-
O MEGP, constitui-se de oito critérios, agrupados convenientemente em quatro blocos distintos, como a seguir expressado, tendo a missão de amparar a conquista dos três objetivos do programa, apontados anteriormente (BRASIL, 2008, p. 17-18):
? O primeiro bloco de critérios direciona a organização, pois é quando a liderança estabelece o planejamento e o dissemina para toda a organização, demonstrando que o caminho leva ao encontro dos cidadãos. Este bloco está vinculado ao primeiro objetivo apresentado.
? O segundo bloco de critérios trata da execução das ações, ou seja, trata de como a organização se organiza e prepara para, à luz do planejamento, alcançar as metas estabelecidas. Como a organização trabalha para entregar os serviços ao cidadão. Este bloco está vinculado ao primeiro objetivo, que trata de entregar a população os serviços necessários, bem como ao segundo que trata da monitoração, pela população, dos serviços públicos. Assim, agindo de maneira proativa a organização permite que a população informe sobre os serviços recebidos, reforçando, por conseguinte, informações para o planejamento organizacional.
? O terceiro bloco trata da monitoração, dos resultados alcançados de forma que a organização possa comparar com aqueles resultados pretendidos. Neste processo a organização precisa encontrar formas de conhecer a percepção da população e conhecer o grau de satisfação e de insatisfação para, então, comparar com os resultados pretendidos. Muitos controles podem ser estabelecidos, mas nenhum terá validade se não for utilizado para comparar resultados. Este bloco está vinculado aos objetivos primeiro e segundo.
? O quarto bloco de critérios trata de como a organização lida com a informação recebida e a utiliza para a alteração dos processos visando maior grau de satisfação da população. Essas informações podem promover a melhoria dos serviços prestados o que vai ao encontro do terceiro objetivo do programa.
-
sobre esse assunto, é muito importante fazer uma leitura do seguinte doc:
http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2010-12-08.2954571235/ferrerib.pdf
vale muito a pena.
-
a) Errada. Ausência de Infoque sistêmico;
b) XXXX. Não identifiquei o erro desta alternativa. Pra mim está correta. Alguém sabe dizer?
c) Errada. o bloco pessoas e processos é responsável apenas pela execução do planejamento;
d) certa.
e) Errada. O bloco é informação e conhecimento;
-
A letra "b" está errada, porque a formulação de estratégias está inserida no critério "Estratégia e Planos", não em "Liderança" como disse o item.
O Critério 2 do MEGP aborda Estratégias e Planos, examinando como a
organização, a partir de sua visão de futuro, da análise dos ambientes interno e
externo e da sua missão institucional formula suas estratégias, as desdobra em
planos de ação de curto e longo prazos e acompanha a sua implementação, visando
o atendimento de sua missão e a satisfação das partes interessadas.
No item Formulação das Estratégias examina a implementação de
processos gerenciais os quais têm por objetivo a formulação das estratégias,
enfatizando a análise do setor de atuação, do macroambiente e do modelo
institucional da organização. Também examina o processo de acompanhamento dos
ambientes internos e externos. Indaga sobre:
o processo de formulação das políticas públicas (...)
FONTE: http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/planejamento/des_org/treinamentos/Avaliacao_e_Monitoramento_de_Programas.pdf
-
Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.
1. Liderança
1.1 Governança corporativa
1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência
1.3 Análise do desempenho da organização
2. Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias
3. Clientes
3.1 Imagem e conhecimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes
4. Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Desenvolvimento social
5. Informações e Conhecimento
5.1 Informações da organização
5.2 Ativos intangíveis e conhecimento organizacional
6. Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida
7. Processos
7.1 Processos principais do negócio e processos de apoio
7.2 Processos relativos aos fornecedores
7.3 Processos econômico-financeiros
8. Resultados
8.1 Resultados econômico-financeiros
8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado
8.3 Resultados relativos à sociedade
8.4 Resultados relativos às pessoas
8.5 Resultados relativos à processos
8.6 Resultados relativos à fornecedores
-
a) Uma das qualidades do MEGP (Modelo de Excelência em Gestão Pública) é justamente o enfoque sistêmico. Contempla não só planejamento, execução e controle, mas também adiciona um diagnóstico interno e externo ( no bloco "inteligência da organização") a fim de possibilitar a melhoria contínua em termos de qualidade dos serviços. A alternativa está errada.
