Teste Acelerado – Armazenamento do produto em condições isotérmicas (variação só de temperatura), emprego de diferentes temperaturas de armazenamento- Dados usado para a determinação do prazo de validade - PRATICA TRADICIONAL (EQUAÇAO DE ARRHENIUS)
Teste Acelerado- Condições de temperatura e umidade controlados. Dados utilizados para determinar as condições ideais de transporte - PRATICA ATUAL.
Teste de longa duração- Sob prateleiras abertas em área ventilada. Não é empregada para a determinação do prazo de validade - PRATICA TRADICIONAL (EQUAÇAO DE ARRHENIUS).
Teste de longa duração- Condições de temperatura e umidade controlados. Uma única temperatura e % de umidade, de acordo com a zona climática do país onde o medicamento será comercializado- Dados usados para determinação do Prazo de Validade - PRATICA ATUAL.
RESOLUÇÃO-RE 01/05
ESTUDO DE ESTABILIDADE ACELERADO Estudo projetado para acelerar a degradação química e/ou mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento.
ESTUDO DE ESTABILIDADE DE LONGA DURAÇÃO Estudo projetado para verificação das características físicas, químicas, biológicas e microbiológicas de um produto farmacêutico durante e, opcionalmente, depois do prazo de validade esperado.
PRAZO DE VALIDADE Data limite para a utilização de um produto farmacêutico definida pelo fabricante, com base nos seus respectivos testes de estabilidade, mantidas as condições de armazenamento e transporte estabelecidos.