-
Matriz de Responsabilidades – o que é, como fazer e usar
Charbel Atalla Antonio
– Como já compraram? Quem aprovou? Quem vai pagar? – A gente ainda não ia conferir o tamanho? – Cadê o Paulo? Como, não foi chamado por quê?
Todos nós já participamos de situações parecidas – o problema é muito comum em qualquer trabalho em grupo. Então vamos direto à solução.
É essencialmente um esclarecimento de quem faz o que. Apresentado em uma forma visual bastante prática, em forma de uma tabela, uma matriz – a Matriz de Responsabilidades.
Uma Matriz de Responsabilidades é tanto mais útil – e necessária – quanto maior a quantidade de atividades e envolvidos.
Em projetos, por exemplo, a Matriz de Responsabilidades geralmente é indispensável – a menos que não tenha nenhuma importância ocorrerem conflitos, atrasos, prejuízos, etc. Também se aplica muito bem em empreendimentos, atividades administrativas, operacionais, escolares, domésticas, e diversas outras.
O importante é conhecê-la. E, a forma mais prática para aprender como fazer é analisar um bom exemplo.
Quando e como será adequado aplicá-la, será fácil de perceber e definir em cada oportunidade..
A seguir, um exemplo de Matriz de Responsabilidades correspondente à realização de uma obra:
A Matriz de Responsabilidades do exemplo é de um nível médio. Dependendo das circunstâncias, ela pode ser bem mais simples ou também muito mais detalhada. À vontade do freguês – pode ser complementada com prazos, dados para contato dos envolvidos, etc.
Simples de fazer, muito útil para o planejamento e distribuição de tarefas, como ckeck-list e diversos outros aspectos interessantes. E, o grande destaque desta ferramenta gerencial é a facilidade da leitura – em cada linha da Matriz de Responsabilidades podemos ver todas as etapas de cada item e, em cada coluna, toda a participação de cada um dos envolvidos – além de uma excelente visão geral de todo o processo.
Importante – quando fizer e utilizar uma Matriz de Responsabilidades,divulgue-a adequadamente, para todos os envolvidos – inclusive para quem deveria ter chamado o Paulo...
Outros nomes usados para Matriz de Responsabilidades: Quadro / Tabela / Plano / Matriz / Estrutura, Estrutura Analítica de Atribuições / Funções / Lógico / de Responsabilidades / Participação / Divisão do Trabalho / Projeto , Responsibility Assignment Matrix (RAM), Work Breakdown (WB).
-
"quem deve fazer o quê" - clara menção às responsabilidades de um cargo, às suas características e atribuições.
lembrando que isso é uma atividade da descrição de cargos - atribuições, responsabilidades, nível de autonomia, etc..
-
Mais conhecida como Matriz GUT.
-
GUT... tem nada com GUT viu
-
Nada a ver com matiz GUT!
-
Nada tem a ver msm com a Matriz GUT, vejamos:
A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).
-
Matriz de Responsabilidades, ou matriz de alocação de responsabilidades (do inglês - Responsibility Assignment Matrix - RAM), é uma matriz que aloca a responsabilidade de cada integrante da equipe do projeto (recursos humanos) sobre cada entrega e seus respectivos pacotes de trabalho.
Uma forma muito usada no mercado é a Matriz RACI onde as letras representam a responsabilidade do integrante da equipe sobre o pacote de trabalho.
Onde:
R: Responsável pela execução
A: Responsável pela aprovação
C: Recurso deve ser consultado
I: Recurso deve ser informado
Uma variação também usada no mercado é incluir a letra S Matriz RASCI, onde:
S: Recurso que suporta a execução do pacote de trabalho
https://escritoriodeprojetos.com.br/matriz-de-responsabilidades