b) A "formulação de estratégias" é um item inerente ao critério " Estratégias e Planos", e não a "Liderança". Por esse motivo, a assertiva está errada.
c) O acompanhamento da execução e o atendimento da satisfação dos destinatários dos serviços públicos são representados no 3 bloco - Controle (Resultados). A alternativa está errada.
d) A alternativa espelha de modo acertado o critério inerente ao 3 bloco, exposto na tabela anterior. Correta.
e) Na realidade, a alternativa refere-se ao critério "Informações e Conhecimento". Errada
-
GABARITO: D
Confesso que achei a questão difícil, além de confusa. No entanto, depois de pesquisar e procurar por informações (principalmente através do excelente livro "Administração Pública, 3a.edição, autor: Augustinho Paludo") consegui entender melhor o que ela pedia. Analisando cada item podemos dizer que:
ITEM A (ERRADO)
O enfoque é sistêmico. Considera-se que a excelência nos serviços públicos deve ser medida por diferentes critérios que interagem entre si e com o ambiente ao redor. Além disso, são oito critérios em quatro blocos, e não sete, como disse a alternativa.
ITEM B (ERRADO)
Considerada Errada pela banca. Liderança de fato está no bloco de planejamento. O item formulação de estratégias está em “estratégias e planos”, e não em “liderança”.Essa parte ficou confusa, pois o candidato poderia interpretar que, depois da vírgula “, e que no item...”, estava-se falando de outra coisa, em separado, o que poderia ter levado o candidato a considerar a alternativa correta. Aqui rolou um pouco da questão de interpretação de texto mesmo...
“Formulação de estratégias”, por sua vez, “examina a implementação de processos gerenciais os quais têm por objetivo a formulação das estratégias, enfatizando a análise do setor de atuação, do macroambiente e do modelo institucional da organização. Também examina o processo de acompanhamento dos ambientes internos e externos”. Ainda assim, indiretamente está relacionado com o processo de formulação das políticas públicas, por isto esta parte poderia ser considerada correta.
Assim, esta alternativa está mal redigida o suficiente para que pudesse ser considerada correta. Errou a banca.
ITEM C (ERRADO)
O bloco “pessoas e processos” realmente representa a execução, mas não acompanha o atendimento da satisfação dos usuários, o que é feito no bloco “resultados”.
ITEM D (CERTO)
Sem maiores comentários. Este item está certo mesmo.
ITEM E (ERRADO)
Não há um item “gestão de processos de apoio”, mas sim “processos finalísticos e de apoio”.
-
O primeiro bloco – Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade - pode ser denominado de planejamento. Por meio da liderança forte da alta administração, que focaliza as necessidades dos cidadãos- usuários, os serviços, os produtos e os processos são planejados conforme os recursos disponíveis, para melhor atender esse conjunto de necessidades.
O segundo bloco – Pessoas e Processos - representa a execução do planejamento. Nesse espaço, concretizam-se as ações que transformam Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - Ciclo 2010 objetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas, que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os resultados esperados.
O terceiro bloco – Resultados – representa o controle, pois serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de suprimento e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
O quarto bloco – Informações e Conhecimento – representa a inteligência da organização. Nesse bloco, são processados e avaliados os dados e os fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos), que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, influenciam o seu desempenho. Esse bloco dá à organização a capacidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho. A figura também apresenta o relacionamento existente entre os blocos
-
Haja memória para tantos conceitos, classificações e subdivisões.
Sempre na luta!
-
De onde é que eles tiram essas questões? É tudo invenção da cabeça do examinador, só pode ser isso.
-
Cara, passei 40 minutos só refletindo sobre qual alternativa marcar nessa questão e acertei. De onde esse examinador tirou isso? Deeeeeeeeeeeerr mi livi
-
quem souber morre....
-
Fui pelas palavras-chave: RESULTADO, CIDADÃO, IDEIA DE CONTROLE A POSTERIORI (explicitada pelo verbo EVOLUIU), observem que hoje excelência (quiçá tudo) tem muito a ver com o gerencialismo, pq é o que predomina em matéria de administração pública.
