povos navegadores e comerciantes na Antiguidade. Grande parte do poder e da riqueza do Império Romano, que durou mais ou menos entre os séculos VI a. C e, V d.C. , adveio do fato de dominar as rotas comerciais e as terras ao redor do Mar Mediterrâneo.
Entre as alternativas está apontada a razão da importância do Mar Mediterrâneo na antiguidade clássica
A) INCORRETA- Açúcar e cacau não eram produtos comerciados pelo Mediterrâneo na antiguidade. Tampouco eram conhecidos na Europa.
B) INCORRETA – O mar Mediterrâneo não se localiza entre Europa e América. Tampouco permite acesso ao Oceano Pacífico.
C) CORRETA- Pelo Mediterrâneo, por exemplo, os romanos alcançavam as diferentes partes do seu império, ou seja, povos , culturas e mercados diversos.
D) INCORRETA- É correto dizer que, através do Mediterrâneo eram encontrados produtos essenciais à economia. Diversos tipos de minérios é correto mas não especiarias como tais. Especiarias são do oriente : Índia e China, cujo acesso não é pelo Mediterrâneo.
E) INCORRETA- As rotas subsaarianas tinham , como ponto de encontro , regiões ao longo do Rio Nilo, particularmente a Núbia e o Egito.
Gabarito do Professor: Letra C.