SóProvas


ID
3842350
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Gaspar - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Observe as três afirmativas a seguir, que versam sobre os estudos históricos e antropológicos sobre família, interdisciplinares ao campo da psicologia, é correto afirmar:
I. Sobre famílias, há de se afirmar sua naturalidade, enquanto condição humana imutável, quando se observa relações muitas vezes coincidentes que conhecemos atualmente entre grupo conjugal, rede de parentesco, unidade doméstica/residencial.
II. Sobre famílias, a história mostra que esta, em séculos anteriores, não tinha função afetiva e socializadora, mas era constituída visando à transmissão da vida, a conservação dos bens, a prática de um ofício, a ajuda mútua e a proteção da honra e da vida em caso de crise.
III. Sobre modos mais ocidentalizados e contemporâneos de apresentação da família, podem-se identificar processos de revisão do poder patriarcal e de alguns abusos nesse poder cometidos, que uma vez considerados na contramão com o contrato social, coloca a família, paulatinamente, mais complementada e organizada pelo Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    O erro da assertiva I está em perceber a família como imutável;

    A dois está corretíssima, reflete muito o que Aries aborda no livro "História Social da Criança e da Família":

    "A transmissão dos valores e dos conhecimentos, e de modo mais geral, a socialização da criança, não eram portanto nem asseguradas nem controladas pela familia. A criança se afastava logo de seus pais, e pode-se dizer que durante séculos à educação foi garantida pela aprendizagem, graças a convivência da criança ou do jovem com os adultos. A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-las.

    A passagem da crianca pela familia e pela sociedade era muito breve e muito insignificante para que tivesse tempo ou razão de forçar a memória e tocar a sensibilidade."

    E a assertiva III traz algo de conhecimento geral, o patriarcado marcou a nossa cultura como força massiva de poder, ocupando o topo da hierarquia familiar.