-
Essa questão foi mais aprofundada pq faz parte dos conhecimentos específicos da área (vide edital: Avaliação da Gestão Pública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Ciclo
2007. Critérios de avaliação da gestão pública. Sistema de pontuação).
O que precisamos saber em linhas gerais (para aqueles certames que não expressão taxativamente esse aprofundamento) é isso:
O Modelo de Excelência em Gestão Pública é a representação de um sistema gerencial constituído de oito partes integradas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.
O primeiro bloco – Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade - pode ser denominado de planejamento. Por meio da liderança forte da alta administração, que focaliza as necessidades dos cidadãos- usuários, os serviços, os produtos e os processos são planejados conforme os recursos disponíveis, para melhor atender esse conjunto de necessidades.
O segundo bloco – Pessoas e Processos - representa a execução do planejamento. Nesse espaço, concretizam-se as ações que transformam objetivos e metas em resultados. São as pessoas, capacitadas e motivadas, que operam esses processos e fazem com que cada um deles produza os resultados esperados.
O terceiro bloco – Resultados – representa o controle, pois serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de suprimento e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
O quarto bloco – Informações e Conhecimento – representa a inteligência da organização. Nesse bloco, são processados e avaliados os dados e os fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos), que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, influenciam o seu desempenho. Esse bloco dá à organização a capacidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e, conseqüentemente, seu desempenho.
-
1º Bloco- PLANEJAMENTO-> 1.Liderança; 2.Estratégias e Planos; 3.Cidadãos; 4.Sociedade = Por meio de uma Liderança forte da alta administração, que focaliza as necessidades dos cidadãos-usuários, os serviços, os produtos e os processos são planejados conforme recursos disponíveis para melhor atender esse conjunto de necessidades.
2º Bloco- EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO-> 6.Pessoas; 7. Processos = Concretizam-se as ações que transformam objetivos e metas em resultados. Pessoas capazes e motivadas que operam.
3º Bloco- CONTROLE-> 8.Resultados = Acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços/ações do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão de suprimento e das parcerias institucionais, desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
4º INTELIGÊNCIA-> 5.Informações e Conhecimento = São processados e avaliados os dados e os fatos da organização (internos) e aqueles provenientes do ambiente (externos), que não estão sob seu controle direto, mas, de alguma forma, influenciam o seu desempenho. Dá capacidade de corrigir ou melhorar.
-
A alternativa A está incorreta.
O pensamento sistêmico é um dos fundamentos do modelo, e significa o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.
O Modelo de Excelência em Gestão Pública é um sistema constituído de oito partes integradas, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão.
A alternativa B está incorreta.
De fato, um dos critérios avaliados é a liderança, parte constitutiva do bloco de planejamento (como visto acima). No entanto, o item formulação de estratégias vincula-se ao critério "Estratégias e Planos".
A alternativa C está incorreta.
A primeira parte está correta. No entanto, é o critério "Resultado" que serve para acompanhar o atendimento à satisfação dos destinatários dos serviços e da ação do Estado, o orçamento e as finanças, a gestão das pessoas, a gestão de suprimento e das parcerias institucionais, bem como o desempenho dos serviços/produtos e dos processos organizacionais.
A alternativa D está correta.
A alternativa E está incorreta.
Os processos de apoio da organização relacionam-se aos procedimentos administrativos e jurídicos e envolvem: serviços de administração financeira e orçamentária; pessoas; material - patrimônio, compras, almoxarifado; transporte, área comercial, controle interno, assessoria jurídica e/ou outras atividades correlatas.
O tempo de ciclo dos projetos e as transferências de lições aprendidas anteriormente são exemplos de processos finalísticos.
Comentário Adriel Sá.
-
[ATUALIZANDO 2018] DE ACORDO COM O MEGP 2016
Hoje tem-se 8 critérios divididos em 4 blocos:
1) PLANEJAMENTO:
1.1- Governança
1.2- Estratégias
1.3- Cidadão-usuário
1.4- Interesse Público e Cidadania
2) EXECUÇÃO
2.1 Pessoas
2.2 Processos
3) CONTROLE
3.1 Resultado
4) AVALIAÇÃO
4.1 Informação e Conhecimento
-
Atualmente só existem 08 Fundamento/Critérios:
1.PENSAMENTO SISTÊMICO
2.APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
3.LIDERANÇA TRANSFORMADORA
4.COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
5.ADAPTABILIDADE
6.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
7.ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
8.GERAÇÃO DE VALOR