SóProvas


ID
384331
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as seguintes afirmações em relação à análise de ambiente:
I. A abordagem projetiva do ambiente baseia-se na projeção dos dados atuais para o futuro a partir da utilização de técnicas quantitativas, sendo utilizada principalmente para situações em que as mudanças não são previsíveis.

II. A abordagem prospectiva do ambiente consiste na elaboração de um cenário futuro a partir da utilização de modelos de julgamento, pareceres de profissionais e opinião de executivos.

III. A construção de cenários baseia-se na descrição de futuros alternativos e divergentes e pode ser apresentada por meio de um enredo que aponte mudanças evolutivas, em geral por crescimento ou decadência, ou um roteiro baseado em ciclos econômicos.

IV. A identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades.

V. A identificação de um ponto forte e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que podem ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    Erro  I. A abordagem projetiva do ambiente baseia-se na projeção dos dados atuais para o futuro a partir da utilização de técnicas quantitativas, sendo utilizada principalmente para situações em que as mudanças não são previsíveis.
           - na abordagem projetiva, as mudanças são previsiveis.

    Erro V. A identificação de um ponto forte e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que podem ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo.

           - se existe ponto forte + oportunidade a ação é prospectiva




    OBS: II. A abordagem prospectiva do ambiente consiste na elaboração de um cenário futuro a partir da utilização de modelos de julgamento, pareceres de profissionais e opinião de executivos.

    ->A abordagem prospectiva cria varios cenários.
  • Não entendi. Entaum a questão seria anulada? Alguem poderia me explicar?
  • Uma das piores bancas na minha opinião.

    Diferentemente do que afirma a alternativa D, não se pode inferir que a constatação de um ponto fraco implique necessariamente o não aproveitamento de determinada oportunidade. Um ponto fraco de uma empresa, por exemplo, pode ser o atendimento em pós-venda e, paralelamente, a oportunidade pode ser demanda de um determinado produto em área ainda não coberta pela empresa.

    Pergunta-se: No exemplo acima, posso afirmar que o meu ponto fraco refletirá na dificuldade em aproveitar a oportunidade?

     A FCC quando se propõe a fazer uma questão um pouquinho mais complexa, acaba fazendo cagadas como essa.

    E essas sominha que tem que se fazer para inserção de comentário é um saco também. Vou te contar.
  • Não, a questão não está incorreta não, gente!

    Um ponto fraco não permite o melhor aproveitamento de uma oportunidade!
    Se vc não está bem, não aproveita tanto quanto estivesse bem.
    Esses dias li material ( do Ponto dos concursos) e tb assisti aulas do Eu vou passar.com e NAS DUAS foram citadas essa situação, de quando há ocorrência de uma oportunidade, porém a empresa possue fraquezas.
    A banca não inventou nada.... estudar, gente!
    A FCC não é boa não, mas dou César o que é de César...
  • No desenvolvimento dos cenários, os gestores devem considerar duas abordagens: projetiva e prospectiva. Abordagem Projetiva: restringe-se a fatores e variáveis quantitativos, objetivos e conhecidos; explica-se o futuro a partir do passado, sendo o futuro único e certo; são usados modelos deterministas e quantitativos. Abordagem Prospectiva: visão global; variações qualitativas (quantificáveis ou não, subjetivas ou não, conhecidas ou não); futuros múltiplos e incertos; futuro atua como determinante da ação presente; análise intencional, utilizando-se opiniões, julgamentos, pareceres, probabilidades, etc.
  • Matriz SWOT: ponto fraco x oportunidade = crescimento

    Se na Matriz SWOT, a presença de pontos fracos juntamente com oportunidades gera crescimento, como a identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades (que consequentemente gerariam crescimento) ?

    Nem Freud explica...
  • Faço minha as palavras do Renan!

     

               Ora, se a conjugação entre cenários de Fraquezas (interno) e Oportunidades (externo) gera CRESCIMENTO, como dizer que o aproveitamento de oportunidade é muito difícil?


               Ao que me parece, quando a oportunidade aparece em relação à determinada fraqueza de um empresa é que ela deverá ser aproveitada mais do que nunca: para que essa fraqueza um dia se torne um força da organização.

    Se alguém puder dar uma luz...
  • Realmente estou com dificuldades pra entender. Se alguém puder ajudar...
  • Colegas, eu respondi a questão da seguinte forma:

    I - o erro está mencionar a utilização de técnicas quantitativas (número, cálculos), o correto seria técnicas qualitativas, pois se tratam de informaçãoes atuais que serão projetadas para o futuro.

    II - Ok

    III - OK

    IV - Ponto fraco + oportunidade = CRESCIMENTO. Porém é diífil ocorrer o aproveitamento das oportunidades, porque a empresa internamente possui fraquezas.

    V - Ponto forte + oportunidades =  DESENVOLVIMENTO. A alternativa dos diz que a empresa deve adotar políticas de ação defensiva, o que está errado, a empresa tem somente Pontos Positivos, por isso deve ter uma postura estratégica de desenvolvimento
  • o item IV realmente eh dubio, pois Oportunidades em organizaçoes com alguma fraqueza interna nao significa obrigatoriamente dificuldade para aproveita-la. A matriz SWOT indica crescimento nessa configuraçao justamente porque a fraqueza interna eh passivel de açao para diminui-la e consequentemente oproveitar a oportunidade (ou seja eh fator controlavel). De qualquer forma , era possivel chegar ao gabarito pelo criterio de eliminaçao dos outros itens.
  • IV. A identificação de um ponto fraco e de uma oportunidade em uma organização que realizou a análise SWOT reflete uma situação em que é difícil ocorrer o aproveitamento das oportunidades. 

    É o que as teorias afirmam! É aquele momento em que surge a oportunidade de desenvolvimento e a organização está com problemas e não consegue aproveitá-la. Precisa crescer (melhorar nesse ponto fraco) para que ao surgir novamente uma oportunidade esteja preparada. Precisa usar a estratégia de reforço. Por isso é usada a palavra CRESCIMENTO.

    O mesmo acontece conosco quando é publicado um edital de concurso. Temos uma grande oportunidade de entrar para o serviço público. Mas se chegar o dia da prova e não estivermos bem preparados, não conseguiremos aproveitá-la... Então, o jeito é estudar (crescer). Aumentar o conhecimento para que possamos aproveitar as próximas oportunidades...

  • O administrador que faz as provas da FCC é completamente maluco... o camarada inventa muita coisa que foge completamente dos estudos dos livros...

    eu hein!

    LETRA C é a correta! entraria com recurso

  • Não concordo que a IV esteja correta, se ela tem um ponto fraco e uma oportunidade não significa que ela não vá conseguir aproveitar a oportunidade, o ponto fraco pode não estar diretamente  relacionado com a oportunidade identificada!

  • FCC inventa moda demais! falta de respeito com quem estuda!

  • FCC DÁ DEPRÊ.. tomara que eu nunca me interesse por um concurso desta banca...

  • FCC inventando moda...

  • a I está incorreta apenas no último detalhe: a abordagem de cenários projetiva é para mudança PREVISÍVEIS.

  • Quanto a alternativa V, se ocorrer ponto forte e oportunidade, a organização deve tender a desenvolvimento e alavancagem, pois nesse patamar, a empresa já alcançou vitórias diante de perspectivas de sobrevivência/problemas (pontos fracos e ameaças), manutenção/vulnerabilidades (pontos fortes e ameaças) e crescimento/limitações (pontos fracos e oportunidades), sendo assim, ela não encontrará limitações em "poder ser adotadas políticas de ação defensiva, como a criação de barreiras às ameaças do ambiente externo", pois encontra-se como uma empresa amadurecida. Esta análise é tipica daquela feita na matriz BCG , onde a empresa alcança o nível de estrela. 

  • FCC pra variar querendo criar suas próprias teorias. Em que mundo essa IV pode estar correta.

     

    Em primeiro lugar a alternativa fala em um ponto fraco e uma oportunidade, Um ponto fraco e uma oportunidade podem nem estar relacionados entre si e um não ter nenhuma influência sobre o outro. Mas tudo bem, vamos considerar que um tenha influência sobre o outro, mesmo assim, sem especificar do que se está falando, não há como afirmar que um ponto fraco vai tornar difícil aproveitar uma oportunidade. Tem oportunidades que trarão benefícios para a empresa mesmo que ela não faça nada e mesmo que tenha várias fraquezas. Se a alternativa dissesse que as fraquezas podem fazer com que a empresa tenha menor aproveitamento das oportunidades, aí sim teria lógica, mas dizer que vai ser difícil sem dizer qual a fraqueza e a oportunidade, não tem como.

     

    Por fim, tem o ponto já colocado de pelos colegas de que a que a conjunção de fraquezas + oportunidades =  crescimento na teoria da análise swot.

     

    Sobre o comentário da Edilene Voguel que não citou a fonte quando disse: "É o que as teorias afirmam!" ele me parece a típica atitude que já vi em outros colegas que tentam justificar questões como essa: "Diga-me o gabarito e te darei uma explicação!!". Aí fica fácil ;-)